Cultura

Dia Mundial contra a Aids: tratamento para todos, diz o Papa





"Faço votos por um renovado empenho solidário para garantir tratamentos de saúde équos e eficazes”, disse o Papa ao final da Audiência Geral. O Potífice também pediu a oração dos fiéis por sua 35a Viagem Apostólica internacional, que o levará a Chipre e Grécia.

Fonte: Vatican News

Ao final da Audiência Geral desta quata-feira (1o/12), o Papa Francisco citou a celebração este dia 1° de dezembro do Dia Mundial contra a Aids.

“É uma importante ocasião para recordar as muitas pessoas acometidas por este vírus, para muitas das quais, em algumas regiões do mundo, não está disponível o acesso aos tratamentos essenciais. Faço votos por um renovado empenho solidário para garantir tratamentos de saúde équos e eficazes.”

Viagem Apostólica

O Pontífice mencionou ainda a sua iminente viagem apostólica a Chipre e Grécia, que tem início esta quinta-feira. Dois países, disse o Papa, ricos de história e de espiritualidade:

“Será uma viagem às fontes da fé apostólica e da fraternidade entre os cristãos de várias confissões. Terei também a oportunidade de visitar uma humanidade ferida na carne de tantos migrantes em busca de esperança. Irei a Lesbos. Eu lhes peço, por favor, que me acompanhem com a oração.”

 

- Francisco confia viagem à Grécia e Chipre a Virgem Maria

 

A recordar que esta 35ª Viagem Apostólica internacional do Pontífice, é a terceira neste 2021, após a histórica visita ao Iraque em março e a peregrinação a Budapeste e Eslováquia em setembro passado. Em particular, Francisco será o segundo Papa a visitar Chipre e a Grécia: Bento XVI, de fato, havia visitado a ilha do Mediterrâneo Oriental em 2010, enquanto São João Paulo II havia feito uma etapa no país helênico em 2001.

 

Vatican News

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que na tarde desta quarta-feira, 1° de dezembro, “o Papa Francisco dirigiu-se à Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani e confiar-lhe a sua próxima viagem a Chipre e à Grécia. Ao final, voltou para o Vaticano".

A 35ª Viagem Apostólica de Francisco terá início nesta quinta-feira e se concluirá na segunda-feira. "Uma peregrinação às fontes", como a definiu em recente mensagem em vídeo aos habitantes dos dois países, "todos, todos - sublinha o Pontífice - não apenas aos católicos". Para eles, o Papa comunica "a alegria" de visitar estas "magníficas terras, abençoadas pela história, pela cultura e pelo Evangelho", nos passos de "grandes missionários", como "os apóstolos Paulo e Barnabé".