Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 26 de novembro de 2021





O Governo do Amapá atualiza neste sexta-feira, 26, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 124.500 casos confirmados, 153 em análise laboratorial e 834.150 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 117.121 casos suspeitos.

Novos casos

O boletim de agora traz 62 novos casos confirmados, sendo 30 em Macapá, 12 em Oiapoque, 11 em Calçoene, 7 em Santana e 2 em Mazagão.

Óbitos

Não há registro de óbitos no boletim de hoje.

Assim, o Amapá permanece 2.002 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.498 / Santana:199/ Laranjal do Jari: 95 / Mazagão: 24 / Oiapoque: 51 / Pedra Branca do Amapari: 13 / Porto Grande: 27 / Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 14 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 12 / Pracuúba: 6).

Recuperados

Entre os recuperados, estão 115.479 pessoas. (Macapá 58.924/ Santana 20.564 / Laranjal do Jari 8.305 / Mazagão 2.819/ Oiapoque 5.870/ Pedra Branca 3.480/ Porto Grande 2.076 / Serra do Navio 1.319 / Vitória do Jari 3.905/ Itaubal 517 / Tartarugalzinho 1.800 / Amapá 1.402/ Ferreira Gomes 1.558 / Cutias do Araguari 867 / Calçoene 1.686 / Pracuúba 387).

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.147.319 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 834.150 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 88,37% um receberam a primeira dose da vacina; e 58,15% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

Dos 124.500 casos confirmados:

• Macapá: 61.259
• Santana: 26.007
• Laranjal do Jari: 8.400
• Mazagão: 3.153
• Oiapoque: 6.312
• Pedra Branca: 3.495
• Porto Grande: 2.108
• Serra do Navio: 1.325
• Vitória do Jari: 3.935
• Itaubal: 548
• Tartarugalzinho: 1.966
• Amapá: 1.423
• Ferreira Gomes: 1.566
• Cutias do Araguari: 874
• Calçoene: 1.736
• Pracuúba: 393

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 548, sendo:

• Macapá: 453
• Santana: 25
• Laranjal do Jari: 0
• Mazagão: 41
• Oiapoque: 0
• Pedra Branca do Amapari: 0
• Porto Grande: 16
• Serra do Navio: 2
• Vitória do Jari: 0
• Itaubal: 3
• Tartarugalzinho: 6
• Amapá: 0
• Ferreira Gomes: 0
• Cutias do Araguari: 0
• Calçoene: 2
• Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar

O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 26 pacientes, sendo 24 confirmados e 2 suspeitos.

Dos casos confirmados, 19 estão no sistema público (8 em leito de UTI / 11 em leito clínico) e 5 estão na rede privada (5 em leito de UTI / 0 em leito clínico).

Os 2 casos suspeitos estão na rede particular, ambos em leito clínico.

Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 16,46% considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 6.995

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

 

Confira outras notícias:

- Governo divulga novo calendário de vacinação nas escolas; veja a lista

Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido  

O Governo do Amapá iniciou nesta sexta-feira, 26, um novo cronograma de vacinação contra a covid-19 e outras doenças nas escolas localizadas em Macapá e Santana. A ação de saúde tem como público-alvo a comunidade escolar e moradores do entornos das instituições de ensino.

Esta novo calendário segue até dia 29 de novembro. Com foco em jovens e adolescentes, além das pessoas que deixaram de tomar os imunizantes, o objetivo da ação é avançar na cobertura vacinal contra a covid-19 e doenças como Meningo ACWY, Influenza, HPV e Tríplice Viral.

Na primeira etapa da ação, que aconteceu entre os dias 22 e 25, foram aplicadas um total de 6.587 doses, sendo: 2.395 contra a Covid-19; 1.760 contra a influenza; 1.780 da Tríplice Viral; 248 da Meningo ACWY; e 793 da HPV.

A vacinação segue um cronograma dividido por escolas. Durante a etapa de mobilização, os pais ou responsáveis de alunos recebem um documento para autorizar a vacinação dos filhos. Professores e outros servidores das escolas também podem participar.

Para a comunidade que mora no entorno das escolas, precisar apresentar os seguintes documentos: RG ou outro oficial com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e carteira de vacina.

A iniciativa é executada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e mobilizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seed). Um novo cronograma da ação que segue até dia 16 de dezembro será divulgado próxima semana com os locais de vacinação.

“Com essa estratégia poderemos alcançar quase todas as escolas das duas maiores cidades do Amapá. A mobilização amplia a cobertura vacinal entre os jovens a comunidade que não se vacinou ainda”, destacou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

 

- 'Aproveitei a oportunidade para marcar consultas e tirar os documentos dos meus filhos', diz trabalhadora sobre Cepajob em Ação

Por: Fernando Carneiro Pereira 

Em uma manhã, a operadora de caixa Débora Gomes conseguiu marcar consultas médicas e tirar as carteiras de identidade dos filhos em um mesmo ambiente. Ela é uma das centenas de pessoas que aproveitaram a sexta-feira, 26, para participar do 'Cepajob em Acão', com a oferta de mais de 30 serviços de saúde e cidadania para a comunidade.

O evento aconteceu no Centro Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob), sob coordenação do Governo do Amapá, com apoio de 20 parceiros, entre órgãos públicos, organizações do terceiro setor e de entidades privadas. Cerca de 500 pessoas foram atendidas.

“Com o dia a dia corrido, é uma uma ótima oportunidade para visitar todos os órgãos que preciso de uma vez. Assim, consigo otimizar tempo e realizar várias tarefas!”, comentou Débora.

Os estudantes do Cepajob, sob orientação e avaliação dos professores, colocaram em prática o que aprenderam em seu curso de formação.

Uma delas, foi a aluna Célia Pereira, que faz parte do curso técnico em Serviços Jurídicos. Para ela, a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula é um momento único.

“A vivência dos problemas da comunidade é primordial para que possamos solucionar suas questões por meio do nosso conhecimento de serviço jurídico, podendo usar diretamente o que aprendemos em sala de aula no cotidiano”, afirmou a estudante.

Segundo a gestora do centro, Ameliege Azevedo, ofertar esses serviços gratuitamente é uma forma de facilitar o dia a dia da comunidade e reforçar a prática dos estudantes dos cursos técnicos.

“Realizamos essa ação para ajudar a nossa comunidade com serviços sociais e de saúde de forma prática e rápida, para isso, realizamos parcerias e disponibilizamos nossos estudantes e professores, buscando realizar uma troca de serviços e conhecimento, onde todos saem ganhando”, comentou a gestora.

Parceiros

Fizeram parte da ação os seguintes parceiros: Secretaria de Estado da Educação (Seed); Secretaria Extraordinária de Política Para as Mulheres (Semp); Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete); Bombeiro Militar do Estado do Amapá; (CBM/AP); Comando do 1° Batalhão de Polícia Militar do Amapá (PM/AP); Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa); Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Superfácil); Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (Semsa); Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá (Ctmac); Comando da 22° Brigada de Infantária e Selva do Exército Brasileiro; Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP); Serviço Social do Comércio (Sesc); Projeto 3Ss; Projeto Anjos parceiros da vida; Faculdade de Macapá (Fama); Escola Técnica Francesa; Estúdio Joelma Sanches; E&C Designs; Professora Lana Kelley.

- Hemoap encerra programação da Semana Nacional do Doador de Sangue com música ao vivo

Por: Karla Santos 

Os doadores que compareceram à sala de coleta do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) nesta sexta-feira, 26, foram agraciados com o talento do cantor Zé Miguel, durante o encerramento da campanha “Uma cor que nos une”, alusiva à Semana Nacional do Doador de Sangue.

O artista amapaense encerrou a programação que contou com blitz de conscientização com a escola de samba Maracatu da Favela, e apresentação da banda do Corpo de Bombeiros.

O objetivo foi reforçar a universalidade da doação de sangue, além de homenagear os voluntários que ajudam a salvar vidas com o ato de solidariedade, como explicou a diretora do Hemoap, Ruimarisa Martins.

“Encontramos nesta programação uma maneira de agradecer a todos que nos ajudam fortalecer o estoque do Hemoap. Os doadores de sangue voluntários são verdadeiros heróis do cotidiano”, afirmou.

A diretora também intensifica a chamada de novos voluntários para ajudar a manter o estoque adequado com as tipagens sanguíneas O+ e AB+, que atualmente estão em baixa no hemocentro.

Sempre engajado nas ações de doação de sangue, o músico Zé Miguel reafirma a importância do ato de doar sangue como um compromisso de todos.

“Sempre que possível, eu busco incentivar a ideia de doar sangue entre o meu círculo social, como uma forma de influenciar sobre este gesto tão bonito e solidário”, disse o musicista, após cantar um repertório especial para o público presente na unidade.

Fidelizado ao Hemoap há dois anos, o contador Flaubert Brito, de 30 anos, acredita que doar sangue frequentemente é um ato que precisa ser difundido entre a população.

“Eu tenho consciência de que o Hemoap abastece toda a rede hospitalar do Estado, por isso sempre venho fazer a minha parte. Acho fundamental, até porque sangue é algo insubstituível e que não pode faltar nos hospitais”,completou o doador voluntário.

Quem pode doar sangue?

Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem doar. Os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis e os maiores de 69 podem doar apenas de houver histórico de assiduidade de doações.

É necessário pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e descansado, além de não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias.

Para realizar a doação, é preciso portar documento oficial com foto e comparecer a unidade que fica localizada na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá.

O funcionamento do Hemoap é pela manhã, entre 7h30 e 12h30. Além das doações por comparecimento espontâneo, também é possível agendar através de WhatsApp pelo número (96) 98811-0200.

 

- Turismo: festival de pesca esportiva leva lazer e incentiva empreendedorismo no município de Porto Grande

 

 

Nesta sexta, 26, acontece o 1º Mega Torneio de Pesca Esportiva Rei do Rio, no município de Porto Grande. O evento segue até sábado, 27, e reúne mais de 100 pescadores por meio de um esporte que abarca o turismo sustentável. O festival conta com o apoio do Governo do Amapá, através das Secretarias de Estado do Turismo (Setur), Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e Meio Ambiente (Sema).

 

A abertura do festival acontece a partir das 19h desta sexta-feira, na orla da cidade de Porto Grande. Além da competição, o evento também conta com feira de artesanato e gastronomia em uma estrutura de 20 tendas disponibilizadas pela Sete, buscando incentivar o empreendedorismo e fomento local. Apresentações culturais também fazem parte da programação, um dos artistas será o cantor Cley Santos.

 

A pesca esportiva é vista como esporte ou hobby, podendo ser praticada no mar, em rios, lagos ou criatórios comerciais. A modalidade busca fisgar o peixe não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar. Assim, os animais  são devolvidos ao seu habitat sem nenhum dano. Os competidores realizam os pesos e medidas do peixe, fotografam e o devolvem à água.

 

Segundo o organizador do Rei do Rio, William Rocha, o evento é de grande importância para o caminho turístico que o Amapá trilha atualmente, colocando o estado na rota de pesca esportiva nacional e internacional.

 

“Ressaltamos o turismo sustentável e queremos promover ainda mais essa prática. Temos um grande potencial, principalmente aqui em Porto Grande, sendo o único lugar no Brasil em que é possível pescar o ano todo. E, além disso, vamos levar fomento e oportunidade de trabalho ao povo portograndense”, relata o empresário.

 

O Amapá tem ganhado visibilidade com a pesca esportiva, atraindo competidores e também admiradores da prática. Neste festival, estará presente a equipe do programa Remos e Rumos, da Fish TV, que busca por lugares em todo o Brasil com potencial para a pesca esportiva.

 

O torneio conta com 110 inscritos, que competirão por prêmios, através de modalidades diversas em embarcação ou caiaque. A programação seguirá todos os protocolos sanitários referentes a covid-19 determinados pelo decreto vigente.

 

O Governo do Amapá tem apostado na pesca esportiva como atrativo turístico, reconhecendo o potencial da prática para atrair turistas e fomentar o comércio local. A Setur tem estruturado parcerias em conjunto com outras instituições e empresas para que o estado esteja na rota turística do esporte, além de se preocupar que a comunidade empreendedora esteja capacitada para receber o turista, promovendo cursos como “Condutor de visitante local” e “Atendimento ao turista”.

 

Operação Papai Noel reforça segurança no Amapá com 5 mil agentes nas ruas

Por: Claudio Morais 

Como em todos os fins de ano, a população do Amapá ganha um importante reforço na segurança com a operação Papai Noel. Ao todo, 5 mil agentes vão reforçar o policiamento nos 16 municípios do estado.

A força-tarefa inicia na segunda-feira, 29, e segue, diariamente, até dia 5 de janeiro com foco nos perímetros bancários e comerciais, pontos turísticos e outros locais com grande circulação de pessoas. O aumento do fluxo é motivado pelo o pagamento do 13º e salários do funcionalismo federal, estadual e municipal, compras, celebrações e recessos de trabalho.

Integram a operação a Polícia Militar (PM-AP), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AP), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Iapen) e as Guardas Civis de todos os municípios.

De acordo com o comandante-geral da PM/AP, coronel Paulo Matias, o objetivo é garantir a ordem e a tranquilidade em uma das épocas de maior atividade econômica e social do ano.

“É uma ampla ação de policiamento, com a participação de todos os batalhões, integrado com as demais forças de segurança. Nossos agentes estarão nos pontos estratégicos já mapeados para coibir ações criminosas”, disse Matias.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá