Cotidiano

Pescadores artesanais fazem encontro nacional em Brasília





A capital federal recebeu a Marcha Grito Pela Pesca, organizada pelo Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais. Centenas de pescadores estão reunidos na capital federal “em defesa da vida, dos territórios tradicionais pesqueiros, da soberania alimentar e da Democracia”. O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) participou do encontro durante a manifestação em frente ao Congresso Nacional.
O deputado Camilo afirmou sua solidariedade com as lutas dos pescadores e pescadoras, como a desburocratização do acesso à carteira, a garantia dos direitos previdenciários, o recebimento do seguro-defeso e, no caso específico do Amapá, as condições para que os pescadores das ilhas do Pará possam acessar as unidades do INSS de Macapá, além de apoiar programas que fortaleçam a atividade econômica e a proteção ao meio ambiente, imprescindível para a pesca.
“A categoria tem meu compromisso para resistir os abusos desse governo contra os direitos dos pescadores, na luta pela valorização da atividade pesqueira, da produção de alimentos e defesa da democracia. O Bailique tem emendas do meu mandato para fortalecer toda a cadeia produtiva”, afirmou o deputado em suas redes sociais.
Os pescadores ficam em Brasília durante toda a semana e participam, na 4ª-feira, de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados para debater soluções ao desmonte das políticas públicas para o setor.
O Amapá, onde cerca de 18 mil pescadores e pescadoras trabalham na pesca artesanal, está representado em Brasília pelo presidente da Colônia de Pescadores Z-5, do Arquipélago do Bailique, Florivaldo Mota Rocha.
Emendas – Camilo destinou R$ 1 milhão 860 mil em emendas para o Distrito do Bailique, que vão fortalecer a atividade econômica pesqueira e comunitária. A fábrica de gelo será reativada e a produção ampliada de 2,5 para 10 toneladas diárias; a Colônia de Pescadores Z-5 receberá um novo Centro Comunitário; a cadeia produtiva do açaí, camarão e produção do óleo de pracaxi terá investimentos através da EMBRAPA-AP e 5 grupos de geradores de energia pedidos pelo Conselho Comunitário vão atender diversas comunidades.


Sizan Luis Esberci
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP)