Cotidiano

Governador Waldez autoriza mais de R$ 1 milhão para obras na educação em Tartarugalzinho





O governador do estado, Waldez Góes, assinou na manhã desta quinta-feira, 18, as ordens de execução dos serviços de revitalização das Escolas Reisalina Ferreira Tomaz; Maria José de Nazaré Lima e Alzira de Lima Santos, localizadas no município de Tartarugalzinho, a 230 km da capital.

Os Investimentos provenientes do tesouro estadual irão destinar cerca de R$ 1,1 milhão para as melhorias das unidades de ensino na parte física e rede elétrica.

“Nós estamos circulando em todo estado levando nossas atividades, continuaremos dando assistência a todos os nossos estudantes, nossos professores e equipes da pedagógicas, dando condições para voltar com dignidade pra dentro das salas de aula se adaptando com à nova realidade”, pontuou Góes ao assinar as ordens de serviço.

As obras beneficiarão cerca de 1.325 estudantes e abrirão mais de 50 empregos diretos para moradores do município de Tartarugalzinho. Na última semana, o governador já havia autorizado revitalização de escolas estaduais em Calçoene, no norte amapaense.

Entregas de materiais

Na mesma ação, o governador também entregou equipamentos e mobiliário para as Escolas Entre Rios, Juvenal Farias da Costa, Guanabara do Araguari, Maria Lucila Brazão e Escola Nova Vida, todas do município de Tartarugalzinho e comunidades adjacentes.

Elas foram emparelhadas mobiliários de escritório, cadeiras para professores, mesas para professores, cadeiras estofadas, carteiras para estudantes, arquivos, armários, computadores, conjunto de refeitórios, fogões e geladeiras.

Para a secretária de educação, Goreth Sousa, esse momento de entrega fortalece o ensino público da região e traz melhorias para as comunidades.

“Estou muito feliz em participar dessas entregas com o governador, os ambientes em situações melhores são importantes para o desenvolvimento de cada estudante, isso é o comprometimento do governo com a recomposição de todas as nossas comunidades escolares”, avaliou a secretária.

Há dois anos coordenando Escola Estadual Nova Vida, a professora Silvana de Souza recebeu mobiliários para equipar a unidade.

“Muito feliz em ver que as escolas da nossa região estão ganhando um olhar cauteloso, isso nos deixa muito confiante para realizar nosso trabalho”, disse a gestora da escola.

Por: João Marcos Chaves 

 

- Governo do Amapá distribuiu mais de 470 kits ostomizados em 7 meses

Por: Claudia Cavalcanti  

De abril até novembro, o Governo do Estado distribuiu 476 kits ostomizados para 68 pacientes que são atendidos pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap). O acolhimento e assistência em saúde garantem melhor qualidade de vida, autoestima e independência de pessoas com ostomia.

Os paciente recebem, mensalmente, o kit com equipamento coletor (10 a 15 unidades), lenços removedores, lenços barreiras e outros adjuvantes como pasta barreira e pó de tratamento. O cadastro para receber as bolsas e os demais itens deve ser realizado no Creap, que é referência no acompanhamento de pacientes ostomizados.

Uma ostomia, ou estoma, é uma abertura criada cirurgicamente entre o intestino e a parede abdominal. Os tipos mais comuns conectam o intestino delgado (ileostomia) ou o intestino grosso (colostomia) à parede abdominal. Ostomias podem ser temporárias ou permanentes. O objetivo é construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes.

O diretor do Creap, Amaury Barros, ressalta que a distribuição dos materiais faz com que os pacientes melhorem também com a saúde mental, por levar a independência do paciente e a dignidade em poder sair de casa.

“Sabemos a importância de ofertar de forma gratuita um material de ponta e alta tecnologia, que antes trazia um impacto financeiro muito grande para essas famílias que não tem mais que se preocupar com isso”, disse.

Dia Nacional do Ostomizado

Na terça-feira, 16, Dia Nacional do Ostomizado, o Centro de Reabilitação realizou uma programação com palestras e rodas de conversas para pacientes e profissionais da área. O evento ocorreu no auditório do Museu Sacaca, em Macapá.

Cadastro de pacientes

Para fazer o cadastro que dá o direito do paciente receber o kit, é necessário ir ao Creap, localizado na rua Tiradentes, nº 1597, no bairro Central, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h. O paciente deve apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e o laudo médico especificando o tipo de procedimento a ser realizado.

Os pacientes ainda são avaliados para que seja possível determinar a numeração e o tipo de equipamento coletor que melhor se adequa ao seu caso.

Fonte: Portal Governo do Amapá