Cotidiano

Vacinação contra Covid-19 segue na capital; confira os grupos alcançados nesta quinta-feira (18)





Adolescentes, público em geral acima de 18 anos e idosos são os públicos desta quinta-feira. A ação é direcionada para aplicação da primeira, segunda e terceira dose.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

Nesta quinta-feira (18), a vacinação alcança vários públicos da capital com aplicação da primeira, segunda e terceira dose. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade Covid Santa Inês e os pontos de drive-thru fixos. Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação.

Além disso, o público que receberá a segunda dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da primeira dose. Já as pessoas que receberão a terceira dose do imunizante, deverão ter a indicação da aplicação da segunda dose da vacina.

Confira os públicos, horários e locais de vacinação:

Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde e Unidade Covid Santa Inês
Público

1ª dose para adolescentes de 12 a 17 a anos e para público em geral vacinável a partir dos 18 anos;
2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo de imunização há 21 dias, no mínimo;
2ª dose de AstraZeneca para quem deve receber a D2 até 28 de novembro;
2ª dose de CoronaVac para quem está no período de recebimento e
3ª dose para idosos acima de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais da saúde.

Locais das 8h às 12h e das 14h às 18h
UBS Brasil Novo
UBS BR-210
UBS Novo Horizonte
UBS Marcelo Cândia
UBS Álvaro Corrêa
UBS Pedro Barros
UBS Pedrinhas
UBS Raimundo Hozanan
UBS Padre Raul Matte
UBS Leozildo Fontoura
UBS São Pedro
UBS Rosa Moita
UBS Lélio Silva
UBS Marabaixo
UBS Cidade Nova
UBS Pacoval
UBS Perpétuo Socorro

Local das 9h às 15h
Unidade Covid Santa Inês

Vacinação nos pontos de drive-thru
Público

1ª dose para o público em geral acima de 18 anos;
2ª dose de Astrazeneca para quem está no período de recebimento até 28/11 e
2ª dose de CoronaVac para quem está na data de recebimento.

Horário
9h às 13h

Locais
Drive-thru do Zerão e da Praça Floriano Peixoto

 

Confira outras notícias:

- Após denúncia, Semhou retira grade que atrapalhava passeio público em Macapá

Reclamações e queixas podem ser feitas através do WhatApp da secretaria.

Por Alexssandro Lima - Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano

A Prefeitura de Macapá continua vistoriando a obstrução de calçadas na capital. Na manhã desta quarta-feira (17), após uma denúncia, a Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) foi até um estabelecimento localizado no bairro Trem para que fosse feita a retirada de grades que atrapalhavam o passeio público.

De acordo com o secretário da Semhou, Rafael Martins, essas denúncias acontecem com frequência e a equipe de fiscalização tem atendido as reclamações e se deslocado até o local para comprovar e fazer a desobstrução.

“É um trabalho que não para e a Prefeitura de Macapá vem reforçando diariamente as fiscalizações e coibindo essas ações. Vale ressaltar que, de acordo com o parágrafo 6, artigo 68, da Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, é assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, logo, os estabelecimentos devem respeitar a lei e os pedestres”, afirma o gestor.

O Código de Postura do Munícipio também prevê que os logradouros e passeios públicos devem ser livres de qualquer obstáculo ou entrave, ressalta o fiscal de postura da Semhou, Nesol Pinheiro, que acompanhou a ação.

Denúncias de obstrução do passeio público podem ser feitas através do WhatApp da Semhou: (96) 98404-6763.

 

- Prefeitura realiza manutenção da iluminação no centro comercial de Macapá

Serviços aconteceram nesta terça-feira (16) e devem continuar ao longo da semana.

Por Marcelo Felipe - Secretária Municipal de Iluminação Pública

A prefeitura de Macapá, por meio da Secretária Municipal de Iluminação Pública (Semip), iniciou nesta terça-feira (16) a manutenção de luminárias na área comercial da capital. O trabalho é realizado por cinco equipes do programa MacapáLuz.

O serviço busca garantir todos os logradouros públicos da capital com iluminação para os munícipes nesse fim de ano.

Vias que receberam serviço de manutenção:
– Avenida Henrique Galúcio
– Avenida Mendonça Júnior
– Avenida Pedro Baião
– Avenida Almirante Barroso
– Rua General Rondon
– Rua Independência
– Avenida Professor Zacarias de Araújo
– Avenida Coriolano Jucá
– Rua Beira Rio
– Rua Eliezer Levy
– Rua Cândido Mendes
– Rua Jovino Dinoá
– Avenida Ataíde Teive
– Avenida Dr. Silas Salgado
– Avenida Cora de Carvalho

Durante a semana mais avenidas e ruas da cidade receberão os serviços.

“Fazer esse trabalho de manutenção da iluminação é essencial para garantir a comodidade no trânsito e segurança aos cidadãos. Esse trabalho não está restrito ao centro, também estamos com frentes em outros pontos da cidade e vamos continuar ao longo da semana a fim de cobrir o maior número de vias possíveis”, explicou o gestor da Semip, José Elia Rigamonti.

Como solicitar
A solicitação de reparos de iluminação pública, como a substituição de lâmpadas queimadas ou com mau funcionamento em praças, avenidas ou ruas, deve ser feita diretamente na Semip ou pelo telefone 96 99970-3923, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

A secretária fica localizada na avenida José Antônio Siqueira, 875, bairro Laguinho.

 

- Semsa define estratégias sobre termo de fomento do esporte na capital

O termo 001 de 2021 busca fomentar a atividade desportiva no estado através da parceria entre Prefeitura de Macapá e Federação Amapaense de Jiu-Jitsu.

Por Ana Cleide Torres e Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Abel Neto

Na terça-feira (16), a secretária municipal de Saúde (Semsa), Karlene Lamberg, e o assessor especial da Prefeitura de Macapá, Yuri Pelaes, alinharam ações de fomento à prática desportiva na capital com a Federação Amapaense de Jiu-Jitsu (FAJJ).

Fazem parte da cooperação ajustada pelo termo de fomento 001 de 2021 a Semsa e Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel).

A FAJJ é uma organização da sociedade civil, atuante do terceiro setor, que efetua diversos serviços para população. Em junho deste ano, através de recursos repassados para a entidade, foi fomentada a participação de atletas de jiu-jitsu no Campeonato South America, realizado em Brusque, Santa Catarina.

“A parceria entre a federação e o poder público contribui para o avanço nas demandas relacionadas ao esporte e garante, por meio da lei, a inclusão do evento Copa Kids no calendário do município, ou seja, vamos consolidar o que já está vigente na lei”, disse Karlene Lamberg.

A Copa Kids de Artes Marciais foi instituída no Calendário de Eventos do Município de Macapá, através da lei 2.185 de 2015, elaborada pelo então vereador Yuri Pelaes. O evento foi proposto no calendário para realização anual, no mês de outubro, fazendo parte da programação alusiva ao Dia das Crianças.

Para Yuri Pelaes, o intuito da lei é fomentar o esporte e promover para crianças e adolescentes competições esportivas e, ainda, envolver esses jovens em atividades que possam capacitá-los.

“É de suma importância incentivar a pratica do esporte. Garantir que isso ocorra faz parte dessa gestão, além de promover atividades relacionadas à valorização e incentivo de todos os públicos, o que demostra comprometimento com esta parceria”, comentou.

O próximo campeonato acontece nos dias 18 e 19 de dezembro, no Ginásio da Polícia Militar. O primeiro dia será direcionado aos atletas Kids e Juvenil. No domingo (19) atletas da categoria Adulto e Master.

 

- XXVI Encontro dos Tambores: evento retorna em parceria com a Prefeitura de Macapá

A 26ª edição iniciou nesta quarta-feira (17) com o tema ‘Ancestralidade e Resistência’.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A abertura do 26º Encontro dos Tambores inicia nesta quarta-feira (17), no Centro de Cultura Negra e União dos Negros do Amapá (UNA) e acontece com o apoio da Prefeitura de Macapá. O evento, que não foi realizado em 2020, reúne comunidades negras do estado do Amapá e mantém viva as tradições afros.

O evento teve sua primeira edição em 1995, no Curiaú. A diretora-presidente do Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina, reitera a importância da parceria.

“Neste ano temos firmada uma parceria para a realização do tradicional Encontro dos Tambores, que acontece anualmente na UNA. Iremos contribuir para a celebração da Missa dos Quilombos, que irá ocorrer no dia 20 e será um momento muito esperado pela população, já que a festividade não ocorre desde 2019 por conta da pandemia da Covid-19”, afirma.

Depois da não realização em 2020, a comissão organizadora do encontro montou uma programação que valoriza as comunidades e expressões das comunidades afro-amapaenses – evento faz parte do calendário cultural amapaense, que é registrado como patrimônio cultural imaterial do Amapá.

Com o tema ‘Ancestralidade e Resistência’, a programação do evento conta com atividades de rodas de tambores afro-religiosos, missa dos quilombos, rodas de capoeira, palestras, hip-hop, batalha de b.boys, shows musicais, desfiles, artesanatos, exposições, gastronomia afro, marabaixo, zimba, sairê, batuque e outros ritmos que marcam a identidade afro-amapaense.

Para total segurança do evento, a comissão organizadora exigirá apresentação da carteira de vacinação contra covid-19 para os artistas e comunidades que se apresentarão durante a programação, bem como, da população que irá prestigiar o evento, que tem entrada gratuita.

 

- Novembro Afro: comunidade Casa Grande recebe ação itinerante com serviços de cidadania

Programa itinerante Afro Cidadania passou por Maruanum oferecendo atendimentos para população quilombola, agora foi a vez da comunidade de Casa Grande.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura de Macapá realizou na terça-feira (16) mais uma ação itinerante de serviços de cidadania, desta vez foi na comunidade quilombola Casa Grande. A iniciativa, promovida pelo o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) busca alcançar macapaenses que tem dificuldade de realizar serviços na capital.

Durante a ação são ofertados atendimento de assessoria jurídica e, através de parceria com a da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), serviços de CadÚnico e atendimento do Bolsa Família, além do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) e, com cooperação do Governo do Estado, o SuperFácil realiza emissão da carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), carteira de identidade e 2º via de Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Dona Maria Raimunda Ramos, moradora da comunidade, aproveitou para levar os netos para emissão da carteira de identidade e disse que os serviços ofertados pela ação são de grande importância para comunidade. “Eu e meus netos temos dificuldade de se locomover até Macapá com frequência e com essa iniciativa da Prefeitura pudemos aproveitar para emitir a carteira de identidade deles, espero que ação continue o ano todo, nós precisamos”, disse dona Maria Ramos.

A diretora-presidente do Improir, Maria Carolina, reiterou a importância do Afro Cidadania itinerante. “Hoje recebemos o público da comunidade de Casa Grande, que já havia sido informado dessa ação. Foi tranquila e estamos dando continuidade ao nosso programa durante o Novembro Afro. Vale ressaltar que a partir do ano que vem essas ações irão entrar no calendário de programação do Improir”, afirma.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá