Cotidiano

Governo do Amapá reforça estratégia da Educação com lançamento de material didático de inglês





Com o investimento de R$ 944 mil, o Governo do Amapá lançou o material didático de língua inglesa Xperience, desenvolvido para reforçar o aprendizado de mais de 48 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas estaduais.

A cerimônia de lançamento aconteceu na Escola Estadual Barão do Rio Branco e reuniu autoridades locais, representantes das fundações e associações parceiras e a comunidade escolar, incluindo gestores, professores, estudantes e pais.

Durante o evento, o governador Waldez Góes destacou que a iniciativa é mais um projeto que consolida e soma com a estratégia do Estado para a formação intelectual e cultural dos estudantes amapaenses.

“É muito gratificante introduzir e fortalecer o conhecimento dos alunos e dos nossos profissionais da Educação, entre eles os professores-autores destes livros, que serão entregues à comunidade escolar”, destacou.

Material Educacional

O material didático de língua inglesa Xperience contou com a participação, na elaboração e revisão, de quatro professores-autores amapaenses, escolhidos através de um processo seletivo coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

A estratégia aconteceu por meio da parceria do Governo do Amapá e do Governo Britânico, através do programa Skill for Prosperity, consórcio liderado pela Nova Escola que tem como membros a Fundação Lemann, Instituto Reúna e Consulado Britânico.

“Tive a oportunidade de fazer parte do processo participativo do livro, como trabalhar a fala, leitura e escrita, cada um desses aspectos regionalizados em sala de aula, para o aluno se sinta identificado em sua própria cultura em um livro de língua estrangeira”, ressaltou a professora-autora, Iamile Carvalho.

Programa Skill for Prosperity

É uma iniciativa global do Governo do Reino Unido, por meio do Prosperity Fund, implementada em nove países em desenvolvimento, que visa apoiar o crescimento econômico e a redução da pobreza, proporcionando a jovens e a grupos em desvantagem o acesso à educação de qualidade e ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.

 

- ‘Vai me preparar para o mercado de trabalho’, diz aluno sobre material didático de inglês lançado pelo governo

Por: João Marcos Chaves 

Já de olho no mercado competitivo de trabalho, o estudante do 7º ano do ensino fundamental João Paulo Barreto, de 12 anos, enxerga uma grande oportunidade de crescimento no acesso do material didático de língua inglesa Xpirience, lançado nesta segunda-feira, 8, pelo Governo do Amapá, que investiu R$ 944 mil.  

“Esse material vai colaborar para que eu e meus colegas tenham um ensino melhor de inglês. Isso vai ajudar preparar a gente para o mercado de trabalho e conhecer outras culturas”, disse o estudante.

João Paulo Barreto é um dos 48 mil alunos que serão beneficiados pelos materiais, elaborados por meio da parceria do Governo do Amapá e do Governo Britânico, através do programa Skill for Prosperity, e do consórcio liderado pela Nova Escola tendo como membros a Fundação Lemann, Instituto Reúna e Consulado Britânico.

A parceria proporcionou a participação de profissionais amapaenses da Educação na revisão e produção desses materiais. Entre os autores está a professora Iamilli Carvalho, que relatou a importância da iniciativa para o sucesso pedagógico e profissional dos alunos.

“Hoje a nossa localização pede que tenhamos um ensino de uma outra língua e proporcionar esse incentivo aos nossos estudantes, com um material que tem a nossa regionalidade é muito importante, fora que ajuda no ensino e no seu preparo para o futuro”, destacou a professora-autora.

O lançamento do material de língua inglesa Xperience faz parte da estratégia da Secretaria de Estado da Educação no fortalecimento do ensino da língua estrangeira na rede pública amapaense.

 

Confira outras notícias:

Governo realiza campanha de vacinação contra 9 doenças no Bailique

Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido 

O Governo do Amapá iniciou a campanha de vacinação contra nove doenças no arquipélago do Bailique. A ação de saúde faz parte da força-tarefa de assistência a população afetada pelos fenômenos naturais de salinização da água do Rio Amazonas e de Terras Caídas.

As equipes clínicas e de imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) disponibilizam vacinas contra a covid-19, influenza, tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola), hepatite B e febre amarela. Foram enviados pelo menos 100 doses de cada imuzanizante.

O governo realiza, ainda, uma testagem em massa de covid-19. São 800 testes rápido de antígeno, que tem um resultado eficiente dentro de um período de 15 minutos. A ação reforça a busca ativa para combater o novo coronavírus.

"A ação conjunto envolve vários órgãos do governo para prestar assistência a população do Bailique. Entre nossos principais objetivos é levar a vacina contra a covid-19 para todos os amapaenses", disse o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Assistência

Além desta ação, o governo leva outros atendimentos de saúde, como consultadas médicas com clínico geral e pediatra, agendamento de mamografia e exames papanicolau, atendimento nutricional, fisioterapêutico, odontológico, oftalmológico, e psicólogo.

O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) também realiza o cadastro para quem precisa de prótese, órtese, aparelho auditivo, bolsas de colostomia, avaliação fisioterapêutica para liberação de muleta, protetor de calcanhar, protetor de joanete, joelheira, entre outros.

 

- Governo realiza 1,4 mil atendimentos no 1° dia de ação de saúde no Bailique

Por: Karla Santos 

O Governo do Amapá realizou 1,4 mil atendimentos de saúde primeiro dia de ação no arquipélago do Bailique. A força-tarefa faz parte da assistência prestada pelo Estado ao distrito pertencente a Macapá, que sofre com os fenômenos naturais de salinização da água do rio Amazonas e de Terras Caídas.

A estrutura montada pelo governo para atender a população funciona no centro comunitário da Vila Progresso. Os atendimentos continuarão sendo ofertados na terça-feira, 9.

Dentre os serviços disponíveis estão consultas médicas com clínico geral e pediatra, agendamento de mamografia e exame papanicolau, atendimento nutricional, fisioterapêutico, odontológico, oftalmológico e psicólogo.

O programa Mais Visão também participou da ação com agendamento de consultas de óculos de grau e marcação de cirurgias, que serão realizadas em Macapá, no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarati – Capuchinhos.

Joelma Rocha, de 45 anos, estava precisando de atendimento oftalmológico, mas não conseguia ter acesso ao serviço no Bailique. Com a iniciativa do governo, ela deixou a ação com data e hora marcada para a cirurgia de pterígio.

“Pra mim é uma grande realização, é um dia de muita felicidade. Eu estava procurando exatamente esse atendimento e ele chegou. Só tenho a agradecer porque realmente estou muito feliz”, disse.

Durante a ação de saúde, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) realizou o cadastro para quem precisa de prótese, órtese, aparelho auditivo, bolsas de colostomia, avaliação fisioterapêutica para liberação de muleta, protetor de calcanhar, protetor de joanete, joelheira, entre outros.

Para a pescadora Maria Santos, de 39 anos, a iniciativa levou qualidade de vida para o pai, que teve acidente vascular cerebral (AVC). A moradora recebeu tala de punho, mãos e dedos, que serve para reposicionar os membros que estão em processo de deformidade por sequelas da doença.

“Sem as equipes de hoje e o serviço oferecido eu não teria como dar esses materiais ao meu pai. A ajuda que estamos recebendo era muito necessária”, completou a pescadora.

De acordo com a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Edineth Vendrusculo, a ação no distrito do Bailique, que conta com o suporte de mais de 100 profissionais, reflete o compromisso do Governo do Estado com o povo amapaense.

“Trouxemos uma grande campanha para o Bailique. Pensamos em algo que pudesse englobar todas as demandas dos moradores e estamos presenciando o sucesso da ação no quantitativo de atendimentos”, finalizou.

Fonte: Portal Governo do Amapá