Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 31 de outubro de 2021





O Governo do Amapá atualiza neste domingo, 31, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 123.627 casos confirmados, 2.671 em análise laboratorial e 759.971 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 112.783 casos suspeitos.

Novos casos

O boletim de agora traz 18 novos casos confirmados, sendo 9 de Oiapoque e 9 Macapá.

Óbitos

Não há registro de óbitos no boletim de hoje.

Assim, o Amapá permanece com 1.991 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.495 / Santana:193 / Laranjal do Jari: 95 / Mazagão: 24 / Oiapoque: 50 / Pedra Branca do Amapari: 13 / Porto Grande: 27 / Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 14 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 11 / Pracuúba: 6).

Recuperados

Entre os recuperados, estão 113.494 pessoas. (Macapá 57.529/ Santana 20.562 / Laranjal do Jari 8.303 / Mazagão 2.790 / Oiapoque 5.348 / Pedra Branca 3.480 / Porto Grande 2.075 / Serra do Navio 1.313 / Vitória do Jari 3.896/ Itaubal 517 / Tartarugalzinho 1.800 / Amapá 1.400 / Ferreira Gomes 1.556 / Cutias do Araguari 867 / Calçoene 1.671 / Pracuúba 387).

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.125.422 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 759.971 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 85,13% receberam a primeira dose da vacina; e 48,35% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

Dos 123.627 casos confirmados:

  • Macapá: 60.921
  • Santana: 25.894
  • Laranjal do Jari: 8.400
  • Mazagão: 3.128
  • Oiapoque: 5.993
  • Pedra Branca: 3.493
  • Porto Grande: 2.102
  • Serra do Navio: 1.319
  • Vitória do Jari: 3.933
  • Itaubal: 548
  • Tartarugalzinho: 1.966
  • Amapá: 1.417
  • Ferreira Gomes: 1.564
  • Cutias do Araguari: 874
  • Calçoene: 1.682
  • Pracuúba: 393

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 848, sendo:

  • Macapá: 771
  • Santana: 22
  • Laranjal do Jari: 0
  • Mazagão: 40
  • Oiapoque: 0
  • Pedra Branca do Amapari: 2
  • Porto Grande: 2
  • Serra do Navio: 0
  • Vitória do Jari: 0
  • Itaubal: 3
  • Tartarugalzinho: 6
  • Amapá: 0
  • Ferreira Gomes: 0
  • Cutias do Araguari: 0
  • Calçoene: 2
  • Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar

O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 23 pacientes, sendo 22 casos confirmados e 1 caso suspeito.

Entre os casos confirmados, todos os 22 estão no sistema público (11 em leito de UTI / 11 leito clínico). Não há pacientes confirmados na rede particular.

Entre os casos suspeitos, 1 está na rede particular (1 em leito de UTI / 0 em leito clínico). Não há pacientes suspeitos na rede pública.

Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 21,29% considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 8.120

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

Fonte: Portal Governo do Amapá

- Hospital de Amor completa 3 anos de instalação no Amapá e recebe homenagens no Plenário da Assembleia Legislativa

 

WhatsApp Image 2021-11-01 at 11.33.42 (1)

 

O gabinete da deputada Aldilene Souza realizou no dia 29.10.2021, a Sessão Solene em homenagem aos 3 anos de instalação do Hospital de Amor, na capital Macapá. A missão do hospital é promover saúde através da realização de exames e de atendimento médico hospitalar qualificado em oncologia, de forma humanizada. 

Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor de Barretos São Paulo, veio pessoalmente em 2018 realizar a inauguração do Instituto de Prevenção no Amapá, e desde então os profissionais que atuam no atendimento recebem treinamento em Barretos para a realização de exames do Papanicolau e Mamografia cujo objetivo é o diagnóstico precoce do câncer, possibilitando mais chances de cura às mulheres acometidas com a doença. 

Elpídio Amanajás, considerado benemérito do hospital, tem sido um grande parceiro neste projeto. Disse que comemorar os três anos de existência do instituto no Amapá, de um trabalho que começou em 2007, com o acompanhamento direto da Assembleia Legislativa que deu todo apoio, desde o início, nas tratativas institucionais. 

"Nossa meta agora é unir forças para que possamos no mais curto espaço de tempo oferecer os serviços de radioterapia, para que nem um paciente amapaense tenha que viajar a milhares de quilômetros e passar por todo tratamento longe da sua família", disse Elpídio. 

A sessão contou com a apresentação da Banda da Guarda Civil de Macapá que abrilhantou o evento com o Hino Nacional e a Canção do Amapá, marcando assim o início da solenidade. 

Para a autora da sessão, deputada Aldilene Souza, este é um momento de grande felicidade, pois muitas mulheres tem sido salvas através do diagnóstico precoce. Em seu discurso inicial, a parlamentar enfatizou o compromisso deste Poder Legislativo em continuar apoiando o Hospital de Amor com recursos das emendas impositivas. 

A deputada Aldilene Souza informou que já disponibilizou R$ 100 mil de suas emendas impositivas para o instituto, e anunciou que a Assembleia Legislativa tem feito um estudo para verificar a possibilidade de assinar um Termo de Fomento com o Hospital de Amor. 
WhatsApp Image 2021-11-01 at 11.33.43"Quero agradecer ao presidente Kaká Barbosa por esta oportunidade e dizer que hoje esta Casa de Leis, já começou as tratativas de um futuro termo de fomento. É a Assembleia Legislativa aplicando a sua responsabilidade social junto a essas entidades, ou seja, esta Casa demonstrando o amor ao próximo e dando nossa contribuição e a ajuda as estas mulheres que tanto precisam", enfatizou a parlamentar. 

Segundo Dayse Araújo, gestora do instituto de prevenção, isto só lhes traz gratidão, porque quanto mais apoio eles tiverem, mas além vão chegar. "Ficar sabendo desse possível convênio com a Assembleia, vai ser uma ajuda muito necessária. Com toda certeza vai ser bem investido e quem sabe poderemos até ampliar nossos atendimentos", disse. 

O Hospital de Amor, realiza mensalmente 1.200 preventivos, sendo 600 realizados na carreta itinerante, que visita todos os 16 municípios do Estado e, mais 600 preventivos no prédio do Instituto. E ainda, realizam mensalmente 1.100 mamografias, sendo 550 exames na carreta e 550 no hospital de amor. 

Na sessão solene estiveram presentes a deputada Cristina Almeida, o juiz federal João Bosco, juiz Marconi Pimenta, Bruno Martel diretor do Hospital de Amor, Agenilson presidente da ONG Carlos Daniel, Joziane Texeira representante da POUVA (Pacientes Oncológicos Unidos pela vida e pelo Amor), e na oportunidade elogiaram o trabalho realizado pelo hospital e apresentaram demandas, que serão encaminhadas aos órgãos de controle. 

"Foi de grande importância a realização desta sessão que acabou culminando com vários debates produtivos. A gente sai daqui com a gratidão e a certeza de que vamos conseguir desempenhar este trabalho aqui no legislativo e encaminhar as demandas aos órgãos de controle e fiscalização", finalizou a deputada Aldilene Souza. 

Fonte: Assembleia Legislativa do Amapá - Fotos: Kitt Nascimento/Gerson Barbosa

- MP-AP 30 Anos: membros do 1º Concurso celebram três décadas no Ministério Público

Em 2021, o Ministério Público do Estado (MP-AP) comemora três décadas de atuação no Estado e nesta segunda-feira, 1º de novembro, a primeira turma de membros da instituição celebra 30 anos de admissão na carreira, quando tomaram posse, após aprovação no primeiro concurso para ingresso na carreira como promotores de Justiça do parquet.

História

O MP-AP foi criado no dia 24 de maio de 1991, por meio do Decreto nº 0076, que dispôs sobre a organização e atribuições da instituição. No dia 1º de outubro, o procurador-geral de Justiça pró-tempore, Romualdo Covre, deu posse aos primeiros integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça, Clara Banha e Jair Quintas. No mês seguinte do mesmo ano, foram empossados os aprovados no 1º Concurso para Promotores de Justiça do MP-AP, com os primeiros colocados promovidos ao cargo de procuradores de Justiça, para composição do Colegiado.

A partir dessa estruturação, o parquet deu início à sua atuação em favor do bem público, da coisa pública, do respeito às leis nacionais e à Constituição Federal. É uma instituição independente, não sendo vinculada a nenhum dos Poderes: Judiciário, Legislativo ou Executivo.

A procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, uma das integrantes da primeira turma de promotores do estado, hoje em dia procuradora de Justiça, ressaltou a importância da data, destacando a honra que sente por ter sido empossada com os primeiros concursados.

“São 30 anos de muito empenho, trabalho, lutas e conquistas. Nesse período, o Ministério Público do Amapá conseguiu se estruturar e consolidar enquanto instituição, alcançando unidade, transparência e credibilidade junto à sociedade. Realizamos importantes missões, desde a fiscalização da aplicação das leis e resguardo dos direitos do cidadão até embates contra a corrupção e organizações criminosas, ao mesmo tempo que luta pelas igualdades, inclusão social, mediação, conciliação, sempre buscando a resolução extrajudicial de conflitos e a aproximação com a coletividade, em busca da justiça social. O amadurecimento da instituição é visível no Amapá e no país. Parabéns aos empossados no primeiro concurso do MP-AP, pela passagem da data, e a todos os membros e servidores por esses 30 anos de avanços”, comemorou a PGJ.

Comemoram neste 1º de novembro, 30 anos de posse, os seguintes membros:

– Procuradores (as) de Justiça
Maria do Socorro Milhomem Monteiro Moro
Fernando Luís França
Márcio Augusto Alves
Judith Gonçalves Teles
Nicolau Eládio Bassalo Crispino
Joel Sousa das Chagas
Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá
Maricélia Campelo de Assunção
Ivana Lúcia Franco Cei

– Promotores (as) de Justiça
Alcino Oliveira de Moraes
Jorge Luís Canezin
Gláucia Porpino Nunes Crispino
Eder Geraldo Abreu
Manuel Felipe Menezes da Silva
Marco Antônio Vicente
Andréa Guedes de Medeiros
Eli Pinheiro de Oliveira
Eliana Mena Cavalcante

- Pela Regra do Quinto Constitucional pelo MP-AP
Jayme Henrique Ferreira (desembargador Tjap)

– Membros Aposentados
Sidney de Melo
Antônio Pereira de Almeida Filho
Ernandes Lopes Pereira
Rosemary Cardoso de Andrade
Eldete Silva Aguiar
Maria Luiza da Cunha
Célio Pimenta Freire Junior
Paulo da Veiga Moreira
Aldeniz de Souza Diniz

- In Memorian
Manoel de Jesus Ferreira de Brito 
Mauro Guilherme da Silva Couto 
Eraldo Afonso Zampa 
Moisés Rivaldo Pereira 

Serviço: Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Elton Tavares e Gilvana Santos