Cotidiano

Vereadora Janete leva necessidade de comunidades da Zona Rural à tribuna da Câmara de Macapá





Após visita à comunidade Campina Grande, em comitiva, formada pela Vereadora Janete Capiberibe e cidadão João Capi, que ocorreu a pedido do deputado federal Camilo, a parlamentar levou, nesta terça-feira (26), os problemas enfrentados pelos moradores desta Zona Rural à Tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM), para que o poder público solucione os gargalos com rapidez.

O encontro aconteceu na sexta-feira (22), na escola municipal de Campina Grande, que atende todas as outras comunidades da região com quase 130 alunos do ensino fundamental e também de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião, Janete conversou e em seguida propôs soluções para as necessidades locais:

- A população apresentou à parlamentar a necessidade da reforma e ampliação da escola municipal, que atualmente está com a estrutura defasada, pois a própria comunidade teve que construir mais uma sala de aula, que originalmente possuía somente 2.

- Os alunos estão assistindo aulas entre séries mistas, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. A escola também está sem pedagoga, servente e merendeira, sendo que a própria diretora precisa desempenhar algumas dessas funções. Os moradores também apresentaram queixas em relação ao transporte das crianças para a escola.

- As unidades de saúde foram fechadas ainda na gestão do ex-prefeito Clécio, e as comunidades precisam ser atendidas com urgência. O deputado Camilo já indicou uma emenda de R$ 740 mil para a construção de uma Unidade Básica de Saúde, a ser situada no Torrão do Matapi.

- Sobre a questão do transporte público, os moradores solicitaram que a linha que faz rota na região aumente seu percurso até o Torrão, atendendo assim mais moradores. Além dessa demanda.

- Devido à estrada de terra, os moradores sofrem com a poeira levantada pelos carros, bem como os alunos da escola de Campina Grande. Durante a reunião foi levantada a possibilidade da construção de lombadas para que os veículos não passem em alta velocidade em frente ao prédio.

- Os moradores solicitam que a escola tivesse o nome mudado para Valmito Moraes Brasão, morador que doou as terras para a construção do prédio.

Após conversar com a comunidade, a vereadora lembrou parte de sua história durante o exílio quando, como professora e mãe, teve que ensinar os filhos no Canadá e alunos de Moçambique com o método Paulo Freire, que incentiva a educar em qualquer que seja a circunstância.

As demandas foram apresentadas na Câmara, com reforço de atenção ao vereador Edinoelson Careca, líder do governo no parlamento municipal. O vereador parabenizou a atuação de Janete pelas comunidades rurais de Macapá.