Cotidiano

Confira os públicos atendidos pela vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira (25) em Macapá





As ações de vacinação são destinadas aos cidadãos aptos a 1ª, 2ª e 3ª dose de Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

A Secretaria Municipal de Saúde atende diversos públicos na vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (25). Os imunizantes estão disponíveis em pontos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade Covid Santa Inês e pontos fixos de drive-thru.

Confira abaixo horários e pontos de vacinação de cada público:

• Públicos nas Unidades Básicas de Saúde

1ª dose para o público em geral com mais de 18 anos
2ª dose de Pfizer para quem está com período de recebimento até 28/10
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 28/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
2ª dose para adolescentes com comorbidades que estão no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 40 anos + com comorbidades

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Álvaro Corrêa, UBS Novo Horizonte
UBS Marcelo Cândia, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro
UBS Rosa Moita, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 45 anos + com comorbidades.

As comorbidades consideradas para a vacinação contra a Covid-19 são aquelas doenças pré-existentes incluídas na lista do Programa Nacional de Imunização (PNI), tais quais: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Nesta fase, a imunização também estará disponível para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down.

• Públicos nos pontos de drive-thru

1ª dose para público em geral com 18 anos +
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 28/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento

Atendimento de 9h às 15h:
Drive-thru Zerão
Drive-thru Praça Floriano Peixoto
Drive-thru Curiaú
Drive-thru Marabaixo

• Públicos da Unidade Covid Santa Inês – 9h às 15h

1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos
1ª dose para público em geral com 18 anos +
2ª dose de Pfizer para quem está com período de recebimento até 28/10
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 28/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 45 anos + com comorbidades

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 45 anos + com comorbidades.

• 3ª dose para profissionais da Saúde

Unidade Covid Santa Inês – das 9h às 15h

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Álvaro Corrêa, UBS Novo Horizonte
UBS Marcelo Cândia, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro
UBS Rosa Moita, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

Documentos para este público
Comprovante ou declaração de vínculo (contracheque, crachá ou documento da instituição), carteira de vacinação ou declaração do ConecteSUS e documento oficial com foto.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para os profissionais da saúde.

• Públicos nas UBSs Congós e Perpétuo Socorro
1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos

2ª dose de Pfizer para aqueles estão com o prazo de recebimento até 28/10
3ª dose para idosos de 60 anos +

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h. O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos.

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante verão ter a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina.
As pessoas com 45 anos + com comorbidades deverão apresentar um laudo médico que comprove a sua condição e os adolescentes entre 12 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável.

- Prefeitura de Macapá intensifica ações do Programa Saúde na Escola

 

Atividades de promoção da saúde física e mental são ofertadas a todos os 34 mil estudantes da rede municipal de ensino, bem como aos seus familiares e aos profissionais que atuam nas escolas.

 

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação 

A Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), intensifica as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) nos estabelecimentos de ensino administrados pelo município, com serviços de promoção, prevenção e atenção à saúde.

 

Todos os mais de 34 mil estudantes da rede estão entre os beneficiados pelas atividades que abrangem creches, escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, bem como das modalidades de ensino atendidas pela Educação municipal, como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também compõem o público do PSE os gestores, os profissionais da educação e saúde e a comunidade escolar.

 

“A gestão do prefeito Dr. Furlan entende que a Educação e a Saúde são partes fundamentais de uma política pública voltada para a cidadania e a garantia plena dos direitos humanos de toda a comunidade escolar que integra a rede municipal de ensino”, destacou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

 

O fortalecimento das ações do PSE evidencia o trabalho da Prefeitura de Macapá no sentido de integrar e articular cada vez mais as duas áreas. Neste contexto, o Programa passa a apresentar um novo desenho da política de educação em saúde executada na capital, proporcionando melhorias na qualidade de vida da população macapaense.

 

Na manhã desta sexta-feira (22), por exemplo, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Dias Tomaz, localizada na Fazendinha, receberam atendimentos odontológicos e pediátricos, com especialistas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Barros.

Gestão das Ações
As ações são executadas por equipes das UBSs de referência de cada escola e coordenadas por servidores das pastas da Educação e Saúde do município, em um Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (Gtim), nomeado pelo prefeito.

 

Tanto o planejamento quanto a execução, monitoramento e a avaliação das ações são realizados coletivamente, de forma a atender às necessidades e demandas locais. Os trabalhos envolvem principalmente Educação e Saúde, mas podem também contar com o apoio de outros parceiros locais representantes de políticas públicas e movimentos sociais (cultura, lazer, esporte, transporte, planejamento urbano, sociedade civil, setor não governamental, entre outros), assim como pelos educandos.

 

 

Eixos de Atuação
O PSE executa ações de saúde e prevenção com base em 13 eixos temáticos, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. São eles:

 

• Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
• Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável, visando a prevenção da obesidade infantil;
• Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
• Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
• Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
• Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
• Prevenção das violências e dos acidentes;
• Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
• Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
• Verificação e atualização da situação vacinal;
• Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
• Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
• Prevenção à Covid-19 (a partir da Declaração de Emergência em Saúde Pública/Portaria n.188 de 03 de fevereiro de 2020).

 

Através do diálogo entre os representantes dos mais diferentes setores é possível aprofundar saberes e dar início à novas práticas que façam com que as escolas e as unidades de saúde provoquem transformações sociais em cada comunidade, levando em consideração as potencialidades e vulnerabilidades de cada ator envolvido neste processo.

- Refis 2021: dia 30 de outubro encerra prazo final para adesão ao programa de recuperação fiscal

A adesão garante desconto de 90% de multas e juros de mora.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

No fim do mês de outubro encerra o prazo final para que o contribuinte faça a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que busca a regularização de questões tributárias envolvendo o pagamento do Alvará de Funcionamento, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviço (ISS) e demais taxas. A extensão do prazo foi estabelecida pelo Decreto ° 5376 de 2021 que diz que o usuário tem até o dia 30 de outubro para fazer a adesão.

 O Refis foi implantando em 2019 e até o momento, aproximadamente 14 mil contribuintes já negociaram suas dívidas. A partir do decreto editado pela Prefeitura de Macapá, as novas adesões terão redução de 90% de multas e juros de mora. Além disso, o desconto também é direcionado às multas isoladas sobre o valor do encargo legal.

O subsecretário da Receita Municipal, Elcides Vales, destaca que o Refis 2021 não contempla o Imposto Sobre Serviço (ISS) retido na fonte, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e que o desconto só é válido para pagamentos à vista. “É importante que o contribuinte fique atento aos impostos que sofrem a redução de 90% de descontos, que só é concedido mediante pagamento à vista. Caso ele opte pelo parcelamento, a Secretaria Municipal de Finanças [Semfi] cobrará o valor integral”, afirmou.

Implicações
A não adesão ao Refis e, consequentemente, não pagamento dos tributos municipais implica na negativação do nome do contribuinte junto ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa, entre outras ações envolvendo o protesto da dívida ativa e execução fiscal.

Onde aderir
A adesão ao Refis é feita na Central do Contribuinte, que funciona das 8h às 14h. O órgão está localizado na Rua Jovino Dinoá, 488, no Trem.

Eventuais dúvidas e demais questões podem ser sanadas através dos telefones (96) 98801-4139, (96) 98813-3613 e (96) 98813 3620, que funcionam tanto para ligação, quanto para WhatsApp.

 - Comitiva da Prefeitura visita bairros nas zonas sul, oeste e central de Macapá na agenda deste domingo

Liderados pelo prefeito Dr. Furlan, semanalmente a comitiva levanta demandas junto às comunidades visitadas.

Por Cristiane Mareco - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Acompanhado por comitiva institucional, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, cumpre agenda neste domingo (24) em bairros periféricos das zonas oeste, sul e central da capital. O objetivo é acompanhar as obras concluídas e conhecer as áreas onde serão realizados serviços de infraestrutura e asfaltamento,  identificando assim as principais necessidades de cada localidade.

O percurso deste domingo foi pelos bairros Marabaixo, Jardim Marco Zero, Universidade e Santa Rita.

Nas avenidas Sol Nascente, Benedito Ramos e Travessa Santa Fé do Marabaixo, o prefeito informou os moradores sobre as obras de infraestrutura que serão iniciadas em breve. 

“Na nossa gestão não existem bairros esquecidos, trabalhamos de domingo a domingo para garantir um trabalho de excelência”, disse o gestor.

Seu Raimundo Duarte e dona Maria dos Santos receberam a comitiva com alegria.

“Receber nosso prefeito é uma alegria e saber que a visita tem o objetivo de trazer benfeitorias para o nosso bairro é melhor ainda. Com isso nós teremos mais qualidade de vida e vamos sair de casa sem a preocupação de sujar o sapato e a roupa com lama. O melhor de tudo é ver nossas casas mais valorizadas com as mudanças”, disse Raimundo. 

Seguindo ao bairro Jardim Marco Zero, a equipe da Prefeitura acompanhou de perto a situação das ruas Estrela, Saturno, Vênus, Mercúrio e avenidas Neturno e Júpiter, que estão em trâmite para execução de revitalização e asfaltamento.

Dr. Furlan aproveitou para conhecer as áreas de ponte do bairro Marco Zero, ouvindo as demandas apresentadas pela comunidade, se colocando à disposição para tratativas.

Seu José Maria, morador da área, agradeceu a atenção dos gestores para os projetos idealizados no bairro. “É magnifico saber que em breve teremos nossas ruas asfaltadas e que não fomos esquecidos. A Prefeitura faz a parte dela e nós povo faremos a nossa, zelando pelo que nos é ofertado”, finaliza. 

No bairro Universidade, os gestores verificaram os trabalhos de revitalização e asfaltamento realizados recentemente nas travessas Água Viva e Gonzaguinha.

O Subsecretário Municipal de Obras (Semob), Ivy Vasconcelos, expôs as benfeitorias, ressaltando as obras que serão executadas nas próximas semanas no bairro.

O prefeito finalizou a agenda no bairro Santa Rita, em uma breve visita ao cemitério São José, acompanhando os serviços de limpeza realizados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana.

Fonte: Prefeitura de Macapá