Cotidiano

Cronograma de vacinação contra Covid-19 de Macapá atende aptos a 1ª, 2ª e 3ª dose em Macapá





O planejamento da Secretaria Municipal de Saúde traz as ações de vacinação que ocorrem entre os dias 25 e 30 de outubro na capital.

A Prefeitura de Macapá divulgou neste sábado (23) o cronograma semanal de imunização contra a Covid-19. No período de 25 a 30 de outubro, as ações de vacinação na capital ofertarão a dose de reforço (3ª dose) para profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e pessoas acima de 45 anos com comorbidades.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) continua com o atendimento do público em geral acima de 12 anos com a 1ª dose, com ou sem comorbidades, e 2ª dose das vacinas Oxford/AstraZeneca, Pfizer/BioNTech e CoronaVac para aqueles que estão no prazo de recebimento.

Cronograma
As ações de vacinação serão realizadas de 25 a 30 de outubro em pontos distribuídos entre Unidades Básicas de Saúde e de drive-thru.

Os públicos que serão atendimento ao longo da semana são:

Confira os públicos que serão atendidos ao longo da semana:

• 1ª dose para público em geral com 12 anos + com ou sem comorbidades
• 2ª dose de Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac para o público em geral
• Dose de reforço (3ª dose) para profissionais de saúde
• Dose de reforço (3ª dose) para idosos com 60 anos +
• Dose de reforço (3ª dose) para pessoas com comorbidades com 45 anos+

Informe
A Semsa divulgará nos canais oficiais da Prefeitura os espaços e horários da vacinação, bem como o público alcançado por dia, especificamente.

Confira outras notícias:

- SOS Bailique: Prefeitura já distribuiu mais de 10 mil fardos de água mineral em ação humanitária

Os carregamentos iniciaram após decreto municipal de situação de emergência assinado pelo prefeito Dr. Furlan. As secretarias de Mobilização e Assistência Social lideram a força-tarefa.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Macapá, em ação conjunta das secretarias de Mobilização e Participação Popular (Semopp) e Secretaria de Assistência Social (Semas), já distribuiu mais de 10 mil fardos com água mineral às famílias residentes no arquipélago do Bailique, distrito totalmente afetado pela crise da água salgada.

O avanço do oceano Atlântico sobre o rio Amazonas tornou-se um verdadeiro problema para os moradores do distrito localizado a 180km da capital Macapá, onde a água doce, agora salgada, está totalmente imprópria para o consumo humano. O fenômeno ocorre sempre no segundo semestre e de acordo com os moradores, a cada ano que passa fica mais intenso.

“Antes não era assim. De uns anos pra cá chegou este problema e não podemos usar a água salgada para quase nada. Isso é uma dificuldade muito grande pra nós, e fica pior a cada ano que passa”, diz o pescador Agnaldo Ferreira, de 42 anos, que mora na comunidade da Freguesia.

No dia 14 de outubro, a Prefeitura iniciou as estratégias de enfrentamento a esta crise após a assinatura do decreto municipal nº 5.540, que declarou situação de emergência no local. Mais de 12 mil fardos de água já enviados foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social

A região norte foi a primeira a ser abastecida com os pacotes de água mineral. Foram as comunidades Bom Amigo, Igarapé Grande, São Pedro do Bailique, Igaçaba, Capinal 2, Papagaio, Bom Sossego, Campos do Jordão, Equador, Maranata, Boa Esperança, Arraiol, Livramento, Freguesia e outros.

Já na zona sul do arquipélago, as comunidades de Andiroba, Carneiro, São Pedro, Maúba, Mupéua, Igarapé Baiano e Porto Fábrica também foram atendidas.

Além dos pacotes de água, que são destinados a todas as famílias afetadas pela água salgada, foram entregues 150 cestas básicas a famílias em vulnerabilidade socioeconômica.

Além das secretarias de Mobilização e Assistência Social, para o abastecimento das comunidades, permanecem em atividade ininterrupta as equipes enviadas também pelas secretarias municipais de Comunicação, Direitos Humanos, Zeladoria Urbana, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal.

Água potável para todos

“Às vezes nos aventuramos de barco para longe à procura de água doce para as nossas necessidades”, disse Maria Benedita, de 44 anos, moradora da comunidade Marinheiro de Fora.

Ela afirma que os 15 pacotes de água mineral entregues irão ser utilizados para consumo próprio e preparo de alimentos em casa.

“Vamos utilizar somente para beber e cozinhar. Só de ter recebido esta quantidade de água já ficamos mais tranquilos e com gratidão por todo o esforço em chegar em cada família a água, mesmo com toda essa dificuldade”, disse a dona de casa.

Maria Joana Amoras é a moradora mais antiga do local. Com 105 anos de idade, ela explica como era a vida antes da água salgada.

“A vida era normal e podíamos fazer tudo com a água do rio, que era tratada e utilizada nos afazeres de casa. Hoje, nem isso mais a gente consegue. As crianças e toda a comunidade estão com problemas de saúde, adoecendo aos poucos”.

A idosa afirma que a força-tarefa da Prefeitura foi uma iniciativa extremamente necessária, já que a população estava pedindo socorro.

“Todos se mexeram para chegar até nós porque sabem da realidade difícil que o povo daqui está vivendo. A água aqui fica muito mais cara quando todo mundo precisa e nem todos conseguem comprar. Por isso todos aqui agradecem por esse trabalho”, afirmou.

Doações

O cidadão interessado em contribuir com a Prefeitura na ação humanitária SOS Bailique poderá doar água mineral na Secretaria de Mobilização e Participação Popular (Semopp), localizada no prédio da Prefeitura de Macapá, na avenida FAB. O ponto de coleta funciona 24h.

- Prefeitura executa ações de combate à malária na zona rural de Macapá

O objetivo é orientar a população, além de proporcionar os testes para diagnóstico precoce da doença.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Nesta sexta-feira (22) agentes de endemias do Departamento de Vigilância Ambiental, por meio da Divisão da Dengue, Divisão da Malária e Divisão da Entomologia, realizaram ações conjuntas na comunidade do Bonito, localizada no KM 14, zona rural de Macapá.

Controle vetorial, detecção ativa, teste rápido e gota espessa para malária, orientação sobre vetores e busca ativa de criadouros foram algumas das atividades desenvolvidas pelas equipes na localidade.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da Semsa, Bruno Barros, cerca de 40 residências foram inspecionadas.

“Através da busca ativa, para o diagnóstico da malária, utilizamos um método simples, mas eficaz e de baixo custo chamado lâmina gota espessa. A gota espessa é o exame mais utilizado nas áreas endêmicas, adequado à alta sensibilidade. Mais 8 testes rápidos foram disponibilizados para atender os moradores”, explicou.

Apesar das equipes encontrarem criadouros propícios para a proliferação do vetor, não foram registrados focos nos locais. O diagnóstico da malária baseia-se no achado do parasita em amostras de sangue dos moradores das localidades endêmicas.

As equipes do município atuam de forma constante nos bairros e nas áreas rurais da capital, o objetivo é orientar a população, além de proporcionar os testes para diagnóstico precoce da doença.

Malária
A malária começa como uma gripe. Os primeiros sintomas surgem entre 9 e 14 dias após a infecção. Febre, calafrios, suor, dor nas articulações, dores de cabeça, vômitos frequentes, convulsões e coma fazem parte do diagnóstico da doença. Sendo infecciosa e grave, causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitido ao ser humano na maioria das vezes pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados.

- UBS São Pedro oferta consulta com cardiologista para idosos do Projeto Viver é Melhor

Os idosos atendidos na própria unidade também foram consultados pela especialista.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Na quinta-feira (21), idosos do Projeto Viver é Melhor e idosos pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro receberam consulta médica com cardiologista. Os atendimentos fazem parte do critério para participar das ações desenvolvidas com educador físico nas UBSs. Atualmente, existem 17 grupos que desenvolvem atividades físicas com este público da terceira idade.

As atividades buscam melhorar o condicionamento físico e proporcionar momentos de lazer através dos exercícios. Para participar do projeto o idoso deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, levar o cartão do SUS e estar em dia com os exames médicos.

A consulta médica pode ser realizada na hora da inscrição na unidade que o idoso estará vinculado. “Esse é o procedimento correto para receber os idosos. Proporcionamos diversos atendimentos básicos de saúde garantido a segurança na prática de exercícios que é fundamental na melhor idade”, frisou a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

Para muitos idosos a frequência na realização de exames médicos ainda é rara, alguns procuram apenas quando necessário, já outros frequentam regularmente, é o caso do aposentado Raimundo Marques de Souza, de 62 anos, que esteve com a especialista e realiza com frequência os exames de rotina.

“Sou diabético, por conta da doença perdi parte da perna e agora os cuidados são redobrados”, disse o paciente.

A consulta com cardiologista é realizada todas as quintas-feiras, de acordo com a demanda das UBSs que recebem este público. O encaminhamento é feito através do educador físico responsável por cada grupo.

- Moradores e empresários aprovam implantação do sistema binário das avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio

As vias serão convertidas em paralelas binárias, cada uma com um sentido único. Mudança acontece a partir das 14h de sábado, dia 30.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá 

A maioria dos moradores e empresários das avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd apoiam a mudança na direção das vias, que serão convertidos para o sistema binário a partir das 14h, do próximo dia sábado (30). Com o novo sentido no fluxo do trânsito, avanços na economia, segurança e acessibilidade contemplarão público que reside e comercializa nas vias.

O vendedor de uma loja de veículos localizada na Padre Júlio, Eugênio Nóbrega, acredita nos benefícios e segurança do sistema binário. “Tenho certeza que o trânsito vai melhorar consideravelmente tanto para os motoristas como pedestres. A expectativa é a redução no número de acidentes e a fluidez de veículos. Além disso, o acesso à nossa loja fica mais fácil para os clientes”, comemorou.

Moradora da Cora de Carvalho há mais de 30 anos, dona Nelma Silva avalia a mudança na via como positiva. “É muito comum presenciarmos batidas entre veículos e atropelamentos constantes nos cruzamentos, então acredito que a via em um único sentido vai diminuir esses riscos. Fico feliz em ver o trabalho de sinalização da Cora, porque sei que isso vai proporcionar segurança não somente para o motorista como os ciclistas e pedestres”, disse Nelma.

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) avança na sinalização das vias – vertical e horizontal – com realocação de semáforos e placas e pintura de faixas e centralização.

Para o empresário da Padre Júlio, Daniel Pereira, a implantação do binário vai possibilitar um fluxo maior nas avenidas, aumentando as vendas das lojas e segurança no tráfego. “Nossa expectativa é grande quanto à redução de congestionamento, visto que no horário de pico o trânsito fica complicado”, afirma.

Sistema Binário
O sistema possibilitará que as vias desafoguem o volume de tráfego em horários de pico, comum para a Padre Júlio – uma arterial de mobilidade para o transporte coletivo, motoristas particulares e de carga, assim como pedestres e ciclistas.

As vias serão convertidas em paralelas binárias, cada uma com um sentido único. A avenida Padre Júlio será sentido Oeste/Leste (da Rod. Duca Serra à Rua São José) e avenida Cora de Carvalho sentido Leste/Oeste (da São José à Duca Serra).

Para manter a população informada sobre o sistema binário, a CTMac tem realizado campanhas educativas em emissora de TVs, rádios e redes sociais, além da distribuição de folders em toda a capital. Em caso de dúvidas e sugestões a companhia disponibiliza para a população o número (96) 98100-0799.

 

- Prefeito Dr. Furlan fiscaliza andamento das obras em Macapá

No total, foram visitados 17 equipamentos públicos que estão em execução.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fotos: Adevaldo Cunha

Desde o início de 2021, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, vem entregando à população da capital uma série de equipamentos públicos. São espaços voltados à saúde, cidadania, empreendedorismo, educação e lazer que dão um aporte na melhoria da qualidade de vida da população da capital, das comunidades e dos distritos. Paralelo às entregas, também foram assinadas uma série de ordens de serviços visando a entrega de mais serviços públicos. Neste sábado (23), o chefe do Executivo, acompanhado dos secretários municipais, visitou as obras em andamento.

“Estamos trabalhando para melhorar a vida dos moradores e vamos fazer isso com toda dedicação possível. Através dos equipamentos públicos que já entregamos e os que ainda vamos entregar, levaremos a Prefeitura e seus serviços para mais próximo da população, que é quem precisa deles”, afirmou o prefeito.

No total, 17 obras foram visitadas e entre elas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano, Arenas Fazendinha e Murici, Creche Tia Soró e o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Fazendinha.

Para a dona de casa Rubilene Nogueira, de 45 anos, a Prefeitura de Macapá está trabalhando para atender as necessidades do povo. “Há algumas semanas encontrei com o prefeito no Parque de Exposições da Fazendinha e falei para ele que nossas crianças não estavam conseguindo estudar por causa da falta de transporte e rapidamente ele solucionou isso”, conta.

Rubilene avalia que as obras que serão entregues no bairro vão melhorar a qualidade de vida dos moradores da Fazendinha, Vila Matadouro e Murici. “O que a Prefeitura vem fazendo está maravilhoso e esses espaços vão melhorar muito a nossa vida. Essas obras são bem-vindas e eu agradeço por tudo que estão fazendo nessa região”, completou a moradora.

A agenda de visitas também passou pelo Creas Nova Esperança e Buritis, Feira da 1º de Maio, Estádio Glicério Marques, Praça Jaci Barata, Arena Chico Noé, Laboratório Central de Macapá (Lacem), Creches Sol Nascente e Lagoa Azul, Centro Covid, Arena Boné Azul e Unidade Básica de Saúde (UBS) Macapaba.

De acordo com o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Cássio Cruz, dos equipamentos públicos visitados, o primeiro a ser entregue será a UBS Macapaba, que teve a ordem de serviço assinada em 30 junho.

A obra foi possível devido ao acordo firmado entre Município e Estado, que cedeu o lote para construção do equipamento de saúde. A unidade custará R$2.405.000,00, sendo R$1.042.000,00 de repasse federal enviados pela parlamentar Janete Capiberibe em 2019 e R$1.363.000,00 de contrapartida municipal. Além disso, o espaço conta com uma emenda de R$907 mil do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB), que é destinada à aquisição de equipamentos.

“Faremos a entrega em novembro e isso se dá em função da agilidade na execução da obra por parte da empresa para que ela fique pronta ainda no verão”, afirmou.

O secretário Cássio destaca ainda que essa agilidade não se aplica somente a UBS que será entregue, mas também às demais obras que estão em execução. “Nossas obras têm aproveitado o verão e todas têm uma evolução muito boa. As empresas aumentaram o efetivo para avançar na entrega antes que o inverno chegue”, completou o secretário.

- Comunicado: sábado (23) não haverá divulgação do Vacinômetro

A medida se dá em função de uma manutenção no LocalizaSus.

A Prefeitura de Macapá informa que excepcionalmente neste sábado (23), não haverá divulgação do Vacinômetro, com as informações a respeito do andamento da vacinação contra a Covid-19 na capital. A medida se dá em função de uma manutenção no LocalizaSus, sistema do Ministério da Saúde que concentra as informações a respeito da campanha de vacinação. O mesmo está fora do ar, impossibilitando o acesso ao banco de dados.

Fonte: Prefeitura de Macapá