Cotidiano

Governo confirma casos de covid-19 em tripulação de navio estrangeiro fundeado na costa do Amapá





Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido  

O Governo do Estado confirmou casos de covid-19 em 2 dos 18 tripulantes do navio C.S.Sonoma, que está fundeado na costa amapaense, desde a última quarta-feira, 20. A embarcação tem bandeira das Bahamas e veio de Abidjan, na Costa do Marfim, com destino à Itacoatiara no estado do Amazonas.

Dez tripulantes são da Índia, sete são de Myanmar e um é de Blangadesh. Destes, cinco receberam a vacina contra a covid-19 - nenhum deles apresentou sintomas da doença

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) monitora a situação desde que foi informada pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) que um dos passageiros apresentava quadro de febre e outros sintomas da covid-19.

Uma equipe de profissionais esteve no navio na quinta-feira, 21, para realizar os testes antígenos em toda tripulação e continua o trabalho de telemonitoramento. As amostras colhidas passarão pela triagem do Laboratório Central (Lacen) para verificar se estão enquadradas nos critérios de sequenciamento genômico em busca de variantes.

"Estamos tomando todo cuidado possível e seguindo todas as normativas de segurança já preestabelecidas para esse tipo de caso, lembramos que todo esse processo é a garantia de segurança para a tripulação e também para a população amapaense", manifestou o superintendente da SVS no Amapá, Dorinaldo Malafaia,

O quadro clínico da tripulação é acompanhado de forma constante pela equipe clínica da SVS. Um dos tripulantes está com sintomas mais acentuados, por isso está em análise se ele precisará ou não de atendimento médico em solo nas próximas horas.

Confira outras notícias:

- Governo do Estado e Hospital de Amor ofertam exames de mamografia e PCCU para mulheres de Amapá

Por: Poliana Tavares 

O Governo do Amapá e o Instituto de Prevenção Hospital de Amor ofertaram exames de mamografia e PCCU para mulheres do município de Amapá em uma unidade móvel em frente à escola Escola Estadual Veiga Cabral.

Foram 60 mamografias e 80 exames de PCCU para as mulheres já agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Amapá. Os atendimentos de saúde fazem parte da programação do aniversário de 120 anos da cidade, coordenada pelo Governo do Estado.

A autônoma Ana Rosa Mira, do bairro Bom Sossego, zona central do município, ficou feliz com a oportunidade de ter acesso ao exame de PCCU pela segunda vez.

 

“Fui uma das primeiras atendidas, agora é só aguardar o resultado e seguir cuidando da saúde, que deve ser prioridade na vida da gente. Aproveito para incentivar todas as mulheres aqui do município, para não perderem essa oportunidade , deixar de lado o medo e fazer os exames preventivos”,contou.

O exame de PCCU deve ser feito por mulheres entre 25 e 64 anos. O de mamografia, por mulheres entre 40 e 69 anos. Pacientes que não estiverem nesta faixa-etária devem ir com encaminhamento médico.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da unidade móvel , Kamila Dias, após a coleta de todo o material dessas mulheres, o resultado costuma sair em 60 dias.

No caso de alguma alteração, imediatamente a unidade entra em contato para orientar acerca da próxima etapa que consiste atendimento médico e hospitalar.

“A importância de rastrear esses municípios, oportuniza exames importantes na prevenção de doenças sem grandes deslocamentos para as mulheres que têm dificuldade de ir até a capital em busca por esse tipo de atendimento” , destacou, Kamila Dias.

O Hospital de Amor é conveniado com o Governo do Estado, que garante o custeio, do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama.

O programa oferta os exames, além do funcionamento da unidade, com manutenção do prédio fixo e instituto móvel, recursos humanos, engenharia clínica, exames, farmácia, água, luz, internet, entre outros.

- Governo inclui 190 novos bolsistas do Amapá Jovem no município de Amapá

Por: Claudio Morais 

O Governo do Estado realizou a inclusão de 190 novos bolsistas aprovados na 7ª chamada do programa Amapá Jovem no município de Amapá. Os candidatos aptos às vagas participaram da aula inaugural em meio as comemorações de 120 anos da cidade.

A aula inaugural, que ocorreu na quadra da Escola Estadual Vidal de Negreiros, tem como principal objetivo informar os beneficiários sobre os regulamentos, oportunidades e atividades desempenhadas nos polos dos municípios.

O Amapá Jovem é um programa do Governo do Estado voltado para formação, qualificação e fortalecimento de políticas públicas para a juventude. Com esses 190 novos bolsistas, a iniciativa chega a atender 560 beneficiários ativos no município que recebem bolsa-permanência no valor de R$ 150 para desenvolverem as atividades.

Em cumprimento de agenda no município, o governador Waldez Góes participou da aula inaugural e, em discurso, destacou a importância do programa para o fortalecimento de políticas públicas para a juventude.

“Uma característica marcante das nossas políticas públicas para a juventude é o papel ativo dos jovens na formulação e execução das políticas para essa população. E é desta forma que seguiremos fortalecendo e ampliando o alcance do Amapá Jovem, para termos a nossa juventude cada vez mais capacitada para o mercado e, acima de tudo, para o exercício da cidadania”, disse

Segundo o secretário titular da Sejuv, Pedro Filé, o programa tem mudado a vida de milhares de jovens que são inseridos no mercado de trabalho e também encontram dentro das atividades ofertadas novos caminhos de sucesso para a vida.  

“O Amapá Jovem não é um programa de transferência de renda, mas de capacitação e fortalecimento do indivíduo. O foco principal é a qualificação e direcionamento dessa juventude para longe da vulnerabilidade e para perto da educação”, explicou.

Há três anos como bolsista no município de Amapá, o estudante Mateus Barbosa, de 20 anos, atribui a nota 980 em redação (a máxima é 1000) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos frutos que colheu durante as atividades do programa. O Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. Atualmente, o bolsista é acadêmico da Universidade Estadual do Amapá (Ueap).

“Só de tirar a gente da rua, já é um ganho para a educação, mas o programa vai além. O Governo me ofereceu cursos, capacitações, workshops por meio do Amapá Jovem, e isso fortalece não somente os estudos, mas também a autoestima. Eu acreditei que poderia começar a sonhar e, depois, acreditei que poderia vencer”, ressaltou.

- Covid-19: Governo confirma novos casos da variante delta em três municípios amapaenses

Por: Nathanael Zahlouth  

O Governo do Estado confirmou 13 casos da variante delta do coronavírus no Amapá. São oito casos na capital, três em Santana e dois em Oiapoque.

O sequenciamento genético das amostras foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), após triagem feita pelo Laboratório Central do Amapá (Lacen). As amostras foram coletadas entre o fim de agosto e o início de setembro.

No total, são 16 casos confirmados no Amapá, uma vez que outros três já haviam sido notificados no início de setembro, destes nenhum apresentou agravamento no seu quadro de saúde.

Reforço na prevenção

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) já vem reforçando as atividades de vigilância na fronteira e nas barreiras sanitárias, especialmente, na capital e em Santana, que são as regiões mais populosas.

A Superintendência também mantém a atividade de triagem e fiscalização na área portuária em Santana e no Aeroporto Internacional de Macapá.

Triagem das amostras

O Lacen faz uma triagem com todas as amostras coletadas no estado para é investigar se elas atendem aos critérios, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, para a verificação se há necessidade de envio delas a Fiocruz, instituição referência para sequenciamento genético em busca de variantes.

Delta

A variante Delta é conhecida pelo alto índice de transmissão. No Amapá, embora a confirmação dos casos da variante sejam registrados em três municípios, somente em Oiapoque houve um aumento da covid-19, por isso todas as amostras positivadas na região da fronteira são enviadas para o Lacen fazer a triagem dos critérios para que seja realizada a busca de variantes.

Diante este cenário, o Governo do Estado deslocou, no final do mês de setembro, equipes clínica, de vigilância sanitária e agentes de saúde para realizar testagem em massa da população, intensificação da vacinação e educação em saúde para incentivo do uso de máscaras, distanciamento social, uso do álcool em gel e todas as medidas sanitárias.

- Jovem Descolado: Governo forma 280 participantes do programa de incentivo ao empreendedorismo

O Governo do Estado encerra mais uma edição do programa Jovem Descolado, que incentiva jovens de 19 a 29 anos em vulnerabilidade social ao empreendedorismo. As formaturas das turmas de Macapá e Santana somam 280 participantes, que passaram por qualificação profissional.

A iniciativa é coordenada pelas Secretarias de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e de Políticas para a Juventude (Sejuv), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela organização sem fins lucrativos Junior Achievement.

Nesta sexta, 100 jovens de turmas de Santana encerraram as atividades e participam da formatura do programa. Na quinta-feira, 21, foram 180 participantes que se formaram e, agora, estão preparados para o mercado de trabalho.

"Incentivos como este preparam os desafios de uma nova cultura de trabalho e empreendedorismo, abrindo novas perspectivas de inserção no mercado. E ainda, geram impactos na redução da taxa de desocupação e dos riscos sociais aos quais os jovens estão expostos", destacou o vice-governador do Estado, Jaime Nunes, que participou da formatura. 

O Jovem Descolado oferta 110 horas de aulas, que incluem marketing pessoal, coach de carreira, relações humanas, atendimento ao cliente, crescer empreendendo, técnicas de negociação, além das novas competências do profissional e novos modelos de negócio.

“É visível o comprometimento dos jovens que diariamente enfrentaram e venceram barreiras para concluir os módulos, mostrando além da força de vontade, valorizando o que é bom para cada um, pois o conhecimento se leva para o resto da vida”, disse o titular da Sejuv, Pedro Filé.

O programa iniciou em 2017 com a proposta de reduzir os índices de desocupação (quando o jovem não estuda e nem trabalha), desemprego e informalidade, além de diminuir os riscos aos quais os jovens em vulnerabilidade social estão expostos. Ao todo, a iniciativa já capacitou profissionalmente 2 mil jovens. Nesta última edição a Sims destinou R$ 100 mil para desenvolvimento das atividades.

Para o jovem empreendedor Rodrigo Cordeiro, de 19 anos, o programa mostrou os melhores caminhos para administrar o próprio negócio. Ele destaca que a participação no Jovem Descolado colaborou planos futuros de expansão e parcerias.

“Estou motivado a estruturar ainda mais o meu negócio, ainda somos apenas uma agência, mas logo vamos nos formalizar e buscar novas formas de investir e expandir meu empreendimento”, afirmou.

- Governo do Amapá distribui mais de 31 mil doses da vacina Pfizer aos municípios

Por: Nathanael Zahlouth 

O Governo do Amapá iniciou a distribuição de 31.464 doses da vacina contra covid-19 Pfizer para os 16 municípios.

O imunizante é destinado à primeira dose de adolescentes de 12 a 17 anos e à segunda dose das pessoas que iniciaram o ciclo de imunização no final de agosto.

Ao longo do dia, as vacinas foram entregues por via aérea aos municípios de Vitória do Jari, Laranjal do Jari e Oiapoque, por questões de logística. As doses são transportadas para as demais cidades por via terrestre, toda operação é acompanhada pelas forças de segurança.

O cronograma de aplicação é de responsabilidade das prefeituras.

“São milhares de vacinas que logo estarão sendo aplicadas nos braços dos amapaenses! Nós estamos reduzindo os índices de óbitos e casos de covid-19 graças à vacinação. Quem ainda não está imunizado deve procurar um ponto de vacinação”, afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Mais vacinação

Ainda na sexta-feira, 22, desembarcaram mais 28.080 doses de Pfizer no Amapá. Elas foram armazenados na Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e serão distribuídas na próxima semana.

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.073.709 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 725.740 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 83,53% receberam a primeira dose da vacina; e 43.36% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

Distribuição por município, doses de Pfizer:

Amapá – 336 doses

Calçoene -390 doses

Cutias – 222 doses

Ferreira Gomes – 276 doses

Itaubal – 204 doses

Laranjal do Jari – 1.932 doses

Macapá – 18.744 doses

Mazagão – 798 doses

Oiapoque – 1.044 doses

Pedra Branca do Amapari – 624 doses

Porto Grande – 824 doses

Pracuúba – 192 doses

Santana – 4.482 doses

Serra do Navio – 198 doses

Tartarugalzinho – 618 doses

Vitória do Jari – 582 doses

Fonte: Portal Governo do Amapá

Piso salarial da enfermagem e carga horária é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa.

IMG-20211022-WA0090

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), atendendo solicitação do deputado Diogo Senior (PMB), discutiu formas de buscar melhorias salarial para os profissionais de enfermagem do Estado do Amapá. Durante a audiência pública, realizada  no plenário Deputado Dalto Martins, foi debatido sobre o projeto de Lei 25642020, que visa instituir o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira, de autoria do Senador Fábiano Contarato (Rede-ES) e está em trâmite no Senado Federal. 

A proposta é fixar o vencimento mensal de  R$7.315,00 para enfermeiros, R$5.120,00 para técnicos e R$3.657,50 para auxiliares e parteiras, levando em consideração uma jornada semanal de 30 horas. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AP), já são mais de 2 milhões de profissionais da enfermagem no Brasil. Desse total, 3.458 estão na rede de saúde pública  do Amapá. Uma fotografia mostrou a realidade da Enfermagem no Brasil e no Estado do Amapá. 

O deputado Diogo Senior, disse que alguns requerimentos já foram encaminhados ao Governo do Estado, para que seja feito um estudo quanto a viabilidade da aceitação do piso exigido pela categoria. De acordo com o parlamentar será montado um grupo de trabalho, para acompanhar junto com a secretaria estadual de Planejamento (Seplan), formas de tornar realidade o salário proposto no projeto. 
Além do salário, foi discutido as condições de trabalho e a situação física e psicológica dos profissionais que estiveram e estão na linha de frente no combate à Covid-19. 

Dados da Pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde, no contexto da Covid-10 no Brasil, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostram que a pandemia alterou de modo significativo a vida de 95% da categoria. "É hora de reverter este quadro, de transformarmos os aplausos da população em medidas efetivas de reconhecimento e valorização dos profissionais que estão 24 horas ao lado dos pacientes, presentes em todos os municípios do Brasil", destacou o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), enfermeiro Quaresma Ferreira, que abordou o tema: A enfermagem na produção de  conhecimento e saúde. 

Participaram da audiência pública os deputados Paulo Lemos (Psol) e Jory Oeiras (DC), representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AP), Dra. Emília Pimentel, que apresentou o perfil da Enfermagem Brasileira, presidente do Sindsaúde, Kliger Fabiano Campos, que expôs a atual condição de trabalho da Enfermagem amapaense, representante do Movimento de Valorização da Enfermagem no Amapá, Ivagne Ribeiro Ferreira, que abordou o tem: Valorizar a Enfermagem, é valorizar o SUS, o secretário estadual de Planejamento, Eduardo Tavares, Dr. Adenilson Silva Almeida, diretor-médico do Hospital de Clínicas do Alberto Lima (Hcal), enfermeira e professora de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap) Dra. Francineide Pereira da Silva Pena e a  representante da Atenção Básica do Município de Macapá, Olinda Consuelo
Participaram de forma online: Zaíra Karla Silva Wei, enfermeira representante do Estado no município de Laranjal do Jari e o enfermeiro no Hospital de Emergência (HE) Oswaldo Cruz de Macapá, Carlos Rinaldo Nogueira Martins, representante do Senac/AP, na função de responsável técnica de enfermagem, Luísa Helena de Sousa Baia da Trindade e  Natalina Mendes Monteiro, técnica de enfermagem do Hospital da Mulher Mãe Luzia. 

Fonte: Assembleia Legislativa do Amapá - Fotos: Gerson Barbosa/Kitt Nascimento

 

- Cooperativa Baixada Pará: Missão em Cuiabá levou representantes da comunidade e novos parceiros para uma excursão técnica

Durante dois dias, 19 e 20 de outubro, cinco representantes dos futuros empreendedores da Cooperativa de Reciclagem da Baixada Pará acompanharam as equipes da Promotoria de Meio Ambiente e SEBRAE/AP, e os novos parceiros da iniciativa, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembléia Legislativa do Amapá (ALAP), Tribunal de Justiça (TJAP) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAO), na visita técnica ao Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) em Mato Grosso. É mais uma etapa prevista e cumprida do Termo de Cooperação Técnica assinado entre Ministério Público do Amapá (MP-AP) e SEBRAE/AP, para capacitação e formalização da primeira Cooperativa de Reciclagem do Amapá.

 

O objetivo da missão foi de conhecer experiências de sucesso nas áreas de reciclagem e sustentabilidade em regiões que avançaram no sistema de proteção ambiental, reaproveitamento de resíduos e criação de instituições empresariais e comunitárias com geração de renda e fomento de empregos. Esta iniciativa fundamenta o processo de concepção e capacitação dos moradores da comunidade Baixada Pará que se preparam para começar a trabalhar a reciclagem de de resíduo de caroço de açaí para ser utilizado na fabricação de material de construção cobogó.

 

No CSS os visitantes foram recebidos pelo superintendente do SEBRAE do Mato Grosso, José Guilherme Ribeiro, que fez um relato sobre os caminhos percorridos até que o Centro entrasse em funcionamento, dez anos atrás. O prédio foi pensado para ser um modelo de arquitetura sustentável, valorizando a sabedoria indígena na construção de aldeias e melhor aproveitamento da natureza, que ganharam adaptações modernas. As inovações no CSS são reconhecidas mundialmente e garantiram prêmios e certificações brasileiras e estrangeiras.

 

Foi possível os visitantes observarem que é viável morar e trabalhar na cidade utilizando energia solar, água da chuva e ventilação natural, fazer coleta seletiva, aproveitar sobras de alimentos para produzir adubo para plantas, reutilizar papel e pneus, eliminar descartáveis plásticos do uso diário. “A visita ao CSS foi nossa porta de entrada neste mundo de possibilidades e boas práticas. É sim possível o ser humano viver no planeta terra usufruindo do que o meio ambiente nos proporciona sem destruí-lo e ainda se organizar social e economicamente.”

 

No roteiro em Cuiabá, organizado pelo SEBRAE do Mato Grosso e Amapá, o grupo esteve acompanhando o trabalho no Ecoponto Lixo Zero com os voluntários do movimento Teoria Verde, que atuam na seleção de resíduos que são vendidos para empresas que fazem o reaproveitamento, e a renda da comercialização é investida em projetos sociais e ambientais, instituições de educação saúde e amparo a vulneráveis. “Estou impressionada com o modo de trabalho deles. Já ouvi falar do Lixo Zero em Macapá, mas não sabia como eles atuavam e de como são importantes para o meio ambiente”, citou Edicleuza Lima, da comunidade Baixada Pará.

 

A segunda parte da visita foi organizada para que os visitantes conhecessem como funcionam os empreendimentos que fazem a reciclagem, como é o sistema de trabalho coletivo, da chegada dos resíduos ao processamento para que se transforme em matéria prima para outros produtos. A empresa Eco Descarte, foi a primeira do roteiro, mostrando como os eletrônicos e eletrodomésticos descartados por empresas e sociedade são reaproveitados, o processo de separação e reciclagem até o produto final, que é colocado novamente no mercado a um preço mais barato.

 

Na Canaã Recicláveis a aula foi sobre reaproveitamento de papel, plástico e papelão, que chegam na empresa após serem comprados de cooperativas de catadores e movimentos como Lixo Zero e Teoria Verde. O processo de triagem, compactação, trituração, descaracterização e destinação final para empresas que reutilizam a matéria foi mostrado. “ Aprendi o quanto é importante o trabalho de cada pessoa. É um ciclo que envolve muitas frentes, principalmente do nosso foco, que é Cooperativismo. Nestes processo todos ganham, do meio ambiente às pessoas envolvidas. Muito interessante ver isso na prática”, pontuou Abinadabe Marques.

 

Para fechar a programação em Cuiabá, os visitantes foram levados até a Cooperativa Alternativa de Catadores, Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente do Mato Grosso (COOREPAM), que faz a reciclagem de embalagens plásticas de produtos de limpeza e alimentos, sacolas, papel, garrafas pet e papelão. A presidente Maria Aparecida e a cooperada Raimunda, fizerem relatos e tiraram dúvidas. A Cooperativa existe desde 2005 e hoje tem 27 famílias sócias, um caminhão, três prensas e são responsáveis por abastecer fábricas que reutilizam o resíduo prensado.

 

“Coletamos em condomínios, nos ecopontos e temos parcerias com associações de catadores. Cumprimos metas, pagamos nossas despesas, mantemos nosso fundo de reserva para emergências da cooperativa e das famílias e um fundo social para ajudar projetos da comunidade, e o lucro é dividido. Não é só querer dinheiro e emprego, é preciso compromisso ambiental, organização e responsabilidade” explicaram as cooperadas.

 

O grupo retornou ao Amapá nesta quinta-feira, 21, com o compromisso de repassar os conhecimentos para os demais integrantes da futura Cooperativa de Reciclagem, e junto com os novos parceiros, dar continuidade ao processo de construção de idéias voltadas para a preservação do meio ambiente, reaproveitamento de resíduos, aproveitamento de energia e água, redução de uso de papel e descartáveis e do descarte de lixo no aterro de Macapá. O promotor Marcelo Moreira irá reunir com os representantes da comunidade Baixada Pará para fazer uma avaliação da missão e organizar os próximos passos para a consolidação da Cooperativa de Reciclagem.

 

“Uma experiência de muito conhecimento para todos que estão envolvidos neste processo de mudança de práticas ambientais voltado para o tripé da sustentabilidade. É preciso o envolvimento de todos, porque os benefícios são para todos, direta ou indiretamente. O SEBRAE é parceiro do MP-AP e agrega um conjunto de ações voltadas para negócios e sustentabilidade. Vamos somar com as entidades parceiras para que o Amapá também seja exemplo de preservação ambiental, geração de renda e conscientização”, disse o diretor-superintendente do SEBRAE/AP, Waldeir Ribeiro.

 

A criação da Cooperativa de Reciclagem da Comunidade Baixada Pará é resultado do projeto de educação ambiental do MP-AP Colorindo o Futuro, planejado e executado pela Promotoria de Meio Ambiente. Neste ano foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, para a capacitação e criação formação da cooperativa. Após as capacitações iniciam os testes do cobogó de caroço de açaí, estudos de mercado e perspectivas de marketing e formalização da instituição.

 

Fonte: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação - Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Mariléia Maciel