Cotidiano

Ações de vacinação contra Covid-19 atendem públicos aptos para 1ª, 2ª e 3ª dose neste sábado (23)





A Semsa dividiu a oferta dos imunizantes em 6 pontos na cidade.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá atende a população apta para receber a 1ª, 2ª e a 3ª dose das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer neste sábado (23), segundo os critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dividiu a oferta dos imunizantes em 6 pontos na cidade.

Confira abaixo horários e pontos de vacinação de cada público:

Públicos nos pontos de drive-thru – 9h às 15h
1ª dose para público em geral com 18 anos +

2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento

Locais:
Drive-thru Zerão
Drive-thru Praça Floriano Peixoto
Drive-thru Curiaú
Drive-thru Marabaixo

Públicos da Unidade Covid Santa Inês e Centro de Especialidades Papaléo Paes – 9h às 15h

1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos
2ª dose de Pfizer para quem está com período de recebimento até 25/10
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 50 anos + com comorbidades
3ª dose para profissionais da Saúde

OBS: O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos/profissionais de saúde e 21 dias para 50 anos + com comorbidades.

Documentos
(Originais e cópias)

CPF
Documento oficial com foto
Comprovante de residência
Carteira de vacinação (com indicação de 1ª ou 2ª dose para os grupos correspondentes)
Laudo médico para comorbidades
Comprovante ou declaração de vínculo (contracheque, crachá ou documento da instituição) para profissionais de saúde.

 

Confira outras notícias:

- Improir planeja programação em alusão aos dias do Hip-Hop e da Consciência Negra em parceria com entidades

Federação de Hip-Hop e coordenação da Caminhada da Consciência Negra estão à frente dos eventos.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas De Promoção da Igualdade Racial

Na tarde de quinta-feira (21), a diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina, reuniu com o presidente da Federação de Hip-Hop e coordenador da Caminhada da Consciência Negra, Carlos Augusto Paulo Axé, para planejar a programação em alusão ao Dia Municipal do Hip-Hop e Dia da Consciência Negra.

De acordo com a organização, o objetivo é propagar a cultura do hip-hop e despertar a consciência social e tirar a imagem marginalizada da modalidade. Já para o dia dedicado à reflexão sobre a consciência negra, uma caminhada com a participação de representantes de religiões de matrizes africanas, do marabaixo e do hip-hop, dentre outros movimentos, vão sair às ruas para pedir um basta ao preconceito e à intolerância.

O movimento hip hop foi adotado, sobretudo, pelos jovens negros e pobres como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a injustiça social e a exclusão. “O hip hop tem servido de ferramenta de integração social, além da ressocialização de jovens das periferias no sentido de romper barreiras que ainda integram nossa sociedade”, explica Carlos Augusto.

Cientes do momento delicado enfrentado pela população mundial com a pandemia de Covid-19 e, levando em consideração os protocolos de enfrentamento em combate ao vírus, todos os demais cuidados necessários serão tomados para a realização da programação.

“É um momento de reflexão, de aglutinação política, de avaliação das conquistas alcançadas e o que precisa ampliar. A luta iniciou com os antepassados, com o Zumbi, mas continua atual. Precisamos expor as desigualdades que ainda acometem profundamente a população negra na construção da sociedade brasileira e do estado do Amapá”, pontou Paulo Axé, coordenador da Caminhada da Consciência Negra, planejada para ocorrer em 20 de novembro.

“Nosso objetivo este ano é oportunizar o apoio aos diversos segmentos que valorizam a população negra de Macapá e um projeto como este, que prioriza a juventude do hip-hop, e um momento de reflexão com a caminhada, tem nosso total apoio”, finaliza Maria Carolina, diretora-presidente da Improir.

- Ação na Feira: nutricionistas promovem ação educativa na Feira Maluca

A alimentação é um direito de todos e está garantida pela Constituição. Todas as UBSs do município oferecem atendimento com nutricionistas.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Na quinta-feira (21) a Coordenação de Nutrição e Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria coma Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e acadêmicos de nutrição da Faculdade Estácio Seama realizaramo projeto ‘Ação na Feira’, em alusão a Semana Macapá Saudável. A atividade foi desenvolvida na Feira Maluca, localizada no bairro Novo Buritizal.

A ação teve mesa expositiva de alimentos saudáveis que devem fazer parte da alimentação da população, mostrando a classificação de alimentos segundo o Guia Nutricional da População Brasileira. A atividade busca educar a comunidade sobre quais são os alimentos fundamentais para o dia a dia e quais alimentos evitar ou reduzir o consumo.

“O ideal é consumir alimentos integrais, frutas e legumes que são ricos em nutrientes. Existem 10 passos de como obter uma alimentação adequada, então, estamos distribuindo o material educativo para feirantes e clientes tentarem incluir aos poucos uma alimentação saudável no seu dia a dia”, explicou a nutricionista, Olga Jesus.

Durante a ação, as pessoas presentes puderam realizar avaliação nutricional, orientação de atividades físicas, massagem terapêutica, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. “Moro aqui perto e sempre venho comprar na feira, hoje me deparei com a equipe de saúde e vim verificar minha pressão. Estava olhando a mesa dos nutricionistas e estou em dia com minha alimentação, comendo tudo que é recomendado”, disse o aposentado Josino Alves de Sousa, de 77 anos.

“A alimentação é um direito de todos e está garantida pela Constituição. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município oferecem atendimento com nutricionistas. A consulta com profissional é necessária para prevenção de doenças”, concluiu Olga.

Para secretária municipal de Saúde as ações desenvolvidas mostram um resultado positivo e colaboram na aproximação da comunidade com os serviços de saúde.

“Parece simples, mas essas ações influenciam na vida das pessoas. Ter esse contato direto com os profissionais, poder tirar dúvidas e ainda receber os serviços de saúde. Buscamos desenvolver as atividades fora das unidades e assim alcançar diversos públicos”, destacou.

- Outubro Rosa: programação segue atendendo mulheres de distritos e bairros de Macapá

Atendimentos como mamografia, PCCU, massagem, auriculoterapia, ventosaterapia e limpeza de pele estão sendo ofertados.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Na quarta-feira (20), moradoras do distrito Santa Luzia do Pacuí participaram da ação de saúde desenvolvida pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em alusão ao mês Outubro Rosa. Além das moradoras dos distritos, mulheres da capital também estão sendo atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A busca ativa das pacientes em outras localidades acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que disponibiliza transporte para buscar e deixar as mulheres em suas residências. O atendimento médico deste público é realizado na UBS Congós.

“No total, nove distritos estão recebendo ações de saúde voltadas ao público feminino, e ainda temos Macapá, em que a maioria das UBSs estão proporcionando atendimentos a essas mulheres, ou seja, nossa expectativa é alcançar todas as mulheres na faixa etária de rastreamento para mamografia e PCCU e oferecer a elas um momento de lazer e bem-estar através da massagem, auriculoterapia, ventosaterapia, limpeza de pele, entre outros serviços”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

UBSs Novo Horizonte e Perpétuo Socorro
A UBS Novo Horizonte também realizou uma vasta programação na unidade e disponibilizou serviços de beleza, clinico geral, ginecologista, dentista, consulta de enfermagem, teste rápido, aferição de sinais vitais, palestras e coleta de PCCU.

Na quinta-feira (21), foi a vez da UBS Perpétuo Socorro, onde moradoras foram em busca de atendimento e receberam orientações sobre como enfrentar o câncer de mama e ainda puderam realizar consultas com clínico geral, ultrassonografia, consultas de pré-natal, nutricionistas, serviço social, coleta de PCCU, vacina, exames laboratoriais e limpeza de pele. Na unidade o atendimento aconteceu no período da manhã e tarde, em parceria com o Sesc Amapá.

Fonte: Prefeitura de Macapá