Cotidiano

Novos MacBooks Pro de 14″ e 16″ têm HDMI, MagSafe, M1 Pro/Max e notch





Depois de muita espera, eles enfim estão entre nós: sim, senhoras e senhores, os novos MacBooks Pro já estão entre nós — com muitas, muitas novidades, a começar pelos novos modelos: além das já tradicionais 16 polegadas, temos um modelo de 14 polegadas substituindo o anterior, de 13″. Mais precisamente, os novos modelos são de 16,2″ e 14,2″.

O design também está completamente alterado. O chassi em alumínio unibodynão mudou radicalmente, mas o dispositivo tem um corpo ligeiramente mais rechonchudo e pés mais pronunciados, com até 50% mais ar circulando pela parte de baixo do dispositivo.

E, como previsto (e tão pedido), a Apple adicionou mais portas à nova geração dos computadores. Temos aqui três portas Thunderbolt 4, uma HDMI, um leitor de cartões SD e o retorno do MagSafe — agora chamado de MagSafe 3, mas ainda utilizado para carregar sua máquina (mais rapidamente) por meio de um conector magnético. Ainda é possível carregar via Thunderbolt, também. Ah, a saída para fones de ouvido também permanece!

A tela dos dispositivos também foi radicalmente alterada. Agora, suas bordas são mínimas (3,5mm) e — sim! — o MacBook Pro tem um recorte (notch) para chamar de seu. Os displays são Liquid Retina XDR, de Mini LED, e trazem a tão pedida tecnologia ProMotion: os painéis conseguem alterar dinamicamente a taxa de atualização até 120Hz, economizando bateria e dando uma experiência muito mais suave para os usuários. A resolução das telas também aumentou, com densidade de pixels maior em relação à geração anterior. E o brilho é incomparável, com 1.000 nits sustentado e 1600 nits de brilho máximo.

Ainda na parte de cima, o notch tem — soem as trombetas — uma câmera FaceTime HD com captura em 1080p e lente de quatro elementos, com abertura maior e performance duas vezes melhor em cenários de pouca luz. É a melhor câmera já posta num Mac, segundo a Apple (o que não é grande coisa, sejamos sinceros).

Descendo ao teclado, vemos que ele agora fica abrigado num painel completamente preto. E sim: a Touch Bar está oficialmente morta — no lugar dela, temos a volta das teclas de função, desta vez com a mesma altura dos demais botões do teclado. O Touch ID permanece, claro, no canto superior direito.

Em termos de áudio, temos três microfones com qualidade de estúdio e ruídos reduzidos em 60%. São seis alto-falantes (dois tweeters e quatro woofers) com graves 80% melhores e suporte ao Áudio Espacial.

A performance, claro, é de cair o queixo (segundo a Apple, claro). Os novos MacBooks Pro serão equipados com os chips M1 Pro e M1 Max, e a Maçã prometeu performance duas vezes melhor no novo modelo de 16 polegadas em relação à máquina anterior com Intel Core i9. Os gráficos são 2,5x melhores (no M1 Pro) ou 4x melhores (no M1 Max). Os SSDs também são muito mais rápidos, com velocidade de leitura de até 7,4GB/s, e a memória unificada pode chegar a 64GB.

Mesmo com toda a potência divulgada, a bateria dos novos modelos também é impressionante: o MacBook Pro de 14 polegadas durará até 17 horas em reprodução de vídeos, enquanto o de 16″ resistirá por 21 horas. Ambos os modelos terão suporte à recarga rápida via MagSafe.

Os novos MacBooks Pro serão vendidos em versões prateada e cinza espacial, com pré-venda iniciada hoje em países selecionados e vendas na semana que vem. O modelo de 14 polegadas partirá de US$2.000, enquanto o de 16 polegadas partirá de US$2.500. O MacBook Pro de 13 polegadas atual permanecerá na linha, com preços inalterados.

Fonte: MacMagazine