Cotidiano

Mais de 400 mil macapaenses receberam a dose da vacina contra Covid-19





A Prefeitura de Macapá segue o cronograma de vacinação visando imunizar toda a população.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

A Covid-19 é uma doença que causou medo e insegurança na população. A esperança veio com o surgimento da vacina contra a doença. Macapá iniciou a aplicação da primeira dose em janeiro deste ano e até o momento já imunizou mais de 400 mil munícipes, correspondendo a um total de 76, 27% de toda a população.

Desse total, 281.794 foram de D1 e 123.878 foram de D2. Em relação à dose única, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aplicou 6.357 doses. Em relação aos grupos prioritários, 182. 197 foram vacinadas com a primeira dose e 110. 787 com a segunda dose. Com dose única, foram aplicadas 883 para este público.

O município de Macapá recebeu 468. 368 doses para aplicar na população. Os dados são do Localiza SUS, sistema do Governo Federal. A Prefeitura segue o cronograma com o objetivo de imunizar toda a população.

Dose de reforço
A iniciativa se dá em função da Nota Técnica n º 27 de 2021 do Ministério da Saúde (MS), que orienta os estados e municípios quanto à administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19. Até o momento, já foi aplicado mais de mil doses de reforço.

- Operação Saturação: veículos são apreendidos por transporte irregular de passageiros em Macapá

Cerca de 38 veículos, entre carros, motos e caminhões foram apreendidos. As ações continuam acontecendo em datas e locais específicos por tempo indeterminado.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Equipes da Companhia de Trâncito e Transporte de Macapá (CTMac), Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) e Policia Militar (PM) realizaram nesta sexta-feira (15) mais uma etapa da Operação Saturação, que combate o transporte irregular de passageiros nas zonas norte e sul da capital. 

Ruas e avenidas foram ocupadas por agentes de trânsito, guardas civis municipais e policiais militares para combater a prática de transporte de passageiros de forma irregular.

Até o final da ação da operação, a CTMac apreendeu cerca de 38 veículos, entre carros, motos e caminhões. As ações continuam acontecendo em datas e locais específicos por tempo indeterminado, com o intuito de coibir a infração e garantir a segurança no trânsito.

Os pontos de abordagem são montados em locais de grande fluxo de pessoas em busca de transporte. O principal objetivo é tirar de circulação condutores que atuam na clandestinidade, colocando em risco a própria vida e a dos passageiros.  

“As pessoas que utilizam transporte clandestino correm diversos riscos, visto que estes tipo de transporte não passa pela vistoria de seguranças do puder público, os pilotos e motoristas não passam por cadastro para apresentação de certidões criminais e cursos de capacitação para direção defensiva e muitos não são se quer habilitados, o que aumenta muito a possibilidade de acidentes e outras ocorrências criminais graves”, explica o diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas.

 

- Outubro Rosa: moradoras da zona norte recebem ações de saúde no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes

 

São mais de quarenta serviços de saúde disponibilizados para o público feminino, além dos exames de rotina.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

O Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (Ceppaes) iniciou a programação direcionada às mulheres da zona norte de Macapá com serviços de saúde, em alusão ao Outubro Rosa. A programação acontece também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contemplando todos os bairros da capital e ainda as mulheres dos distritos. São mais de quarenta serviços disponibilizados para o público feminino, além dos exames de rotina, que fazem parte dos atendimentos do dia a dia nas unidades.

A programação no Ceppaes é direcionada ao público feminino, possibilitando o atendimento dessas mulheres no período da manhã e tarde, de acordo com o número de senhas distribuídas. Edilane Rocha aproveitou e levou a mãe para realizar exames de saúde e obter sua consulta médica.

“Chegamos cedo para receber o atendimento para minha mãe, que parou de fumar há bastante tempo, mas ainda assim esses exames são necessários devido alguns sintomas de cansaço adquiridos por conta do tempo de fumante”, disse Edilane.

A mãe de Edilane, Maria Lucia Cardoso, é dona de casa, tem 49 anos, e relata que fumava quarenta carteiras de cigarro por dia e que atualmente percebeu os danos do fumo à saúde.

“Vou fazer novos exames para verificar a situação do meu pulmão. Já faz um ano que parei, mas se continuasse com o vício teria minha saúde ainda mais prejudicada. Este é um mês de prevenção do câncer de mama e também de outras doenças que afetam a saúde da mulher”, disse Maria.

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, reforça a fala da dona de casa e orienta as mulheres sobre a importância do autocuidado, em especial neste período em que outros serviços estão sendo ofertados.

“Desde o início do mês de outubro estamos fazendo o chamamento das mulheres para que procurem a unidade mais próxima de sua residência e faça os exames de rotina, e convidem todas as mulheres para participar deste ato de amor que é cuidar da saúde”, acrescentou a gestora.

Ação nas UBSs
Dando continuidade aos atendimentos, quatro UBSs realizaram o dia especial com o público feminino que procurou atendimento médico nesta sexta-feira nas unidades de saúde: corte de cabelo, massagem, máscara de argila, palestras, café da manhã e brindes marcaram o dia das unidades Pantanal, Rubim Aronovitch, São Pedro e Congós que recepcionou e atendeu as mulheres do distrito do Coração, Porto do Céu e ramal das Mulheres.

 

 

- Programação reúne crianças com brincadeiras e distribuição de brindes no Cras Felicidade

Ao todo30 crianças participaram do evento, que teve o objetivo de fortalecer os vínculos familiares.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

“Eu gosto de ser criança mesmo, porque criança só brinca”, disse sincero o pequeno Brayan Natan, de 6 anos. Ele foi uma das crianças participantes da programação realizada nesta sexta-feira (15), pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Felicidade. O evento de lazer teve diversas brincadeiras, participações especiais, além da distribuição de lanches e brindes.

De acordo com a coordenadora do Cras, Suellem Farias, a programação teve o objetivo de aproximar mais as crianças do ambiente do Cras, iniciativa que busca fortalecer os vínculos familiares.

“Nosso objetivo foi trazê-las para ter um momento de lazer e felicidade e sobretudo, agregar pais e filhos ao sistema de convivência do Cras”, disse a coordenadora.

O evento contou com a participação especial de personagens bem conhecidos pela criançada: Homem-Aranha, Capitão América, Naruto, Chapeuzinho Vermelho e Monteiro Lobato.

A pequena Eloá Araújo Picanço, de 6 anos, não escondeu o espírito de competitividade e afirmou que o que mais gosta de fazer é brincar com os amiguinhos. “Eu gosto mais é de brincar com os meus amigos e também ganhar na corrida”, disse Eloá.

A distribuição dos brindes contou com o apoio do Laboratório Médico Dr. Paulo J. Albuquerque.

- Parceria entre Prefeitura de Macapá e Infraero vai otimizar segurança viária e mobilidade urbana na capital

Infraero adiantou que pretende realizar eventos culturais nas dependências do aeroporto. CTMac segue acordando parcerias com instituições de Macapá.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A Prefeitura de Macapá vem estreitando as atividades com órgãos e instituições a fim de otimizar a mobilidade urbana da capital. Dando continuidade às parcerias, na sexta-feira (15) a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e Infraero pactuaram ações para melhorar a segurança viária do município.

Durante a visita, a equipe técnica da CTMac apresentou demandas relacionadas ao trânsito na cidade, como a cessão de uma área de 42 metros pertencente à Infraero, localizada no bairro Alvorada. Com o terreno, a Companhia pretende melhorar a visibilidade dos motoristas no sentido Cora de Carvalho-Duca Serra.

Solicitaram ainda o recuo de 5 metros do muro onde fica a Via Azul, em uma área próxima à ponte Sérgio Arruda, a fim de melhorar o tráfego no local e, ainda, possibilitar um espaço de embarque e desembarque adequado no Aeroporto de Macapá para usuários de aplicativo de mobilidade.

O diretor- presidente da CTMac, Marcílio Dantas, ressaltou que a concretização das solicitações vai gerar benefício ao trânsito e garantir mais segurança e fluidez na malha viária da capital.

“Estamos aproximando a Prefeitura de Macapá de instituições para garantir assim mais facilidade na execução de serviços que melhorem o trânsito para os cidadãos macapaenses, dando mais segurança e agilidade”, explicou Marcílio.

O superintendente da Infraero enfatizou a expectativa de uma parceria com a Prefeitura de Macapá e a criação de projetos culturais nas dependências do aeroporto, para fomento econômico e cultural. 

“O Aeroporto Internacional de Macapá tem uma expectativa de crescimento com a nova construção e a Prefeitura será uma aliada importante nesse processo. Queremos ainda a criação de projetos culturais, lazer e entretenimento para a população no interior do aeroporto”, destacou o superintendente da Infraero, Erivaldo Cruz.

 - Governo coordena Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes neste sábado, 16 

O Governo do Amapá coordena o Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes que acontece neste sábado, 16, em todos os municípios. A ação faz parte do calendário nacional de imunização e tem como público-alvo pessoas de até 15 anos de idade que estão com alguma vacina atrasada.

 

Estão disponíveis imunizantes como a Vacina Oral Poliomielite (VOP), Meningo ACWY, tríplice viral e vacinas contra influenza e HPV. Todos normalmente são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's). O Governo ainda tem um ponto específico de vacinação que funciona das 8h às 17h na Escola Maria Neusa do Carmo, localizada no bairro Jardim Felicidade, zona norte de Macapá.

 

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) abasteceu todos os municípios com os imunizantes. As prefeituras são responsáveis pela ação que ocorre dentro das salas de vacina de cada cidade.

 

"É importante ter o calendário atualizado das vacinas, ainda mais em meio à pandemia, precisamos evitar que doenças oportunistas voltem a aparecer no nosso estado. Ter as vacinas em dia é a melhor estratégia!", manifestou Dorinaldo Malafaia superintendente da SVS no Amapá. 

 

Os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças e adolescentes para a imunização. É obrigatória a apresentação do documento de identidade e do cartão de vacinação. 

Governo do Amapá prepara linha de crédito para empreendimentos de inovação e tecnologia

Por: Emília Borges  

Neste mês de outubro, a Agência de Fomento do Amapá (Afap) e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) participam de um treinamento técnico promovido pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) para começar a operar créditos da empresa pública destinados a empreendimentos de inovação em produtos, processos e projetos tecnológicos.

A Afap é a segunda agência de fomento do Norte a acessar recursos do Finep.  A financiadora é uma empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social por meio deste tripé tecnológico.

Segundo o gerente de Crédito Geral da Afap, Martinho Felizardo, o credenciamento junto à Finep trará oportunidades para o mercado amapaense, uma vez que mais recursos financeiros estão disponíveis para financiar projetos e empresas que trabalham com inovação e tecnologia.

“Estamos na fase de treinamento. Neste mês de outubro estamos conhecendo os produtos oferecidos pela Finep, seus prazos e taxas de juros. Estamos ajustando nossos procedimentos internos para, a partir de novembro, operarmos com estes recursos”, explica Martinho.

O gerente ressalta que a Setec será parceira nas proposituras de projetos que pleitearão financiamento. A secretaria auxiliará na captação, orientação e fomento de atividades empreendedoras inovadoras. O objetivo é desenvolver um programa de incentivo ao empreendedorismo de atividades que possuam caráter inovador no ambiente mercadológico amapaense.

Em novembro, a linha de crédito do Finep estará ativa e pronta para financiar projetos tecnológicos.

- PPI: Governo investe na produção rural de cooperativas agroextrativistas de Macapá e Santana

 

Por: Claudio Morais - Márcio Pinheiro

 

O Governo do Amapá entregou, neste sábado, 16, os fomentos do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI) para 80 agricultores de cooperativas produtoras rurais dos municípios de Santana e de Macapá - os recursos serão investidos no manejo de açaí nativo, e nas produções de mandioca e de hortaliças, fortalecendo a agricultura familiar. 

As entidades foram selecionadas pelo edital do PPI/2021 e contam com a orientação técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O PPI 2021 alcança 1.270 produtores de 63 entidades agrícolas, totalizando R$ 11 milhões para a agricultura familiar, que é parte dos R$55 milhões destinados ao setor econômico nos últimos 18 meses. Esses investimentos foram detalhados pelo governador, Waldez Góes, que avalia a produção rural como peça fundamental para o desenvolvimento econômico do estado.

"Queremos a agricultura do nosso estado cada vez mais forte, com a produção em larga escala de expansão. O desenvolvimento econômico deve incluir um vigoroso desenvolvimento rural", destacou o governador.

"Nosso objetivo é ter uma produção pulsante, com os agricultores capazes de atender tanto a demanda interna quanto exportar seus produtos dentro de uma segurança econômica que só acontece com os investimentos e orientações corretas", explicou o secretário da SDR, Janner Gazel.

Beneficiados

Quem comemora todos estes investimentos é, principalmente, quem tem na produção agrícola os esforços de toda uma vida.

É o caso da Djanira Oliveira, presidente da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar e dos Extrativistas de Santana (ATTAFEX-SAN). Ela conta que o sentimento de entusiasmo é forte também entre os associados. Juntos, os 40 contemplados da associação receberão R$ 199.829,00 para o manejo de açaí nativo e horticultura convencional.

"A atenção que o produtor agrícola recebe do Governo com certeza é o que resulta nessa produção que só cresce", comemorou.

Entusiasmo compartilhado também pelos agricultores da Central de Negócios de Horticultura do Amapá (Cesta Verde). São 20 agricultores que receberão R$ 145.600,00 para o fortalecimento da mandiocultura. A presidente da cooperativa, Maria Ivanete Barros, falou da importância desse investimento para a ampliação da produção.

"Com esses recursos do Estado, conseguimos sair daquele ritmo de produção quase artesanal e agregar valor ao nosso produto. Com certeza vai fazer toda a diferença para a nossa comunidade e também para os consumidores", concluiu.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá 

- Acolhendo tese do MP-AP, Tribunal do Júri condena homem a mais 20 anos de prisão, por feminicídio praticado em Laranjal do Jari

Conselho de Sentença do Tribunal do Júri de Laranjal do Jari acolheu tese do Ministério Público do Amapá (MP-AP), para condenar José Lúcio Silva, 62 anos, conhecido como “ferrugem”, a 21 anos de prisão, em regime fechado, pelo feminicídio de Karina Lobato Silva, 30 anos, sua ex-companheira. O crime ocorreu em 06 de setembro de 2020, no apartamento da vítima, localizada no bairro Agreste daquela cidade, causando enorme comoção social.

MP-AP foi representado pelo titular da Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari, promotor de Justiça Benjamin Lax, que levou ao plenário todos os detalhes do bárbaro crime praticado, bem como a sequência de atos praticados pelo condenado, não restando qualquer dúvida sobre autoria e materialidade do crime.

“Importante registrar que, em uma série de nove Júris, desde que os julgamentos foram retomados nesse período de pandemia, o MP-AP não perdeu em nenhum requisito sequer.

Nesse caso específico, consta em Auto de Prisão em Flagrante, que José Lúcio, com manifesta intenção homicida, matou Karina Lobato Silva desferindo-lhe um golpe na mama esquerda, causa efetiva da sua morte, agindo por motivo torpe, com recurso que dificultou a defesa da ofendida e por razões da condição de sexo feminino”, contextualizou o promotor Benjamin Lax.

Foi apurado, ainda, que o condenado - 32 anos mais velho que a vítima-, manteve com esta um relacionamento conjugal que durou aproximadamente dois anos. Após diversos episódios de ameaças e agressões durante a convivência do casal, em 08/08/2020, ou seja, cerca de um mês antes do crime, o José Lúcio ameaçou severamente Karina Lobato de morte e, no dia seguinte, praticou atos de destruição na residência do então casal.

Em busca de proteção

Em razão disso, no dia 12 de agosto de 2020, a vítima procurou a Delegacia da Mulher. “No depoimento prestado por Karina Lobato é possível perceber a selvageria no comportamento do condenado. A casa alugada, antiga residência do casal, estava completamente revirada; a cama estava urinada; vários objetos comprados pela vítima sumiram, inclusive alguns afetos aos filhos da vítima; armário e geladeira quebrados e riscados, provavelmente à faca; cano do gás que liga ao botijão cortado. Um cenário de horror”, conta nos autos.

“A Autoridade Policial, cautelosa, encaminhou ao Judiciário requerimento da vítima pelo deferimento de medidas protetivas, consistentes em afastar do lar o agressor, proibi-lo de aproximar-se, manter contato e frequentar a sua casa. No entanto, a medida não foi o suficiente para proteger a vida de Karina”, acrescentou o promotor.

Dos fatos

Poucas horas antes do crime, conforme as filmagens, José Lúcio foi ao Supermercado Zanotto, onde comprou a faca utilizada para a prática do feminicídio. Em seguida, descumprindo as medidas protetivas de urgência, o condenado vai ao Residencial Ipanema, onde a vítima encontrava-se dormindo.

Diante da presença de testemunhas, o condenado dissimulou sua finalidade assassina, dizendo que estava à procura de um telefone celular. Rivaldo Moreira, então namorado da vítima, inocentemente, informou ao denunciado que Karina estava no local.

Passado certo tempo, após verificar que Rivaldo Moreira não estava mais no apartamento, o condenado, sorrateiramente, retornou e invadiu o local rapidamente, não dando tempo para que Janyr Pinheiro (testemunha do fato) pudesse reagir.

Ao entrar no quarto, vendo a vítima deitada na cama, o condenado, após discussão de poucos segundos, desferiu um golpe de faca mortal na vítima que perfurou o seu pulmão, próximo ao coração, sem qualquer chance de defesa, e fugiu do local.

Fonte: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Ana Girlene Oliveira

A partir de requerimentos de  Marilia Góes, Amapá avança em políticas públicas de Dignidade Menstrual

 

IMG-20211016-WA0067

 

O governador Waldez Góes, enviou ao Legislativo Amapaense dois Projetos de Lei fundamentais à garantia da dignidade de pessoas que menstruam. A iniciativa do Executivo atende a requerimentos de autoria da deputada estadual Marilia Góes (PDT), que protagoniza a defesa desta causa no Amapá, desde o mês de junho. 

PROJETOS DE LEI DO EXECUTIVO

O PL Nº 021/21 - GEA, institui a Política Estadual de Promoção à Dignidade Menstrual, que vai alcançar estudantes, pessoas em situação de rua, pessoas beneficiárias de programas sociais, pessoas privadas de liberdade, puérperas de alta hospitalar e outras, com ações de conscientização sobre o ciclo menstrual, políticas públicas intersetoriais de garantia de cuidados básicos de saúde, distribuição de absorvente higiênico de forma gratuita para pessoas em vulnerabilidade social, dentre outras medidas. 

Já o PL Nº 022/21 - GEA, altera o código tributário do estado do Amapá; isenta de ICMS o absorvente higiênico externo (atualmente o imposto é de 18%) e inclui o item na cesta básica do Estado do Amapá.

Os projetos do Executivo seguem agora para votação na Casa de Leis. Em sua mensagem, o governador pediu urgência na apreciação das matérias. 

"Agradeço ao governador Waldez, gestores e equipe técnica do Governo do Amapá, pela sensibilidade e atenção dada a essa pauta, e me coloco à inteira disposição para usar a tribuna do Legislativo, pela aprovação dos projetos, junto aos colegas parlamentares. Unidos somos mais fortes pela dignidade de pessoas que menstruam no nosso Amapá, combatendo desigualdades e problemas sociais", frisou a deputada Marilia Góes. 

ATUAÇÃO DE MARILIA GÓES

Desde junho deste ano, a parlamentar apresentou seis proposituras na Assembleia Legislativa, voltadas ao tema. E desenvolveu em suas redes sociais, campanhas de informação e sensibilização sobre a pobreza menstrual - expressão que denomina o problema social global que faz milhares de vítimas. 

. REQUERIMENTO Nº 0676/21 - Solicita à SEED a inclusão de absorvente íntimo na cesta de alimentos do Kit Merenda em Casa.
. REQUERIMENTO Nº 0678/21 - Requer à SIMS que inclua o absorvente higiênico na cesta de alimentos do Programa Comida em Casa. 
. REQUERIMENTO Nº 0897/21 - Solicita à SEJUV que promova ações educativas, sociais e de conscientização aos beneficiários do Amapá Jovem, para a aceitação do ciclo menstrual como um processo natural e para combater a pobreza menstrual.
. REQUERIMENTO Nº 1000/21 - Requer ao GEA estudo de viabilidade para disponibilizar nas escolas públicas, unidades de saúde e demais instituições estaduais, absorvente higiênico para pessoas em situação de necessidade e vulnerabilidade social.
. REQUERIMENTO Nº 1115/21 - Solicita ao Governo do Estado, através da SEFAZ, estudo de viabilidade para a redução do ICMS sobre o absorvente higiênico no Amapá.
. REQUERIMENTO Nº 1116/21 - Requer ao GEA a Implantação da Política Estadual de Menstrual, que deverá reunir informação para quebrar tabus sobre o ciclo menstrual; garantir a distribuição e facilidade de acesso ao absorvente higiênico, como medida de proteção e saúde íntima das pessoas que menstruam.

POBREZA MENSTRUAL

As pessoas que menstruam são diversas: meninas, mulheres, homens trans, pessoas não binárias com útero. E milhares delas mundo à fora vivem em situação de pobreza menstrual: sem acesso a absorvente, água potável, banheiro salubre e outros. Isso é problema de todos nós, é questão de saúde pública e fere os direitos, a dignidade humana.


Fonte: Assembleia Legislativa - Fotos: Ruan Alves

 

Romarias e missa encerram programação do Círio de Nazaré 2021

Ciclistas e jovens percorrem as ruas no translado das imagens peregrinas dos Vicariatos em direção à Catedral para missa de encerramento

Ciclistas percorrem a rua da cidade com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré | Foto: Arquivo Pascom – Círio de Nazaré

| MACAPÁ (AP) | Por Pascom

Neste domingo, 17, acontecem as atividades de encerramento do Círio de Nazaré de Macapá 2021. A Romaria dos Ciclistas e da Juventude, seguida da Missa do Recírio na Catedral São José, marca o fim da programação deste ano.

A Romaria dos Ciclistas e da Juventude acontece de forma descentralizada com concentração nas Igrejas escolhidas para ponto de concentração dos Vicariatos da cidade. Quatro romarias vão levar de volta à Catedral as imagens peregrinas que percorreram as comunidades paroquiais de Macapá.

No Vicariato 1 a concentração acontece na Igreja Matriz São Benedito, no Laguinho, enquanto que no Vicariato 2, será na Igreja Matriz Jesus de Nazaré. Já no Vicariato 3, a Romaria sai da comunidade Maria, Mãe da Igreja, no bairro dos Congós. No Vicariato 4, a saída acontece do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo. 

Os jovens devem acompanhar o trajeto também em bicicletas junto com as equipes de ciclismo. Antes de cada romaria será celebrada a missa dominical nos horários de costume. 

Todas as romarias conduzirão as imagens em carro aberto pelas ruas da cidade para as últimas homenagens do Círio de Nazaré e seguirão percursos em direção à Catedral São José.  Às 10h, após a chegada das imagens, a Missa do Recírio será celebrada em ação de graças e encerrando as atividades da programação.

Horários e Locais