Cotidiano

Socialistas e conselho comunitário articulam na Prefeitura fornecimento de água potável ao Bailique





Na manhã da quarta, 13, aconteceu uma reunião na Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) com a presença do deputado federal Camilo Capiberibe, da deputada estadual Cristina Almeida, da vereadora Janete Capiberibe, do ex-senador João Capiberibe e da Silvani Araújo Sarges, representante do Conselho Comunitário do Arquipélago do Bailique, com o prefeito Antônio Furlan, a Secretária de Assistência Social Patrícia Ferraz e o Secretário de Articulação Institucional João Henrique Pimentel.

O prefeito Furlan e o deputado Camilo explicam as medidas nesse vídeo - https://fb.watch/8D0h3P1Wc3/

O objetivo da reunião foi buscar soluções e definir ações para levar água potável ao distrito do Bailique, que está sofrendo com o fenômeno da salinização da água, que é o avanço da água do mar sobre a água doce dos rios, fazendo com que ela se torne imprópria para o consumo. Das mais de 50 comunidades, apenas 02 estão com a água potável.
O deputado Camilo, a vereadora Janete e o ex-senador Capi estiveram nas comunidades do Bailique, em julho deste ano. Retornando, logo procuraram a prefeitura para que providências fossem tomadas para resolver as principais reivindicações dos moradores, como fornecimento de água potável, energia elétrica e revitalização das passarelas.

Entre as ações definidas junto à PMM, o prefeito afirmou que nos próximos dias serão levados 10 mil fardos de água mineral, aproximadamente 90 mil litros, que serão distribuídos em todas as comunidades afetadas. Além disso, serão alugadas 03 embarcações equipadas com caixas d'água, que vão coletar água doce, trata-la e distribuí-la nas comunidades.

Além destas ações, o prefeito Antônio Furlan vai decretar situação de emergência no município de Macapá, por conta dos fenômenos das terras caídas e salinização da água no Distrito do Bailique.

Doações de água potável e alimentos podem ser feitas através do site da PMM https://macapa.ap.gov.br/

Nicole Lemos
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe