Cotidiano

Equinócio da Primavera 2021 terá paredão de escalada, visitação guiada e programação cultural no Marco Zero





Na próxima quarta-feira, 22, o Governo do Amapá dá início à programação do Equinócio da Primavera 2021 no monumento Marco Zero do Equador, zona sul de Macapá, marcando a chegada da primavera no hemisfério sul do planeta. Uma das atrações será um paredão de escalada aberto ao público, também haverá programação cultural e científica, além de visitações guiadas. 

O evento acontece das 9h às 17:30h e será totalmente transmitido pelas redes sociais da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O número de visitantes será limitado devido à pandemia de covid-19; todos devem usar máscara e manter o uso de álcool em gel.

Quem visitar o ponto turístico, receberá explicações sobre o fenômeno. Haverá experimentos científicos e observação da movimentação e inclinação da Terra em relação ao Sol. Um dos convidados é o professor Carlos Santos, da Universidade de São Paulo (USP), que vai fazer o 1º Experimento de Eratóstenes, demonstrando que a Terra não é plana.

Uma live das 10h às 14h vai apresentar a evolução da sombra no obeslico e, pela parte da tarde, haverá programações culturais musicais com bandas locais, grupo Kazumba Akelê e também do DJ 008.

Equinócio

As estações são determinadas pelo movimento de translação da Terra. Enquanto a rotação é o movimento em torno de seu próprio eixo, a translação é a volta que ela dá ao redor do Sol. Durante o período do fenômeno, o dia fica com a mesma duração da noite (12 horas cada).

O Equinócio acostuma atrair turistas ao Amapá. Com a reabertura gradual das atividades turísticas, a intenção é retomar a promoção do Monumento Marco Zero do Equador consolidado do Amapá, para geração de emprego e renda no setor de turismo.

- Governo do Amapá realiza Feira de Ciências e Engenharia com estudantes brasileiros e estrangeiros

Por: Fernando Carneiro Pereira 

Nesta terça-feira, 21, começa a IX Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap). O evento, organizado pelo Governo do Estado faz parte do Circuito Nacional e Internacional de Feiras Científicas e será realizada no período de 21 a 24 de setembro, de forma online no canal do YouTube da Secretaria de Estado da Educação (Seed), às 08h.

Acompanhe ao vivo a partir do dia 21, através do link: https://www.youtube.com/c/SeedAP

A Feceap conta com a participação de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior de entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que concorrem nas áreas de ciências exatas e da terra, ciências da saúde, engenharias, ciências biológicas, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas e ciências humanas.

Ao todo, foram credenciados 61 projetos científicos de 10 estados brasileiros: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Amapá, Pará e Mato Grosso do Sul, além da submissão de projetos do México e do Paraguai. O Amapá foi o estado com o maior número de projetos submetidos, totalizando 33 submissões.

A feira conta com uma extensa programação durante os quatro dias de programação, com palestras, oficinas, apresentações de projetos e atividades interativas durante os turnos da manhã e tarde.

Confira a programação completa em: http://bityli.com/feceap2021

 

- Waldez destaca projetos de saneamento e educação em Vitória do Jari durante encontro com prefeito e vereadores

Por: Henrique Borges - Márcio Pinheiro 

O governador Waldez Góes destacou o projeto de universalização dos sistemas de água e esgoto e o programa Criança Alfabetizada durante encontro com o prefeito de Vitória do Jari, Ary Duarte, e vereadores do município sobre atualização das ações do Estado na cidade do sul do Amapá.

Também estiveram presentes os gestores estaduais na reunião que aconteceu nesta segunda-feira, 20, no Palácio do Setentrião, em Macapá. Waldez destacou que os investimentos são estratégicos, pois vão refletir em todos os outros setores da sociedade.

Um deles é o projeto de universalização do saneamento básico, que vai levar os serviços de água e esgoto à população urbana dos 16 municípios com o melhor custo-benefício. Esse trabalho vai melhorar os índices de saúde da população, além de gerar mais de 40 mil postos de trabalho no estado, impulsionando o desenvolvimento regional.

Outro ponto é o Criança Alfabetizada, que incentiva as escolas públicas a melhorarem os índices de desenvolvimento escolar na alfabetização.

 

“Precisamos dar atenção aos investimentos que estarão chegando nos próximos anos, através dos projetos de universalização do sistema de saneamento básico do Amapá, e para os caminhos que estamos tomando na alfabetização das crianças em todos os municípios”, disse.

Entre as demandas abordadas pelos vereadores, estavam a manutenção do fornecimento de água tratada para as comunidades ribeirinhas; do programa Luz para Todos; das obras de infraestrutura e transporte, assim como dos investimentos na educação municipal e assistência social.

O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória do Jari, Gerson Caldeira, agradeceu a oportunidade de expor as demandas da região.

“É muito importante toda a atenção ao legislativo municipal, recebendo cada um dos nossos vereadores e ouvindo todas as demandas, pois estamos aqui representando o povo de Vitória”, concluiu

.

 

 

- Sudam no Amapá: Governo e prefeituras abordam estratégias para aplicação de recursos de convênios

 

Por: Jorge Abreu - Márcio Pinheiro/Secom

 

A expertise na captação e gestão de recursos de convênios para um planejamento assertivo e execução eficaz com foco em quem está na ponta, o cidadão, foi o tema de um encontro entre a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e técnicos de secretarias estaduais e municipais. O debate integra a ação itinerante Sudam nos Estados, que acontece no Amapá de 20 a 21 de setembro.

No encontro, houve a participação de técnicos de pastas ligadas ao planejamento; execuções de obras e; promoção de políticas públicas, principalmente na geração de emprego e renda.

Para a gerente de captação de recursos da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marillene Nascimento, a oportunidade vai gerar bons resultados aos órgãos que atuam na captação e execução de recursos melhorando as formas de atuação, com investimentos assertivos em áreas estratégicas.

“Esse momento representa a possibilidade de trabalharmos em conjunto para o desenvolvimento do nosso estado. Focar neste diálogo com a Sudam é importante para avançar em políticas públicas”, destacou.

De acordo com diretor de planejamento e articulação de políticas da Sudam, André Azevedo, o Amapá conta com 40 convênios em operação com a Superintendência, que ultrapassam R$48 milhões. Ele destaca a importância de fazer a melhor gestão do recurso, assim atingir da melhor forma quem está na ponta: o cidadão.

“Nosso objetivo é trocar ideias sobre melhores práticas no processo de gestão de convênios, que fazemos com estados e municípios. A proposta é aproximar os técnicos da área para dar mais fluidez para que o convênio atingir o seu objetivo”, disse.

A programação da Sudam nos Estados segue até terça-feira, 21, no Amapá com o objetivo de fortalecer a interlocução da autarquia junto aos entes subnacionais em busca de ações que promovam o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Com o fim das atividades locais, o evento vai percorrer outros estados da região.

 

 

Força-tarefa de Segurança: balanço aponta redução de crimes no fim de semana

 

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que coordena a operação integrada das forças de segurança, divulgou nesta segunda-feira, 20, o balanço das ações de repressão a grupos criminosos.

No período de 16 a 20 de setembro foi registrada queda de 85,71% nas ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em comparação com o período de 09 a 13 do mesmo mês. A redução foi de 14 para 2 registros. As estatísticas são resultado de estratégias da Sejusp para o combate e repressão ao crime organizado no estado.

Numa outra frente, a força tarefa também concentra esforços de inteligência e buscas táticas para localizar o autor da morte de um menor de 9 anos, registrada no domingo, 19.

O secretário em exercício da Sejusp, cel. José Mont’Alverne, reforça o comprometimento e celeridade das forças de segurança do Estado para a elucidação deste crime.

“As equipes da Segurança Pública estão no firme propósito de identificar o autor do disparo que vitimou a criança. Nos solidarizamos com a família da vítima e reafirmamos o compromisso de combater e prevenir a violência em nosso estado”, assegurou o secretário.

Apesar desses dois casos, a presença do efetivo policial nas ruas reduziu em 83,33% dos crimes de homicídio e não houve registros de latrocínio, feminicídio ou lesão corporal seguida de morte em todo o estado durante a operação.

“As equipes são encaminhadas para zonas mapeadas pelas agências de inteligência do Governo, já com um amplo planejamento de inteligência que garanta a pacificação dos locais de risco”, completou.

Operação Saturação

Desde a quinta-feira, 16, o Governo do Amapá intensificou as ações para repressão à criminalidade violenta; foram delineadas 5 medidas de repressão ao crime organizado.

No período de 16 a 19 de setembro, foram 557 agentes de polícia militar envolvidos na operação, mais de 150 viaturas e quase mil pessoas abordadas, que resultaram em 20 infratores conduzidos à delegacia por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo entre outros crimes.

Fonte: Portal Governo do Amapá