Cotidiano

Equinócio da Primavera 2021 terá programação científica e cultural no Marco Zero





Setur coordena o evento que terá visitação guiada na próxima quarta, 22. 

Na próxima quarta-feira, 22, o Governo do Amapá dá início à programação do Equinócio da Primavera 2021. O evento - que marca a chegada da primavera no hemisfério sul - será totalmente transmitido pelas redes sociais da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e terá visitações guiadas ao monumento Marco Zero do Equador, na zona sul de Macapá, durante todo o dia.

O número de visitantes será limitado devido à pandemia de covid-19. Todos os presentes devem usar máscara e manter o uso de álcool em gel.

Quem visitar o ponto turístico receberá explicações sobre o fenômeno. Na programação, haverá experimentos científicos e observação da movimentação e inclinação da Terra em relação ao Sol. Um dos convidados é o professor Carlos Santos, da Universidade de São Paulo (USP), que vai fazer o 1º Experimento de Eratóstenes, demonstrando que a Terra não é plana.

Uma live das 10h às 14h vai apresentar a evolução da sombra no obeslico e, pela parte da tarde, haverá programações culturais musicais com bandas locais, grupo Kazumba Akelê e também do DJ 008.

Equinócio

As estações são determinadas pelo movimento de translação da Terra. Enquanto a rotação é o movimento em torno de seu próprio eixo, a translação é a volta que ela dá ao redor do Sol. Durante o período do fenômeno, o dia fica com a mesma duração da noite (12 horas cada).

O Equinócio acostuma atrair turistas ao Amapá. Com a reabertura gradual das atividades turísticas, a intenção é retomar a promoção do Monumento Marco Zero do Equador consolidado do Amapá, para geração de emprego e renda no setor de turismo.

Fonte: Portal Governo do Amapá - Henrique Borges 

 

- Projeto Cine Perifa promove oficina de audiovisual para bolsistas do Amapá Jovem

O Governo do Amapá, com apoio do projeto Cine Perifa, encerra nesta sexta-feira, 17, a primeira edição da oficina ‘Introdução ao Audiovisual’, que capacita 20 bolsistas do Programa Amapá Jovem com orientações sobre os princípios da fotografia e som para cinema, além de técnicas de montagem cinematográfica e iluminação, que são repassados pelos instrutores e bolsistas do projeto.

No último dia de curso, a partir das 10:30h, a turma de alunos exibirá filmes-carta produzidos sob a coordenação da equipe. As secretarias de Ciência e Tecnologia (Setec) e da Juventude (Sejuv) fazem parte da organização da oficina.

Milton Augusto, 19, é bolsista do Amapá Jovem e está produzindo com seu grupo um vídeo com informações e curiosidades sobre a Fortaleza de São José de Macapá para fins turísticos.

“A oficina está sendo muito boa. Estamos aprendendo várias técnicas de como criar, produzir e publicar nossos vídeos. Meu grupo escolheu a Fortaleza de São José para falar um pouco sobre sua história, como a criação e quem construiu”, explicou o jovem.

A cooperação é liderada pelo Núcleo de Produção Audiovisual Independente, com sede em Macapá, vinculado ao Instituto Socioambiental e Cultural Tarumã, e o Governo do Estado. O objetivo é atender 60 beneficiários do Amapá Jovem até novembro deste ano.

André Cantuária é um dos coordenadores do Cine Perifa e explica a atuação do projeto, que realizará ainda este ano oficinas itinerantes pelo interior do Amapá.

“O Cine Perifa trabalha com cinema e educação, promovendo diversas oficinas em escolas e periferias. Nas próximas semanas, estaremos realizando capacitações nos municípios de Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes e Oiapoque, inclusive em áreas indígenas também”, informou André Cantuária.

Formação, produção e apoio

O projeto Cine Perifa foi criado para promover oficinas de formação em cinema e educação para crianças, estudantes, professores e profissionais interessados. A iniciativa também trabalha com a produção de materiais de forma gratuita e no apoio a outros projetos e programas sociais. Com o Espaço Popular de Audiovisual (EPA), localizado no bairro Cidade Nova I, seu núcleo de produção conteúdos cinematográficos, bolsistas, interessados e outros projetos sociais podem utilizar equipamentos de vídeo para estudar e produzir.

Cine Perifa

O projeto iniciou em 2016, como iniciativa de estudantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap), com a proposta de ofertar oficinas de cinema em escolas públicas das periferias do Estado. Até hoje, mais de 500 crianças e jovens já integraram as ações, do mesmo modo, os professores que, após a saída do projeto, têm o papel de multiplicadores dos conteúdos ministrados pelos instrutores.

Muito além de apenas uma perspectiva do conhecimento, o Cine Perifa oferece a oportunidade da produção de obras audiovisuais pelos participantes do projeto, tornando públicas as narrativas, histórias e lutas das periferias. Essa é a uma forma de incentivar a difusão daquilo que reflete as realidades por onde o projeto passa.

Em 2019, o projeto ganhou um forte aliado nesse trabalho, o Movimento Bem Maior, organização social, sem fins lucrativos, que atua identificando, conectando e viabilizando importantes iniciativas de impacto social com um único objetivo: fortalecer o ecossistema filantrópico no Brasil.

- Governo orienta municípios sobre redução no intervalo entre as doses da vacina Pfizer

Por: Nathanael Zahlouth  

O Governo do Amapá está orientando os municípios sobre a redução do intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da vacina Pfizer, que passa de 12 para 8 semanas.

A recomendação do novo prazo foi estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) em informe técnico enviado ao Estado sobre a continuidade da imunização contra covid-19.

A Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), órgão responsável pelo acompanhamento e distribuição das vacinas, já informou às prefeituras que as doses em estoque já devem obedecer ao novo prazo.

“Os municípios que tiverem nos seus estoques doses para fechar o esquema vacinal que seriam para 12 semanas, já poderão fazer a chamada das pessoas que estão com o prazo de 8 semanas para se vacinar”, afirmou a enfermeira chefe da Unidade de Imunobiológicos, Andrea Marvão.

A SVS distribuirá uma nova remessa de imunizantes ainda nesta sexta-feira, 17, para 13 municípios. As cidades de Oiapoque, Laranjal e Vitória do Jari, receberão as vacinas por via aérea, no sábado, 18. Ao todo, serão entregues 33.950 doses - destas, 28.950 serão da Pfizer.

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 841.434 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 595.231 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 75,86% receberam a primeira dose da vacina.

Fonte: Portal Governo do Amapá