Cotidiano

Governo cria nova estatal para privatizar Eletrobras





O governo Jair Bolsonaro criou uma nova estatal como parte de seus planos para privatizar a Eletrobras, maior elétrica da América Latina.

Batizada de ENBpar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional), a nova companhia cuidará da Eletronuclear e da Itaipu Binacional.

Bolsonaro já assinou o decreto que instituiu a nova companhia. O documento será publicado no Diário Oficial da União nesta 2ª feira (13.set.2021). 

Segundo o governo, a lei que privatiza a Eletrobras definiu que a nova empresa terá, por finalidade, a gestão de contratos de financiamento que utilizem recursos da Reserva Global de Reversão (RGR) feitos até 17 de novembro de 2016 e a administração dos bens da União sob administração da Eletrobras.

A empresa pública será responsável também pela administração da conta corrente Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e pela gestão dos contratos de comercialização da energia gerada pelos empreendimentos contratados no Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica).

 

Fonte: Poder360