Cotidiano

Confira as notícias do Governo do Amapá





Amapá recebe novo lote com 5 mil doses de Coronavac.

O Amapá recebeu um novo lote de imunizantes contra a covid-19: são 5.000 doses da Coronavac, fabricadas pelo Instituto Butantan.

As doses serão distribuídas aos municípios na próxima semana, permitindo o avanço da vacinação no Amapá que, atualmente, já alcança pessoas a partir de 12 anos, com ou sem comorbidades. 

A Superintendência de Vigilância e Saúde do Amapá (SVS) é o órgão responsável por receber, armazenar e distribuir as vacinas.

"No Amapá, o avanço da vacinação permite redução no registro de casos e óbitos. Mantendo as medidas necessárias de uso de máscara e distanciamento social, iremos manter a pandemia controlada", frisou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 841.434 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 583.486 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 74,83% receberam a primeira dose da vacina; e 27,65% foram imunizadas com a segunda dose ou dose única.

Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido 

 

Feira Itinerante leva produtos do campo e ações de saúde para o conjunto Macapaba

O Governo do Amapá iniciou a II edição da Feira Itinerante do Produtor Rural em Macapá. A ação reúne agricultores de várias localidades e garante à população oportunidade para comprar de verduras, legumes, frutas e pescados, direto do campo. O evento é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e seguirá até o dia 12, no Conjunto Habitacional Macapaba.

De acordo com o secretário da SDR, Janner Gazel, o objetivo da feira é oportunizar aos produtores com uma nova demanda de serviços e também agregar atividades de outras secretarias do estado.

“Alguns agricultores precisam ter novos espaços para comercialização e isso é uma inovação para o consumidor que tem a feira mais próximo. Além disso, agregamos ações de saúde e outras atividades e comércio diversificado, ou seja, é um projeto abrangente”, destacou.

Para a feirante Maria Conceição Souza, 61, o programa é garante mais uma chance para o agricultor vender os seus produtos.

“Para nós. é muito bom essas feiras. É mais uma ocasião para conseguirmos vender nossa produção”, frisou.

As feiras fazem parte de um projeto que integra diversos serviços como atendimentos de saúde como vacinação, clínica geral, ginecologista, odontológico, psicológico e outros. Tem cursos de fotografia, chopp gourmet, salgados fritos e hamburguer artesanal voltados para pequenos empreendedores que moram no Macapaba. Além de cortes de cabelo e mutirão para inscrições no Programa Amapá Jovem, que acorre na Escola Estadual Antônio Munhoz.

O deputado estadual, que também é produtor, Jesus Pontes, visitou o espaço e destacou que a ação visa também um estilo ao setor econômico.

“Isso mostra que estamos atento ao momento econômico e sabemos que os produtores estão com dificuldades para vender e essas feiras são para incentivar uma venda melhor”, avaliou.

A Feira Itinerante do Produtor Rural também já movimentou os municípios de Laranjal do Jari, Tartarugalzinho e Oiapoque, outros municípios também serão contemplados posteriormente.

 

Governo do Amapá reforça mecanismos de transparência e melhora no ranking nacional

Os mecanismos adotados pelo Governo do Amapá para reforçar a política de transparência de informações públicas resultaram em melhoria da posição do estado no ranking nacional. As avaliações, que levaram em consideração temas gerais e específicos relacionados à pandemia, são de 2020 e foram feitas por entidades nacional e internacionais.

Controladoria-Geral da União

Com base no avanço dos recursos do portal de transparência do Executivo estadual, a Controladoria-Geral da União (CGU) chegou a classificar o Amapá como 6º no ranking geral de transparência entre os 26 estados e mais o Distrito Federal, ficando em 1º lugar da Região Norte.

A CGU utiliza a metodologia de Escala Brasil Transparente (EBT) para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros, no qual avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Entre os principais avaliadores da EBT estão:

  • Transparência ativa: que é a divulgação de informações por iniciativa do próprio órgão público, sem que sequer tenha sido solicitada pelo cidadão;
  • Transparência passiva: quando o cidadão só obteve as informações após requerer à Administração Pública.

No âmbito local, a Controladoria-Geral do Estado do Amapá (CGE/AP) desempenha atribuições quanto aos assuntos e providencias que, sejam atinentes à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição administrativa, às atividades de ouvidoria e o incremento da transparência da gestão e apoiar o Ministério Público e o controle externo no exercício de missões institucionais, e exercer outras atribuições correlatas, na forma do regulamento.

“A CGE continua trabalhando para manter altos níveis nos índices de transparência. Reforçamos os mecanismos de transparência passiva, o que aumentou nossa credibilidade perante à população, que está mais informada e solicita dados”, destacou o controlador-geral do Estado, Joel Rodrigues.

Entidades internacionais

Questões relacionadas ao gerenciamento da pandemia também se tornaram alvo dos órgãos de controle e das organizações sem fins lucrativos anticorrupção. Neste contexto de transparência foram avaliados políticas e informações epidemiológicas e assistenciais em saúde, como também sobre contratações, licitações e compras.

Presente em 66 países, a Open Knowledge (Rede pelo Conhecimento Livre) chegou a lançar, quinzenalmente, avaliações sobre a divulgação de dados relacionados as medidas adotadas pelos estados brasileiros, principalmente sobre as questões epidemiológicas, como a divulgação de casos confirmados, suspeitos e descartados, óbitos, recuperados e índice de isolamento social.

Durante 2020, o Amapá manteve uma boa pontuação, chegando a ocupar o terceiro lugar no ranking de melhor transparência entre os estados.

Já a Transparência Internacional (Transparency International) focou as avaliações nas contratações com divulgações também feitas em períodos quinzenais. No ranking das capitais brasileiras, Macapá chegou a ocupar a segunda melhor posição.

 

Governo do Amapá realiza 1ª formatura do Projeto Jovem Socorrista

O Governo do Amapá realizou a 1ª formatura do Projeto Jovem Socorrista, que capacitou 47 bolsistas do Programa Amapá Jovem em técnicas básicas de primeiros socorros em uma ação conjunta entre a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os jovens receberam aulas teóricas e práticas, divididas em três módulos. No primeiro, os profissionais do Samu ensinaram técnicas para atendimento clinico; no segundo, os bolsistas puderam identificar diversos tipos de traumas; e, para finalizar, houve treinamento com bonecos e um simulado. A carga-horária do curso é de 20h.

A monitora Sara Martel, 21 anos, que também é acadêmica de educação física, relatou que através das técnicas, como imobilização e traumas, ela já conseguiu ajudar amigos e familiares em situações de emergência.

“Durante o curso, o Samu nos ensinou que o principal lema é manter a calma. Meus colegas e eu conseguimos imobilizar duas bolsistas com crise epiléptica, e, hoje pela manhã irmã torceu o tornozelo e rapidamente me lembrei de imobilizá-la, sendo que antigamente eu não sabia agir diante dessa situação. Esse curso é uma oportunidade para crescer!", destaca Sara.

Para o coordenador do Núcleo de Educação e Urgência do Samu, Dartagnan Matos, é importante que os bolsistas tenham esse conhecimento para saber o que fazer em emergências.

“Os jovens sempre estão em eventos em que podem acontecer imprevistos com a necessidade de primeiros socorros, como, por exemplo, engasgo, em que o atendimento precisa ser imediato. Então, eles são o braço do Samu e precisamos que eles colaborem cada vez mais com nosso serviço”, frisou o coordenador.

O secretário da Sejuv, Pedro Filé, detalhou que o objetivo, agora, é levar aos demais municípios a estrutura do Samu, com ambulâncias, equipe técnica e outras ferramentas, permitindo que jovens do interior sejam alcançados pelo projeto.

“Com a capacitação, geramos conhecimento para os bolsistas e a oportunidade de salvar vidas através de técnicas de atendimento precoce, que auxiliam no serviço do Samu”, finaliza o secretário.

Além da entrega de certificados, os bolsistas receberam um mini kit de primeiros socorros e puderam prestigiar apresentação musical e audiovisual com as práticas realizadas durante o curso. Todos os profissionais do Samu envolvidos no projeto foram homenageados pela Sejuv, como forma de agradecimento pela cooperação.

Por: Jamylle Nogueira - Erich Macias 

 

Governo do Amapá lança aplicativo Aprendizagem em Casa como suporte para alunos e professores

O Governo do Amapá realizou uma live de apresentação do aplicativo Aprendizagem em Casa com instruções e dicas sobre o uso da plataforma para professores e estudantes das redes estadual e municipais.

Com o ensino híbrido - que engloba aulas presenciais e remotas - nas escolas amapaenses, o Aprendizagem em Casa surge como um suporte para a comunidade escolar.

O  Aprendizagem em Casa está disponível para download gratuito nas plataformas virtuais e conta com versões para escolas municipais, estaduais e para os professores. Para se cadastrar, o professor ou aluno deve baixar o aplicativo e criar um login.

O professor Expedito Santos participou da elaboração do aplicativo e acredita que a ferramenta é uma peça importante para o ensino híbrido e que toda a educação amapaense precisa estar envolvida para que todo o processo funcione.

“Eu e minha equipe já estamos na quinta semana de engajamento para cadastrar professores e estudantes no aplicativo. Não é um trabalho trivial, envolve muita gente e, por isso, temos que ter paciência para que possamos engajar toda a educação nessa estratégia”, comentou o professor.

A transmissão ocorreu através do canal oficial da Secretaria de Estado de Educação (Seed) no Youtube e contou com a participação da equipe de técnicos do Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE).

Para complementar as informações, foi ao ar também um vídeo tutorial sobre o uso do aplicativo. Você pode acessar o conteúdo do tutorial na íntegra pelo site https://www.youtube.com/watch?v=9HaLQmBO7Eg&t=0s

A ferramenta foi criada através de uma iniciativa do Governo do Amapá, por meio do NTE da Seed, lançado em parceria com a Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Sincroniza Educação.

A ferramenta também compõe a estratégia do Programa Colabora Amapá, firmada para consolidar parceria com os 16 municípios, em um regime que auxilia no desenvolvimento da educação pública de todo o estado.

Por: João Marcos Chaves