Cotidiano

Governo inicia distribuição de mais 34,6 mil doses de vacinas contra covid-19 aos municípios





Nesta quinta-feira, 9, o Governo do Estado iniciou a distribuição de mais 34.621 doses de vacina contra a covid-19 para os 16 municípios. Os primeiros a receberem suas cotas são os municípios de Macapá, Santana e Mazagão. Os demais recebem ao longo da sexta-feira, 10. São doses da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac que chegaram na última semana.

Ainda nesta quinta-feira, 9, chegaram mais 2.340 doses de Pfizer, que também já entram na distribuição. 

Os municípios mais afastados da capital como Oiapoque, Laranjal do Jarí e Vitória do Jarí recebem suas cotas via aérea, garantindo a integridade das vacinas para que cheguem com segurança o mais rápido possível e fique disponível para a população. Toda a distribuição é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) acompanhada pelas forças de segurança. 

“As entregas das vacinas tem mantido uma constância. Hoje começamos a distribuir mais de 34 mil doses do acumulado da semana. Continuamos firmes no nosso objetivo que é alcançar toda população vacinável o mais rápido possível, entretanto, os cuidados como distanciamento social, uso de máscara e higiene devem continuar”, frisou o superintendente da SVS Dorinaldo Malafaia

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 841.434 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 578.809 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento 74,44% receberam a primeira dose da vacina; e 27,22% foram imunizadas com a segunda dose ou dose única.

Vale ressaltar, que o Governo do Amapá ampliou o público apto para ser vacinado contra a covid-19 com a inclusão dos adolescentes de 12 a 17 anos. A decisão ocorreu através da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), espaço estratégico de interlocução entre os gestores municipais e estaduais para o planejamento da saúde pública.

Ainda com relação a vacinação, há duas semanas, o Ministério da Saúde (MS) emitiu nota técnica evidenciando que a partir do dia 15 de setembro todos os idosos acima de 70 anos poderão tomar uma dose de reforço da vacina contra a covid-19, que deverá ser administrada 6 meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado.

Confira o que cada município irá receber:

  • Amapá: 336
  • Calçoene: 420
  • Cutias: 146
  • Ferreira Gomes: 283
  • Itaubal: 219
  • Laranjal do Jari: 1.997
  • Macapá: 20.964
  • Mazagão: 890
  • Oiapoque: 1.132
  • Pedra Branca do Amapari: 656
  • Porto Grande: 883
  • Pracuúba: 184
  • Santana: 5.053
  • Serra do Navio: 212
  • Tartarugalzinho: 637
  • Vitória do Jari: 607

Após cumprir protocolo e testagem dos tripulantes, navio estrangeiro Seabiscuit é liberado

O navio Seabiscuit, de bandeira do panamenha, que veio da Cidade do Cabo, na África do Sul, foi liberado nesta quinta-feira, 9, pelas autoridades federais e estaduais. Por questões comerciais seguirá fundeado no rio Amazonas, em frente a cidade de Macapá.

Após nova testagem e cumprimento dos protocolos, foi constatado que nenhum tripulante tem o vírus no organismo, portanto não há risco de transmissão. 

Testes positivos para a variante Delta

O Amapá recebeu na quarta-feira, 8, o resultado do sequenciamento genético realizado pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA), através das amostras coletadas dos tripulantes dia 17 de agosto. 

Dos oito positivados três foram confirmados para a variante Delta, sendo um destes o tripulante que foi a óbito ainda na chegada da embarcação no Estado, no dia 16 de agosto. Os outros dois tripulantes com a variante não precisaram de atendimento médico.

Contactantes

Equipes da Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) realizaram o rastreio de todas as pessoas com quem os pacientes tiveram alguma possibilidade de contato. Entre primários e secundários foram 230 pessoas - majoritariamente de profissionais de saúde - que foram testados para a covid-19 e todos com resultado negativo. 

“Cumprimos todos os protocolos. Nosso rastreio está funcionando de forma muito eficiente com uma equipe de profissionais bem treinada e engajada para apurar qualquer possibilidade da Delta entrar em nosso Estado. Felizmente, o resultado de toda a investigação chegou a conclusão que nenhum dos contactantes contraiu covid e, portanto, a variante Delta”, declarou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá