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Naufrágio na fronteira: Governo do Amapá monta em Oiapoque base de apoio e informações a famílias de brasileiros

Por: Anne Santos  

O governador do Amapá, Waldez Góes, determinou o deslocamento de uma equipe do Governo do Estado à região da fronteira Oiapoque/Guiana Francesa para intercâmbio de informações oficiais e o estabelecimento de uma base de apoio às famílias de brasileiros que segundo relatos, estavam em uma embarcação que naufragou em território francês no sábado, 28 de agosto.

No domingo, 5, a comitiva reuniu com autoridades francesas e brasileiras em Oiapoque.

Um ponto de acolhimento está sendo montado no Ciosp de Oiapoque para atender familiares e vítimas do acidente. O Governo do Amapá está oficializando o Governo Federal e os organismos diplomáticos brasileiro para a integração de esforços no âmbito de informações para a abertura de um canal de comunicação com as famílias sobre o andamento das operações por parte das autoridades guianenses.

"Vamos fazer o acolhimento das famílias e vítimas. Para isso, estamos em busca de informações oficiais com as autoridades francesas e vamos provocar os órgãos federais, de acordo com a competência de cada, para que tomem providências sobre este caso", explicou o cooronel Wagner Coelho, comandante do Corpo de Bombeiros, que coordenou a comitiva do governo.

Além do comandante, a comitiva foi composta pela secretária de Inclusão e Mobilização Social, Albanize Colares, e o diretor da Agência Amapá, Wagner Costa. A equipe do Governo já retornou à capital.

De acordo com relatos, a embarcação que naufragou teria saído de Oiapoque no sábado, 28, com destino a Cayenne , na Guiana Francesa. No barco haveriam pelo menos 24 pessoas. As informações oficiais repassadas são de que uma sobrevivente foi encontrada pelos franceses, recebeu atendimento médico, passou pelos procedimentos legais, foi encaminhada à Polícia Federal para depoimento e depois liberada.

Sobre a possibilidade de mais sobreviventes mortos e desaparecidos, o Governo do Estado aguarda o compartilhamento das informações oficias que está solicitando.

Por se tratar de um acidente ocorrido na região francesa, toda a investigação será conduzida pela Polícia Nacional Francesa e no Brasil, pela Polícia Federal.

 

Circuito Educação entrega mais de mil kits de livros do Criança Alfabetizada para escolas de Porto Grande

Nos dias 1º e 2 de setembro, o Governo do Amapá entregou 1.037 kits de livros do Programa Criança Alfabetizada para a Secretaria Municipal de Educação de Porto Grande, beneficiando 40 professores e 997 alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais. O programa foi criado em 2019 e repactuado com os municípios em 2021.

As entregas fazem parte do plano de ação do Programa Circuito Educação que busca alinhar tratativas relacionadas ao desenvolvimento das escolas. 

Na oportunidade, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) também entregou computadores, conjunto de mesas, geladeiras, bombas de água e freezers horizontais para nove escolas estaduais de Porto Grande. Durante as entregas, foi discutida a importância da alfabetização dos estudantes na idade certa e o compromisso dos educadores com o Criança Alfabetizada. 

As equipes da Secretaria de Estado de Educação (Seed) verificaram, ainda, os protocolos de biossegurança quanto à covid-1,9 a e adequação sanitária dos espaços no retorno presencial das aulas, além das necessidades de revitalização, reparos nas estruturas dos prédios escolares. 

A Seed também orientou os gestores sobre a solicitação dos recursos do Programa Escola Melhor (Proem).

A professora do ensino básico da escola rural Campo Verde, Edivana Monteiro, falou sobre a expectativa para o recebimento dos livros do Criança Alfabetizada. 

“Agora vamos poder trabalhar com nossas crianças a nossa realidade. Chegou a nossa vez de mostrar a nossa cultura e contar para eles como é o nosso estado”, disse a professora.

Segundo a gestora da Escola Estadual Colônia Agrícola Linha H do Matapi, Selma de Oliveira, o pacto para a alfabetização das crianças de forma regular é fundamental.

"Nossa escola tem compromisso em realizar esses trabalhos voltados para uma alfabetização de qualidade. Com os novos livros, estaremos ainda mais engajados nessa iniciativa", completou a gestora.

A secretária de educação Goreth Sousa afirmou a importância de visitar as escolas estaduais de Porto Grande e fomentar o debate da alfabetização.

"Foi possível escutar estudantes, gestores e professores e, com essas informações, as estratégias para a alfabetização das nossas crianças são traçadas. Conhecemos de perto a realidade dessa localidade e seguimos firmes para que todos possam ter uma educação de base com qualidade, agora, de forma regionalizada", completou Goreth.

Os materiais didáticos são distribuídas desde 2019 e são frutos de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Governo e a Associação Nova Escola, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Udime-AP); Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura.

Revitalizações

A Escola Estadual Santa Maria, localizada no distrito do Vila Nova, vai utilizar pelo segundo ano consecutivo os recursos do Proem. No primeiro acesso foram feitas paredes de alvenaria da cozinha, forro e lajotas aplicadas no espaço escolar. Agora, com o segundo recurso, o valor será utilizado para finalizar o piso das salas de aula e troca das telhas da instituição.

Criado em 2016, o Proem busca promover a transferência de recursos financeiros em favor das escolas públicas de Educação Básica da rede estadual para a melhoria da qualidade do ensino. É possível acessar recursos no valor de até R$ 33 mil. Para isso, é necessário elaborar o PDE completo e/ou simplificado, com ampla participação da comunidade escolar.

Com o PDE aprovado, o recurso é transferido para cobrir despesas como aquisição de material de consumo, prestação de serviços por pessoa física e/ou jurídica e aquisição de material permanente.

Fonte: Portal Governo do Amapá