Cultura

O Papa recebe a primeira-ministra da Lituânia, pandemia e Afeganistão nos colóquios





Ingrida Šimonytė foi recebida Vaticano. Reiteradas as boas relações entre a Santa Sé e o país báltico e, o papel da fé cristã e da Igreja na defesa da dignidade humana e da família.

A colaboração entre as nações para vencer os desafios do presente, principalmente a pandemia, e as tragédias humanitárias como as do Afeganistão. Estes foram alguns temas abordados durante a conversa entre o Papa Francisco e a primeira-ministra da Lituânia, Ingrida Šimonytė, recebida na manhã desta sexta-feira (03/09), no Vaticano.

Depois do encontro com o pontífice, Šimonytė, acompanhada por uma delegação de cinco membros, encontrou-se com o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e com o secretário das Relações com os Estados, dom Paul Richard Gallagher.

Boas relações recíprocas

“Durante os colóquios cordiais”, ressalta a nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, “foi expressa satisfação pelas boas relações entre a Santa Sé e a Lituânia”, país que o Papa Francisco visitou em setembro de 2018, durante sua viagem apostólica, que também incluíram Letônia e Estônia.

O comunicado da Sala de Imprensa informa que foi ressaltado “o papel da fé cristã e da Igreja católica na promoção dos valores morais na salvaguarda da dignidade do ser humano e da família”. “Em seguida, as conversas se detiveram em questões de interesse recíproco, como a colaboração entre as nações para vencer os desafios atuais, acentuados pela pandemia, a paz e a segurança regional e internacional, e as emergências humanitárias atuais, como a mais recente no Afeganistão”.

Fonte: Vatican News