Cotidiano

Profissionais do SENAI Amapá ministram cursos com foco na Indústria 4.0





As capacitações fazem parte do projeto do Sebrae e da Setec, em que o SENAI é parceiro. O intuito da iniciativa é estimular empreendedores, acadêmicos e empresários a desenvolverem habilidades em áreas que são tendências de mercado.

 Iniciou nesta semana, um ciclo de cursos ofertados pelo SENAI Amapá a empreendedores, acadêmicos e empresários. As capacitações fazem parte do Projeto Inovatech, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec). O primeiro curso da programação é Prototipagem Rápida e Impressora 3D e as aulas já estão acontecendo. Todos os encontros serão no espaço Okatech (da Setec).  

Na iniciativa, instrutores do SENAI vão capacitar o público em áreas que são tendências de mercado. A ideia é garantir às pessoas caminhos para serem aperfeiçoadas profissionalmente, e, com isso, terem mais opções no mercado, além de estimular a cultura de inovação no estado.

O coordenador de Educação, Tecnologia e Inovação do SENAI Amapá, José Reinaldo do Nascimento, destaca que o trabalho colaborativo vai apoiar os participantes no processo de formação para o mundo do trabalho. “O mercado precisa de profissionais capacitados e que atendam às demandas da Indústria 4.0, por isso, os cursos que estamos ofertando têm como objetivo preparar para funções que estão em alta”, completa.

Os treinamentos são realizados a custo baixo para permitir o acesso de todos os interessados, conforme explica o gerente de Inovação e Mercado do Sebrae, Bruno Castro.  “Em conjunto, reunimos esforços para desenvolver a programação e assim trazer para a população cursos com alta demanda, mas com preço justo e a experiência das instituições”, ressalta.

De acordo com a gestora de inovação da Setec, Evelin Auzier, a parceria pública-privada possibilitará a entrada de mais jovens em postos de trabalho. “O programa vai auxiliar o estado a oportunizar a inclusão deles nesse ambiente de tecnologia, além de desenvolver habilidades técnicas nesta área do conhecimento”, salienta.

Pedro Vinicius, aluno de Prototipagem Rápida e Impressora 3D, espera conseguir desenvolver novas habilidades com o curso. “Incentivado pela família, resolvi me inscrever e aprender mais sobre impressão 3D e com esse conhecimento pretendo me destacar profissionalmente e até mesmo empreender”, concluiu.

A agenda completa dos cursos ofertados pelo Projeto Inovatech está disponível no site www.sebrae.com.br

Fonte: SESI - SENAI