Cotidiano

Waldez responde Coldplay após pedido por ações de mudanças climáticas: 'unificação global'





Governador do Amapá e outros líderes da Amazônia foram citados em post da banda inglesa no Twitter.

Show do Coldplay em São Paulo, em 2017 — Foto: Celso Tavares / G1

Show do Coldplay em São Paulo, em 2017 — Foto: Celso Tavares / G1 

O governador Waldez Góes, do Amapá, se comprometeu nesta segunda-feira (23) em atuar em conjunto para frear a devastação da Amazônia e manter ações em prol de mudanças climáticas. A afirmação foi em resposta ao post da banda Coldplay, que no Twitter citou o governador do estado e outros chefes de estado da região pedindo compromissos com o meio ambiente. 

Foram marcados no post além de Waldez, Helder Barbalho (do Pará), Mauro Mendes (do Mato Grosso), coronel Marcos Rocha (de Rondônia), João Azevêdo (da Paraíba) e Wellington Dias (do Piauí). 

"Os estados que vocês representam têm uma grande oportunidade de fazer história no combate às mudanças climáticas. Vocês vão se juntar a nós no #GlobalCitizenLive com compromissos de conservação e adaptação?", diz o post. 

Em resposta, Waldez publicou: "Para sobreviver, o mundo merece mais do que a humanidade oferece neste momento da história. Somente com um forte vínculo desenvolvido a partir da unificação global, seremos capazes de efetivamente iniciar uma nova era de restauração do planeta. A região amazônica está cumprindo seu dever. Conte conosco". 

 

Ainda nas redes sociais, muitos usuários aproveitaram o post para pedir que os governador contrate o show da banda inglesa liderada por Chris Martin para o estado. 

Usuários pedindo show da banda no Amapá — Foto: Twitter/Reprodução

Usuários pedindo show da banda no Amapá — Foto: Twitter/Reprodução 

 

Encontro de governadores

 

O post da banda Coldplay acontece no mesmo dia em que governadores de 24 estados e do Distrito Federal, entre eles Waldez, se reuniram e decidiram solicitar uma audiência com o presidente Jair Bolsonaro na tentativa de diminuir a tensão entre poderes. 

Da reunião, relacionado ao clima, Waldez pontuou a criação do Consórcio de Governadores pelo Clima. Sobre a política, reforçou que apesar das divergências de pensamento e ideologia, deve se prezar, sobretudo, pela democracia. 

"Não devemos permitir que essas diferenças coloquem em risco as conquistras do povo brasileiro, que é a democracia. Uma vez em risco, coloca em risco também o emprego, a educação, economia, a vida das pessoas. Nós também pactuamos em defesa da democracia, mas também solicitamos uma agenda conjunta de todos os governadores, tanto com o Congresso Nacional, a Justiça Brasileira e o próprio presidente, para dialogarmos sobre esses pontos", completou. 

Governador do Amapá, Waldez Góes, participou de conferência com líderes de estados — Foto: GEA/Divulgação

Governador do Amapá, Waldez Góes, participou de conferência com líderes de estados — Foto: GEA/Divulgação

 

Fonte: G1 Amapá