Cotidiano

Prefeituras de Macapá e Kourou assinam documento para cooperação internacional entre as duas cidades





A colaboração se dará nas áreas de Saúde, Educação, Tecnologia, Turismo, Cultura e Esporte.

Os prefeitos de Macapá, Dr. Furlan, e de Kourou, na Guiana Francesa, François Ringuet, assinaram um documento que busca a cooperação internacional entre as duas cidades. Uma versão anterior já foi feita e contemplava o desenvolvimento de ações culturais e esportivas. Além de manter essas áreas, a renovação da cooperação acrescentou novos segmentos.

Fotos: Junior Dantas 

“O Protocolo de Cooperação Internacional foi ampliado. A educação terá um papel fundamental. Nossa intenção, formalizada no termo, é que as escolas de Macapá tenham ensino de francês e as de Kourou de português. Queremos estreitar esse intercâmbio’’, destaca o prefeito de Macapá.

A nova proposta de cooperação passa a incluir as áreas da Saúde, Educação, Tecnologia e Turismo e tem o objetivo, entre outras coisas, de fomentar o desenvolvimento contínuo e conjunto dos dois locais, que se dará por meio de ações voltadas ao intercâmbio e troca de experiências, projetos de pesquisa em inovação e biodiversidade e a promoção do turismo e atividades culturais em Macapá e Kourou.

O documento também prevê a realização de ações e doações humanitárias entre as duas cidades em casos de pandemias, crises epidemiológicas, desastres naturais e sociais ou quaisquer outros eventos naturais.

“Em Kourou, 30% da população é amapaense. Por isso, queremos aproximar mais ainda as culturas francesa e amapaense. O primeiro termo abrangia os setores cultural e esportivo. Com a atualização, teremos saúde e educação, que são fundamentais para a sociedade. Agradeço ao prefeito Furlan pela parceria. Acredito que essa cooperação será bem próxima e empenhada’’, explica.

A deputada estadual Cristina Almeida (PSB) reforça a importância do protocolo de cooperação para as cidades. “A cooperação só acontece entre os países quando ocorre determinação de ambos os lados. O Amapá faz parte de uma fronteira, e Macapá é a capital. Hoje foi firmada uma parceria concreta e queremos o melhor para o povo e essa colaboração avançará em várias frentes’’, declara.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fotos: Junior Dantas