Cotidiano

Amapá recebe 150 mil doses da vacina contra o sarampo doadas pelo governo paraense





O Estado do Amapá recebeu um lote de imunizantes contendo 150 mil doses da vacina tríplice viral que vieram através de doação do Governo do Estado do Pará, fruto de acordo feito pelo governo dos dois estados, e serão utilizadas em uma varredura vacinal que o Amapá planeja executar ainda neste mês de agosto.

O Governo do Estado, através da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), planeja executar ação de varredura vacinal em Macapá, Santana, Oiapoque, Porto Grande e Mazagão. Depois as ações serão direcionadas aos demais municípios.

A SVS foi o órgão responsável por buscar as vacinas no estado vizinho e fará o armazenamento adequado e a  distribuição das doses. O transporte foi realizado no avião Bandeirantes do Governo do Estado do Amapá.

"Com mais esse reforço conseguiremos atingir a nossa meta e imunizar a população contra essa doença, que se não for combatida com seriedade, pode se tornar um grande problema para a sociedade", disse Dorinaldo Malafaia, Superitendente da SVS no Amapá.

Força-tarefa contra o sarampo

A SVS tem organizado uma força-tarefa de combate ao sarampo em vários municípios. Foram treinadas equipes com vacinadores e encaminhadas para vários municípios como Oiapoque, Laranjal do Jarí, Santana e Macapá.

Os pontos de vacinação são montados em praças públicas, shoppings centers, quartéis das forças armadas e das forças de salvamento (Exército, Bombeiro e Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal) e portos.

As vacinas encontram-se disponíveis também em todas as Unidades Básicas de saúde (UBS).

"Continuaremos de forma itinerante levando a vacinação para todos e assim bater a nossa meta", avaliou Monique Uchôa, enfermeira da SVS e coordenadora da força-tarefa.

Vacina Tríplice Viral

A vacina tríplice viral imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola, está liberada para qualquer pessoa até 59 anos de idade que nunca tomou ou não recorda de ter tomado o imunizante

Números do Sarampo no Estado 

Em 2021 o Amapá apresentou, até agora, 424 casos confirmados de sarampo em todo estado, tendo a capital Macapá apresentado 353 casos, seguido de Santana com 28 casos. Apenas os municípios de Calçoene, Laranjal do Jarí e Pracuúba não detectaram casos. Foram descartados 139 casos e 31 estão sob investigação.

Números de casos por município:

Amapá: 1 caso 

Cutias: 2 casos 

F.Gomes: 2 casos 

Itaubal: 5 casos

Macapá: 353 casos

Mazagão: 11 casos

Oiapoque: 9 casos 

Pedra Branca: 3 casos

Porto Grande: 6 casos

Santana: 28 casos 

Serra do Navio: 1 caso

Tartarugalzinho: 2 casos

Vitória do Jarí: 1 caso.

Fonte: Portal Governo do Amapá