Política

Bolsonaro oficializa saída de Mendonça e nomeia Bianco para a AGU





O presidente Jair Bolsonaro nomeou o ex-secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Bruno Bianco, para a Advocacia Geral da União (AGU). André Mendonça, que estava na AGU, foi demitido do cargo. As movimentações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta 6ª feira (6.ago.2021).

Na 5ª feira (5.ago), o Poder360 revelou que Bolsonaro já tinha informado ministros da escolha. A decisão veio depois de Mendonça acertar a exoneração com o chefe do Executivo para se dedicar integralmente à sabatina do Senado. Ele pleiteia uma cadeira no STF (Supremo Tribunal Federal).

Há 1 semana, o presidente nomeou Bianco para o cargo de secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, recentemente recriado pelo governo e chefiado por Onyx Lorenzoni. O decreto publicado hoje também exonera Bianco do cargo.

Antes de assumir como nº 2 do ministério, Bianco foi secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. A sua ida para o novo ministério foi negociada por Paulo Guedes, que queria manter uma pessoa “de confiança” na nova pasta. A presença de Bianco também seria importante para dar sequência a alguns projetos que estavam sendo desenvolvidos sob tutoria do ministro da Economia.

De acordo com o currículo divulgado na página oficial do governo, Bianco é mestre em Direito pela Unimar (Universidade de Marília), especialista em Direito Público e pós-graduado em Direito Processual Civil. É servidor de carreira, procurador federal da Advocacia Geral da União.

Já foi procurador-chefe da Procuradoria Seccional da PFE (Procuradoria Federal Especializada) junto ao INSS em Marília (SP) e procurador regional dos órgãos nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (PFE-INSS). Foi ainda assessor especial da Casa Civil.

Fonte: Poder360