Política

Santini é nomeado secretário nacional de Justiça





José Vicente Santini foi nomeado como secretário nacional de Justiça, no Ministério da Justiça e Segurança Pública. A nomeação é assinada pelo ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) e foi publicada nesta 4ª feira (4.ago.2021) no Diário Oficial da União.

Santini tinha sido demitido da Secretaria Geral da Presidência da República na última 5ª feira (29.jul). Como mostrou o Poder360, o ex-número 2 de Onyx Lorenzoni não acompanhará o ministro, que agora assumirá o Ministério do Trabalho e Previdência, parte da minirreforma ministerial implementada pelo presidente este mês.

O Ministério da Justiça não fez parte da minirreforma, mas o governo quis manter Santini em seus quadros. O cargo de secretário nacional de Justiça era ocupado por Claudio de Castro Panoeiro, mas ele foi demitido na mesma portaria que nomeia Santini.

Secretaria Nacional de Justiça coordena a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Também cuida de políticas de cooperação jurídica internacional, migrações, políticas de acesso à justiça e opina sobre as indicações da Presidência aos cargos vagos no judiciário.

HISTÓRICO

Santini já assumiu vários cargos no governo. Em 2020, foi demitido do cargo de secretário-executivo da Casa Civil por usar um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para viajar à Índia, ato que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) classificou como “inadmissível”.

Mas, no mesmo dia, Santini foi nomeado assessor especial da Secretaria Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil. Depois, atuou como assessor do então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Ele estava na Secretaria Geral da Presidência desde fevereiro de 2021.

Fonte: Poder360