Cotidiano

Socialistas fortalecem compromisso com a cadeia produtiva do açaí de Macapá





O deputado federal Camilo Capiberibe, a vereadora Janete e o cidadão João Capiberibe, estiveram reunidos com os empreendedores de açaí da Capital, na última sexta-feira (30).

O objetivo da reunião era dialogar sobre as ações que beneficiarão a cadeia produtiva do açaí no Amapá.
O PSB isoladamente tem buscado criar políticas públicas para desenvolver e estimular a produção do açaí em Macapá.

O deputado federal Camilo Capiberibe destinou duas emendas para o setor, uma de R$ 420 mil para a aquisição de um caminhão frigorífico para os batedores, e outra no valor de R$ 650 mil, destinada à Embrapa, para desenvolver estudos de apoio às atividades extrativistas no Bailique, como a extração do óleo de pracaxi, pesca e produção de açaí, tratadas por Camilo, Janete e Capi na viagem realizada ao Arquipélago, na semana anterior.

A vereadora Janete Capiberibe, em apenas 6 meses de mandato, foi responsável pelo requerimento que considerava as batedeiras como atividade essencial durante a pandemia, articulou a criação do Comitê Municipal do Açaí e fez o Projeto de Lei que estabelece o dia municipal do batedor de açaí em Macapá.

“O PSB sempre fez políticas para a cadeia produtiva do açaí no Amapá, continua fazendo e sempre fará, com a certeza de que o desenvolvimento econômico pode acontecer em harmonia com a proteção da maior riqueza verde”, publicaram Camilo e Capi em suas redes sociais.

No mês de junho foi realizada uma pesquisa na cidade de Macapá, em mais de 350 batedeiras, com o intuito de saber as principais dificuldades e saber onde melhor pode ser destinado os recursos futuros.

Nicole Lemos
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe - PSB/AP