Cotidiano

Secretário de Educação participa de reunião para discutir retorno das aulas presenciais com outros municípios





Com o início do segundo semestre do ano letivo de 2021 marcado para o dia 2 de agosto, o secretário municipal de Educação,  Edielson de Souza, e outros gestores apresentaram a realidade de cada rede de ensino e discutiram a possibilidade de retorno presencial das atividades escolares. A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), na sede do governo estadual.

O encontro contou também com a presença da secretária de Estado da Educação, Goreth Souza, e outras autoridades da gestão educacional no Amapá. A reunião também foi acompanhada de maneira virtual por alguns gestores.

Durante a reunião, membros da mesa apresentaram dados epidemiológicos que mostram um declínio nos números da pandemia nos últimos meses e a necessidade de se debater de que maneira cada cidade amapaense irá realizar o retorno seguro das atividades escolares, dentro da sua realidade.

Ao falar pela cidade de Macapá, o titular da pasta da Educação municipal, ressaltou a maneira responsável com que a prefeitura tem encarado a área da Educação em meio a esse contexto pandêmico.

“Nós ousamos voltar com as atividades presenciais com as turmas do 5º ano no dia 3 de maio e percebemos que essa foi uma decisão acertada, pois observamos a melhoria no desenvolvimento educacional e emocional dos estudantes envolvidos nesse retorno”, salientou o secretário.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Souza, também se posicionou favorável ao retorno dos estudantes às escolas.

“Esse é um momento importante para todos nós. Não podemos mais adiar a volta às aulas presenciais”, afirmou.

“Ao levarmos em consideração os dados epidemiológicos obtidos neste período, inclusive os apresentados durante a reunião, podemos perceber que a reabertura das escolas para os estudantes não exerceu nenhuma influência negativa nos números gerais de contaminação por Covid-19, o que mostra a capacidade da rede municipal de ensino em promover um processo educacional seguro para estudantes e profissionais”, completou o secretário Edielson.

Escolas Abertas

Finalizando o seu discurso ao lado dos outros secretários municipais de Educação, o secretário Edielson de Souza afirmou que o lugar mais seguro para os estudantes é dentro da escola.

A intenção é de que a partir do dia 2 de agosto o regime híbrido, anteriormente adotado nas turmas do 5° ano, seja replicado nas turmas da pré-escola e do 1° ao 4° ano do ensino fundamental.

As creches e as turmas do 5° ano devem seguir no regime presencial. Com isso, é esperado que a partir do próximo mês todas as escolas municipais estejam abertas para os estudantes, que precisam estar autorizados expressamente pelos seus pais e/ou responsáveis.

Fonte: Prefeitura de Macapá