Política

Deputado Camilo apoia mobilização nacional em defesa dos Correios públicos





13/07/2021 – Macapá - Nesta terça-feira (13), o Deputado Federal Camilo Capiberibe (PSB), esteve reunido com os trabalhadores dos Correios no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Amapá (SINTEC/AP).

O objetivo da reunião é buscar apoio contra a privatização dos Correios, saber os impactos à sociedade e aos trabalhadores; tratar do acordo trabalhista 2022 e da atuação dos Correios na pandemia.

"Privatizar os Correios é a pior coisa que o Brasil pode fazer. Esse contexto de desmonte do Estado, não é só em Brasília. Está acontecendo aqui em Macapá, começou com a CEA, agora a Caesa, estão querendo privatizar o porto de Santana, os Correios. Estamos lutando contra isso" afirma o Deputado.

Patrimônio

Os Correios no Estado do Amapá contam com 230 funcionários que estão atuando durante toda a pandemia. No Brasil, são 100 mil trabalhadores. Os Correios tiveram em 2020 lucro bilionário estimado em R$ 1,5 bilhão! Entre os anos de 2017 a 2019 foram mais de R$ 930 milhões de lucro! Nos Estados Unidos, os Correios são uma empresa estatal pública por conta do seu papel estratégico e têm quase 500 mil servidores.
Os principais riscos da proposta de privatização dos Correios são quanto à perda do direito constitucional dos brasileiros ao serviço postal e o fim do financiamento cruzado, que permite a operação da estatal em todos os lugares do Brasil, mantendo-se lucrativa: 324 municípios altamente lucrativos financiam as operações da empresa estatal em lugares não lucrativos, que poderão ficar sem serviços dos Correios – ou ter as taxas significativamente aumentadas - com a privatização.

Além disso, a privatização entrega para a iniciativa privada um conhecimento e uma estrutura capilarizada pelo País construída durante décadas. Somente em 2020, os Correios entregaram 343 milhões de encomendas. São 28 milhões de encomendas/mês e 1,3 milhão de encomendas/dia feitas por mais de 25 mil veículos, 1.500 linhas terrestres e 11 linhas aéreas em operação de Norte a Sul no Brasil.

Reivindicações

O deputado Camilo, ouviu as principais reclamações dos trabalhadores e assinou uma Moção de Preocupação e Apoio, contrário aos Projetos de Lei 591/2021 e 7488/2017, que entrega o patrimônio dos brasileiros à empresas de logística multinacionais.

Os trabalhadores dos Correios alertam para o risco de desemprego de milhares de pais e mães de família e da precarização das condições de trabalho para tornar a empresa mais atrativa para a venda, como a retirada 50 cláusulas das 79, que garantiam benefícios aos servidores dos Correios.

Participaram da reunião com o deputado Camilo o presidente do Sindicato, Ederson Paraguassu; o Secretário Geral, José Richarly; o assessor para assuntos jurídicos, Edmilson Maués; o assessor financeiro, Pedro e o sindicalizado Jailson Barbosa.

Nicole Lemos
Gabinete do Deputado Camilo Capiberibe (PSB/AP)