Cotidiano

Dr. Furlan recebe senador Davi para discutir alocação de recursos do FNDE e de emendas





O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, recebeu o senador Davi para propor alocação de recursos federais para o município, através de articulação do parlamentar junto ao Ministério da Educação (MEC). As verbas serão executadas ainda em 2021, em obras da educação, saúde, mobilidade urbana e infraestrutura.

A agenda é resultado de articulação do secretário municipal de Educação, Edielson de Souza, com o objetivo de destravar obras em escolas de Macapá.

Além do titular da secretaria Municipal de Educação, também participaram da reunião os secretários Cassio Cruz, Ivy Vasconcelos, Ivo Mello, João Henrique, bem como o representante do governo em Brasília, Zico, e os subsecretários de Educação, Diego Santos e Ebrely Andrade.

O chefe do Executivo municipal reafirmou o compromisso em ampliar a quantidade de escolas da capital e reestruturar os espaços de ensino, garantindo melhor qualidade na educação macapaense.

“Nosso desejo é elevar a educação ofertada pelo município ao patamar de excelência e, para isso, nós vamos investir os recursos que recebermos de Brasília para construir novas unidades escolares, além de modernizar as que já temos”, reforçou o prefeito.

Dr. Furlan também falou sobre a decisão da equipe de gestão em fazer as creches funcionarem a partir do segundo semestre.

Para o senador Davi, o encontro contribuiu para o nivelamento de informações e assim compreender as necessidades da capital na destinação de recursos, em especial a educação.

“Esse encontro serve para entendermos onde haverá a melhor aplicação de recursos de emenda e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que articulamos para que sejam direcionados para Macapá”, destacou o parlamentar.

O secretário municipal de Educação, Edielson de Souza, afirma que a falta de infraestrutura adequada nas unidades escolares, aliada à falta de definições importantes na matriz curricular do município, fez com que Macapá alcançasse péssimos lugares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Nos últimos quatro anos nós subimos apenas 4 décimos no Ideb e isso é fruto de uma educação feita em prédios inadequados, escuros, sem ventilação e sem ambientes de aprendizado pensados para este novo momento em que a Educação está inserida. Nós pretendemos mudar este cenário e isso requer eficiência na aplicação dos recursos”, destacou o secretário.

Além dos recursos vindos do governo federal, o Município também irá entrar com contrapartidas financeiras para a execução das obras, inclusive com o direcionamento de 100% dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a educação em 2021.

Dentro do cronograma de ações, que deverá ser executado até dezembro deste ano, estão a reforma e ampliação de 10 escolas municipais de ensino fundamental. Algumas delas serão demolidas e construídas novamente, para atender às necessidades de professores, estudantes e a comunidade escolar ao redor.

Também foram discutidas ações de ampliação da pavimentação em diversos bairros da capital, revitalização de espaços públicos para construção de praças e fortalecimento do comércio local, além de construção de novas unidades de saúde para aumentar a oferta do serviço na capital.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação