Cotidiano

Governo prepara vacinadores para auxiliar municípios na imunização contra covid-19





Profissionais foram contratados pelo Estado para garantir maior celeridade na vacinação dos amapaenses.

O Governo do Amapá inicia nesta quinta-feira, 24, um treinamento online para enfermeiros, técnicos de enfermagem, digitadores e registradores contratados para auxiliar os municípios na campanha de imunização contra a covid-19. Os profissionais foram contratados pelo Estado para garantir o suporte e permitir maior celeridade na vacinação dos amapaenses.

A capacitação, que segue até sexta-feira, 25, vai formar 30 equipes que estarão aptas para aplicar as vacinas Pfizer, Astrazeneca e Coronavac - já utilizadas no Estado. Os profissionais também foram apresentados às características das vacinas Janssen - prevista para chegar nesta sexta-feira, 25, ao estado - e Sputnik, que, em breve, poderá estar disponível para o Amapá.

Os vacinadores também poderão auxiliar as prefeituras em outras campanhas de vacinação, como Influenza e sarampo. O curso é realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e pela Escola de Administração Pública (EAP).

Durante a capacitação, técnicos de enfermagem e enfermeiros receberam explicações sobre as regras de uso, manuseio, armazenamento, temperatura, transporte e aplicação das vacinas. Os registradores e digitadores receberam instruções sobre o processo de registro dentro do sistema do Plano Nacional de Imunização (PNI), para recebimento e distribuição aos municípios, além do registro das pessoas que recebem a vacina.

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia afirmou que estas equipes, contratadas pelo Governo do Estado, realizarão um passo importante para o combate da pandemia.

“Com essa equipe de vacinadores, o Governo  irá auxiliar os municípios e dar celeridade na vacinação de toda população amapaense. Com as pessoas imunizadas e mantendo as medidas sanitárias, como distanciamento social, a contaminação da covid-19 irá diminuir”, afirmou Dorinaldo Malafaia.

Fonte: Portal Governo do Amapá - Nathanael Zahlouth - Foto: Reprodução SVS