Cotidiano

Vacinas destinadas à segunda dose chegaram ao Amapá neste domingo, 20





São 18. 250 doses da AstraZeneca que desembarcaram no aeroporto Alberto Alcolumbre, em Macapá.

No início da tarde deste domingo, 20, o Governo do Estado do Amapá recebeu mais um lote com 18.250 doses de vacinas Astrazeneca, fabricadas pela Fiocruz. Por determinação do Ministério da Saúde (MS), através do informe técnico 024/20221, estes imunizantes chegam exclusivamente para a segunda dose de grupos prioritários que vão completar o esquema vacinal.

A Superintendência de Vigilância e Saúde do Amapá (SVS) recebeu as vacinas e deixará armazenada na Unidade de Imunobiológicos. Este lote será disponibilizado para os municípios pelo menos uma semana antes do prazo para a segunda dose dos grupos prioritários.  

O informe do MS ainda destina as vacinas para os seguintes grupos: pessoas de 60 a 64 anos, trabalhadores da saúde, forças de segurança e salvamento e as forças armadas – todos já tinham recebido a primeira dose do imunizante.

"É de extrema importância a chegada desse novo lote. Estamos priorizando o fechamento do ciclo imunizador de grupos prioritários. Fechando essa fase poderemos dar continuidade e celeridade no plano de imunização da população em geral, que é nosso objetivo", explicou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS.

Fonte: Portal Governo do Amapá - Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido