Cultura

Vaticano: Papa recebe diáconos da diocese de Roma neste sábado





O encontro acontece na Sala Paulo VI, onde serão esperados os diáconos permanentes e os aspirantes, junto com as suas famílias. Segundo o arcebispo dom Gianpiero Palmieri, "mais uma vez se manifesta o amor do Santo Padre pelos diáconos que são os guardiões do serviço na Igreja. Ele vai nos dirigir palavras de encorajamento, palavras importantes para nós e para aqueles a quem somos chamados a servir”. A audiência será o ponto central de um programa de três dias de exercícios espirituais fraternais.

Fonte: Andressa Collet - Vatican News

O Papa Francisco vai receber em audiência neste sábado (19), no Vaticano, os diáconos permanentes da diocese de Roma. O encontro com o Pontífice, segundo carta divulgada ainda em abril pelo arcebispo dom Gianpiero Palmieri, foi compartilhado com muita alegria com os diáconos, esposas e aspirantes. A audiência está marcada para o meio-dia deste sábado, na Sala Paulo VI, e será o ponto central de um programa de três dias de exercícios espirituais fraternais.

Mais uma vez, dizia o prelado na carta, “se manifesta o amor do Santo Padre pelos diáconos que são os guardiões do serviço na Igreja. Ele vai nos dirigir palavras de encorajamento, palavras importantes para nós e para aqueles a quem somos chamados a servir”. Dom Gianpiero, delegado do Diaconato Permanente, compartilhava ainda que o convite, antecipado pelo próprio cardeal Angelo De Donatis ao final da missa de 17 abril em que conferiu o mandato aos novos diáconos de Roma, foi “uma verdadeira surpresa e somos gratos ao Senhor por essa oportunidade”.

Segundo a diocese de Roma, são na maioria homens casados: 136 os ordenados para esse ministério, enquanto cerca de 50 estão atualmente em formação para se tornarem diáconos. A função, entre outros serviços, é auxiliar o bispo e os padres no serviço da caridade e nas ações litúrgicas da Igreja.