Cotidiano

Movimentação na carreira: Promotores de Justiça são empossados pelo Conselho Superior do MP-AP





Os promotores de Justiça Afonso Henrique Oliveira Pereira, Neuza Rodrigues Barbosa e Rodrigo Cesar Viana Assis tomaram posse nesta segunda-feira (14), na titularidade da 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Conflitos Agrários de Macapá, 3ª Promotoria de Justiça Criminal e de Auditoria Militar de Macapá e Promotoria de Justiça de Porto Grande, respectivamente. A remoção dos membros foi efetivada pelo Conselho Superior do Ministério Público do Amapá (CSMP), por meio virtual, com transmissão pelo Canal do MP-AP no Youtube, para que membros, servidores, familiares e amigos pudessem acompanhar, ao vivo.

A audiência de posse foi conduzida pela presidente do Colegiado, procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, com participação do corregedor-geral, Jair Quintas, e dos conselheiros, procuradores de Justiça Joel Chagas e Maricélia Assunção, com o secretário do CSMP, promotor de Justiça Vinicius Carvalho, fazendo a leitura dos termos de posse, que designam o exercício das novas funções dos membros, a partir da data de hoje (14). Participaram, ainda, presencialmente, a procuradora de Justiça Judith Teles, representando o Colégio de Procuradores de Justiça, e o chefe de gabinete da PGJ, João Furlan, e virtualmente, o promotor de Justiça Marcelo Moreira, coordenador das Promotorias de Meio Ambiente de Macapá.

“Essa mudança é sempre muito boa para arejar o Ministério Público”, ressaltou Marcelo Moreira, parabenizando a todos os empossados e dando boas-vindas ao promotor Afonso Pereira que vai atuar na especializada que ele coordena.

Os conselheiros destacaram as qualidades de cada membro empossado, sempre ressaltando o compromisso e dedicação no desempenho de suas funções. Relembraram a atuação de cada um e as contribuições deixadas nas unidades por onde passaram.

“A nossa luta é diária. Neste momento que estamos passando devemos nos manter unidos. Tenho certeza que cada um de vocês terá um desempenho exitoso nesse novo desafio”, pontuou Jair Quintas.

João Furlan e Vinicius Carvalho parabenizaram os colegas e colocaram à disposição o Gabinete da PGJ e a Secretaria do CSMP.

Os empossados agradeceram e reafirmaram o compromisso de trabalharem, cada vez mais, em prol da sociedade, no cumprimento da missão institucional, com mais empenho e dedicação.

“Agradeço ao Conselho Superior por ter conseguido, em tão pouco tempo, promover essa movimentação na carreira que é muito salutar para que a gente possa crescer e inovar na nossa atuação institucional em benefício da sociedade. Meus parabéns, tenho certeza que todos farão um excelente trabalho pela experiência e comprometimento que já demonstraram”, manifestou Ivana Cei.

Remoção

O promotor de Justiça Afonso Henrique Oliveira Pereira foi removido, por antiguidade, na entrância final do MP-AP, para a titularidade da 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Conflitos Agrários de Macapá, deixando a 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, da Probidade Administrativa e das Fundações de Macapá.

Por merecimento, a promotora de Justiça Neuza Rodrigues Barbosa, foi removida, na entrância final, da 2ª Promotoria de Justiça Criminal e Tribunal do Júri de Santana, para a titularidade da 3ª Promotoria de Justiça Criminal e de Auditoria Militar de Macapá.

Pelo critério de antiguidade, o promotor de Justiça Rodrigo Cesar Viana Assis, foi removido na entrância inicial do Ministério Público do Amapá, da titularidade da Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes, para a Titularidade da Promotoria de Justiça de Porto Grande.

Fonte: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Gilvana Santos