Cotidiano

Programa de Tratamento Fora de Domicílio cria estratégias para atendimento de povos indígenas





As equipes do Núcleo de Saúde do Indígena (Nesi) e do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTDF) estiveram em reunião para alinhamento e desenvolvimento de ações de acompanhamento de processos de pacientes indígenas que já estão sendo atendidos ou que aguardam encaminhamento pelo PTFD.

O objetivo é desenvolver uma cooperação para facilitar o acesso desses pacientes ao programa, já que o atendimento aos povos indígenas engloba especificidades culturais e, em alguns casos, até linguísticas, já que nem todas as tribos falam português.

Além disso, ainda existe a dificuldade geográfica, em razão do difícil acesso a algumas aldeias que ficam distantes das sedes dos municípios, com o acesso acontecendo somente por via aérea, e de comunicação, já que atualmente os processos são acompanhados de forma online.

O coordenador do PTFD, John Araújo, explicou que o alinhamento entre as equipes é essencial para a criação e efetivação de estratégias e ferramentas para o atendimento desse público.

“O Nesi será um importante parceiro que irá nos apresentar as dificuldades e o que é necessário para que possamos garantir o acesso a esses pacientes ao PTFD, e irá fazer a ligação e acompanhando junto conosco dos casos, nos ajudando nesse feedback”, ressaltou.

Fonte: Portal Governo do Amapá