Cotidiano

Macapaprev empossa membros dos conselhos de Administração e Fiscal





Macapá Previdência (Macapaprev) empossou os membros do Conselho Fiscal (Confi) e do Conselho Administrativo (Consad) da instituição para o biênio 2021/2022. A solenidade aconteceu na sede da Macapaprev e contou com a presença dos representantes das entidades com vaga nos conselhos. Os órgãos, junto com a diretoria executiva, realizam a administração e a fiscalização da instituição previdenciária municipal. O Consad institui parâmetros para que a diretoria-executiva desenvolva seus trabalhos, e o Confi realiza a fiscalização.

O diretor-presidente da Macapá Previdência e do Conselho Administrativo, Madson Millor, destacou o que é fundamental para a administração da instituição. “Seguindo a orientação de nosso gestor, prefeito Dr. Furlan, estamos dando posse aos nossos conselhos, que vão atuar de forma idônea dentro da instituição e garantir a transparência na administração. É fundamental dar posse a estes conselhos, que sabiamente irão auxiliar a diretoria- executiva”, explica.

O gestor da Macapaprev aproveitou a solenidade e anunciou a aquisição da certificação digital da instituição e o pagamento de retroativos datados desde 2011. “Neste momento vamos fazer uma grande organização técnica e administrativa para gerir este importante regime previdenciário, que cuida daqueles que doaram suas vidas pela administração pública, educação e saúde de Macapá. Nós também realizamos o pagamento de quase R$ 1 milhão de retroativos dos servidores aposentados e pensionistas que estavam pendentes”, conclui.

José Ney Picanço é servidor aposentado da Prefeitura de Macapá e foi empossado como membro do Conselho Administrativo. Ele ressalta que é uma honra fazer parte do instrumento de controle. “Como servidor aposentado e concursado é uma honra ser convidado para fazer parte deste importante instrumento para auxiliar na gerência da nossa previdência. Militei durante todos os meus anos como servidor da Prefeitura de Macapá e assumir esse lugar é a valorização do trabalho do servidor público municipal que represento”, declara.

Representante da Câmara Municipal de Macapá, a vereadora Adrianna Ramos (PSC), também foi empossada como membro do Conselho Fiscal. A parlamentar declarou que assume o compromisso de fazer parte do Confi e entende a responsabilidade é importância de seu papel de fiscalizar a entidade. “Estou feliz em ser convidada para compor este conselho que fiscaliza a entidade que cuida dos nossos servidores. Como parlamentar, tenho papel de fiscalizar e sei que minha experiência vai ajudar nos trabalhos realizados aqui”, finaliza.

Conselho Administrativo

O Conselho de Administração é um órgão de normatização, deliberação e supervisão superior, composto por representantes do poder executivo e demais órgãos constitucionais, representantes dos servidores ativos e inativos. Compete ao órgão, definir políticas de previdência social, apreciar, aprovar, deliberar, propor resoluções, acordos e qualquer assunto de interesse da Macapaprev.

O Consad é formado pelo diretor-presidente da Macapaprev; secretário municipal de Gestão; secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação; secretário municipal de Finanças; representante dos servidores ativos; representante dos servidores inativos e um representante do legislativo municipal.

Membros:
Madson Millor – diretor-presidente da Macapá Previdência;
João Alvarenga – secretário municipal de Gestão;
Fernanda Veiga Cabral – secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação;
Pedro Paulo – secretário municipal de Finanças;
Delma Santana – representante dos servidores ativos;
José Ney – representante dos servidores inativos;
Allan Pantoja – representante do Poder Legislativo.

Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é um órgão colegiado, que atua na fiscalização e controle interno da Previdência Municipal de Macapá. É composto por membros do poder legislativo, de secretarias municipais, servidores ativos e inativos do município de Macapá. Cabe ao órgão, acompanhar a execução orçamentária, exercendo a fiscalização administrativa, contábil e financeira e, ainda, quando solicitado, pode emitir parecer junto ao Conselho de Administração – Consad.

O Confi é formado por um representante da Controladoria Geral do Município; representante da Secretaria Municipal de Finanças; representante dos servidores ativos; representante dos servidores inativos e um representante do legislativo municipal.

Membros
Thiciana Rodrigues – Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria;
Mario Neto – Secretaria Municipal de Finanças;
Gerson Melo – representante dos servidores ativos;
Hubner Albuquerque – representante dos servidores inativos;
Adrianna Ramos – representante do Poder Legislativo.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Lucas Costa - Macapá Previdência