Cotidiano

Comissão aprova requerimento do deputado Camilo para debater propostas que o Brasil levará à Conferência do Clima





Brasília, 26/05/2021 – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai realizar audiência pública para debater as propostas que o Governo brasileiro levará à Conferência do Clima (COP) 26, em Glasgow, na Escócia, entre os dias 1º e 12 de novembro deste ano. O requerimento do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) foi subscrito pelo deputado David Miranda (PSOL/RJ) e aprovado pela unanimidade dos membros da CREDEN nesta quarta, 26. A iniciativa recebeu elogios de outros parlamentares.

“É necessário fazer esse debate fundamental para o futuro do Brasil e do Planeta. O Brasil teve um papel de vanguarda nesse debate e hoje vive um papel de descrédito. É indispensável ouvir a sociedade civil e o governo federal e discutir as propostas em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente”, afirmou o deputado Camilo Capiberibe, ao mesmo tempo em que criticou a política do governo Bolsonaro para o meio ambiente e a prática do governo de negar o que efetivamente faz, como a redução do orçamento da pasta.
Camilo convidou para participar da audiência pública representantes da Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action (LACLIMA), Rede Ação Política Pela Sustentabilidade (RAPS), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Observatório do Clima, Instituto Talanoa, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Conselho Indígena de Roraima, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, a Fridays for Future Brasil, a Fundação SOS Mata Atlântica, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Meio Ambiente.

Uma das decisões importantes da COP-26 é a contribuição dos países para limitar o aquecimento do Planeta, como reduzir desmatamentos e queimadas, para o que as políticas ambientais do governo brasileiro tem agravado consideravelmente e podem resultar em sanções dos outros países.

Sizan Luis Esberci
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe – PSB/AP