Cotidiano

Mais de 9 mil pessoas farão provas do concurso para Educação em Macapá





 

Provas acontecerão neste domingo (19). Concurso Público oferta vagas para o cargo de professor, pedagogo, fisioterapeuta, administrador, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogos.

 

Neste fim de semana, a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), por meio da Fundação Carlos Chagas, aplicará as provas do concurso público da educação para a capital. Ao todo, estão inscritos 9.604 candidatos, sendo 78% de vagas para ampla concorrência e 21% para cotas. A aplicação das provas para os níveis médio e superior será neste domingo, 19 de agosto.

Segundo o edital, os portões abrirão às 8h30 e a prova iniciará às 9h. Serão três horas de prova e cada candidato terá o tempo mínimo de duas horas de permanência no local. Para todos os cargos, as provas são divididas em conhecimentos gerais e específicos. Cada questão das provas poderá avaliar habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, com o intuito de valorizar a capacidade de raciocínio e contemplar mais de um objeto de avaliação.

“A expectativa deste concurso é muito grande, é aguardado por muitos anos pelos profissionais da educação. Esperamos poucas ausências devido à expectativa da procura e espera. Estamos com as equipes preparadas para seguir o certame com toda a lisura que manda o edital”, destacou Carlos Michel Miranda, secretário municipal de Administração.

Os cargos ofertados são para as áreas de professor, pedagogo e especialidades. O salário inicial é de R$ 2,8 mil. Segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Administração, 83% dos inscritos (7.988 candidatos) são para o cargo de professor; 9% (835 candidatos) para pedagogo, 2,5% (250 candidatos) fisioterapeuta, 2% (210 candidatos) administrador, 2% (185 candidatos) assistente social, 1% (96 candidatos) para psicólogo e apenas 0,5% (40 candidatos) para fonoaudiólogos.

Tratando-se de recurso quanto ao resultado das provas, será considerado termo inicial o 1º dia útil subsequente à data da publicação no Diário Oficial do Município de Macapá e no site da Fundação Carlos Chagas. Os recursos, de modo geral, deverão ser interpostos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após o evento.

No dia seguinte à prova, será realizada a divulgação do Gabarito e das Questões da Prova Objetiva no site da Fundação Carlos Chagas, a partir das 17h. No dia 28, será feita a publicação do Edital de Resultado Preliminar das Provas Objetivas e Convocação para Avaliação dos Títulos.

 Da redação