Cotidiano

No AP, Aplicativo gratuito “SOS Mulher” fortalece a luta contra a violência





 

Com um botão de “pânico”, a usuária emite mensagens automáticas aos números de confiança. Lançada em maio de 2018, a ferramenta já apresenta resultados positivos.

 

O aplicativo SOS Mulher tem o objetivo de identificar agressões ocorridas com rapidez e ajudar as vítimas. Após a instalação, a usuária da ferramenta poderá cadastrar até cinco nomes de sua confiança, que serão acionadas em casos de emergência por meio de um botão do “pânico”. Desse modo, sempre que acioná-lo, serão enviadas mensagens de socorro aos contatos cadastrados, com a exata localização da vítima, de forma automática.

Telefones úteis para acesso rápido também estão disponíveis. O aplicativo pode ser acessado gratuitamente por qualquer pessoa que deseje instalá-lo no seu celular e está disponível para os sistemas operacionais Android ou IOS. A ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

Capacitação e avaliação do aplicativo pelo MP

Nesta semana, o Ministério Público do Amapá (MP-AP), através do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) recebeu Jairene Lima, nova coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Macapá, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. Acompanhada pela sua equipe, a coordenadora participou de uma capacitação e avaliação sobre o funcionamento do aplicativo “SOS Mulher”.

Lançado em maio de 2018, o SOS Mulher já apresenta resultados positivos. Na avaliação, constatou-se a importância que a ferramenta tem para fortalecer a luta contra a violência sofridas por mulheres. Segundo o MP, a ferramenta encoraja e estimula que muitas vítimas quebrem a barreira do silêncio em busca de ajuda, sendo preservado o anonimato, por meio de rigoroso controle de privacidade. Esta afrimação veio após o acesso ao quadro de relatos do aplicativo.

Rodinei Paixão, coordenador do DTI, fez a apresentação do funcionamento do aplicativo, destacando a facilidade para utilização, a funcionalidade e o alcance.

“Se levarmos em consideração que hoje temos mais aparelhos de celular que habitantes no país, podemos imaginar o universo a ser explorado. Entregamos uma solução técnica de enorme alcance social às mulheres amapaenses. Podemos aperfeiçoar a ferramenta conforme as demandas, mas é preciso que todos abracem essa causa e estimulem as mulheres a baixarem o aplicativo”, reforçou.

 Redação