Polos serão implantados em quatro municípios do Amapá e oferecerão ensino de graduação e pós-graduação.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), autorizou a implantação de quatro novos polos para Educação à Distância (EaD) no Amapá. As unidades serão implantadas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) em parceria com as Prefeituras dos municípios que receberão os polos. A previsão é de que mais de mil alunos sejam atendidos no estado.
De acordo com o MEC, para implantar as unidades é necessário que elas possuam uma estrutura padrão, como biblioteca, computadores, laboratórios, além de espaços onde os alunos possam fazer provas presenciais. Após a abertura dos polos, representantes do Capes virão ao estado verificar se os locais onde irão funcionar os espaços de Educação à Distância possuem o padrão mínimo exigido.
Os municípios atendidos pela Unifap com a implantação dos novos polos de EaD serão: Amapá, Porto Grande, Serra do Navio e Pedra Branca. As prefeituras serão responsáveis por garantir a estrutura física de salas de aula e laboratórios, além de manutenção dos espaços físicos. A previsão é que os polos comecem a funcionar em 2019.
Atualmente, a Unifap oferta cursos de EaD nos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque e Vitória do Jari. De acordo com o gestor do Departamento de Educação à Distância (DEaD) da Unifap, André Leite, frisou que há diálogos com prefeituras de outros municípios para verificar a possibilidade de ampliar o atendimento no interior. Entretanto, ele ressalta que é necessário o comprometimento de ambas as partes.
“Nós atenderemos metade dos municípios do estado do Amapá com o sistema EaD para graduação e pós-graduação. Um grande avanço para a sociedade e o fortalecimento do ensino à distância no interior”, ressalta André Leite. Os processos seletivos em EaD previstos para os novos polos devem ocorrer no primeiro semestre de 2019.
Aumento de interessados em EaD
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) revela que a Educação à Distância já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. De acordo com os dados, 44% dos entrevistados optariam por essa modalidade, enquanto 56% ainda preferem o ensino presencial.
Segundo a ABMES, neste ritmo de crescimento haverá mais alunos estudando a distância do que nas salas de aula tradicionais em 2023. A pesquisa revela ainda que o índice de interessados em cursos a distância aumenta para 93% caso seja informado que estes podem ter etapas presenciais. Já 7% se dizem incomodados por ter a maior parte das aulas pela internet.
Outro ponto destacado por esses alunos que não optariam pela EaD é a percepção de que o mercado de trabalho ainda não valoriza adequadamente a qualidade desses cursos.
A pesquisa inédita Um ano do Decreto EAD - O impacto da educação a distância foi feita pela ABMES em conjunto com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Ao todo, foram entrevistados 1.012 homens e mulheres de 18 a 50 anos, sendo 256 alunos e 756 potenciais candidatos a educação superior em março deste ano.
Redação