Nesta última terça-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou informações referentes a área e a produção agrícola do Amapá. De acordo com os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a estimativa para a produção agrícola do estado em 2018 atingiu 62.610 toneladas no terceiro mês deste ano.
No mês anterior, fevereiro de 2018, os dados do levantamento apontam que a produção agrícola do Amapá deste ano seria maior do que a apontada no mês de março, atingindo 62.905 toneladas. Já no mesmo período do ano anterior, a safra estadual chegou a 58.608 toneladas.
Em relação à estimativa da área relativa a plantação agrícola, no mês de março de 2018, o Amapá atingiu 24.660 hectares. No mês de fevereiro, a estimativa foi de 24.820 hectares, 160 hectares a mais que no terceiro mês deste ano. Já no mesmo período do no passado, a plantação agrícola local alcançou 23.274 hectares.
Em nível nacional, a previsão do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE para 2018 é de 229,3 milhões de toneladas. A estimativa é 4,7% menor que em 2017 e acima da previsão do mês de fevereiro, de -5,6%. Entre as cinco regiões do país, apenas o Nordeste possui estimativa de colheita maior do que no ano passado.
A Região é a única com a produção agrícola estimada em 17,8 milhões de toneladas para 2018. O número é 9,3% maior que em 2017. Nas demais regiões, as quedas foram registradas no Norte (-6,3%), no Centro Oeste (-5,1%), no Sudeste em -7,9% (a maior queda registrada do país) e no Sul (-6,1%).
Em todo o Brasil, a estimativa de março para a safra nacional aponta que a queda em relação à produção agrícola de 2017 foi motivada por reduções de -0,4% na soja, -12,4% no milho e de -5,5% no arroz. De acordo com o IBGE, os dados apontam esta estimativa uma vez que as três culturas representam 93,1% da safra nacional.
Produção Regional
No Amapá, segundo dados do IBGE, entre as principais culturas agrícolas no estado está a soja, que apresenta o maior crescimento anual, 28,5% a mais de produção. Dos 21 mil hectares no estado, 17 mil eram somente de soja, seguido do feijão (15,8%) e mandioca (12,1%).
A previsão de produção ano passado foi cerca de 53.713 toneladas, principalmente de itens como a soja, milho e feijão. A quantidade equivaleu a menos de 0,1% da produção nacional, mas movimentou cerca de R$ 60 milhões na economia do estado em 2017, de acordo com a Associação de Produtores de Soja do Amapá (APROSOJA).
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) é uma pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas, cujas informações são obtidas por intermédio das Comissões Municipais e/ou Regionais; consolidadas em nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA) e posteriormente, avaliadas, em nível nacional, pela Comissão Especial de Planejamento Controle e Avaliação das Estatísticas Agropecuárias constituída por representantes do IBGE e do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.
Nathan Oliveira