Luciana Cordeiro
Detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), na Zona Oeste de Macapá, tentaram uma fuga em massa na noite de quarta-feira (14). Dois dos detentos conseguiram fugir escalando o muro do prédio, utilizando corda artesanal feita com tecidos, segundo informações repassadas pelo diretor do Iapen, Lucivaldo Costa.
O incidente ocorreu por volta das 23h quando um grupo de presidiários iniciou uma tentativa de fuga em massa. Ao saírem das celas, localizadas no pavilhão F3, eles correram em direção ao muro. Porém, foram percebidos pelo sentinela ao chegarem na muralha, que efetuou disparos e conseguiu fazer com que os outros prisioneiros retornassem ao pavilhão, fugindo apenas dois.
Um deles foi recapturado machucado próximo ao muro ainda na madrugada desta quinta-feira (15). O outro detento, Everson Pinheiro Martins de 22 anos, que responde pelo crime de roubo, permanece foragido e até o fechamento desta edição não havia sido capturado.
Sobre uma possível falha na segurança, Lucivaldo Costa diz que não houve descuido da parte dos agentes e que os detentos obtêm conhecimentos diversos. Entre eles, existem chaveiros que ensinam como abrir cadeados de várias formas e foi o que ocorreu na tentativa de fuga. “Eles abriram o cadeado e esgueiraram-se por espaços de baixa visibilidade onde existe a construção de um pavilhão para chegar a muralha”.
Ainda segundo o diretor do Iapen, os prisioneiros foram muito rápidos na ação e não demoraram mais que dez segundos para escalar e pular o muro, esse teria sido o tempo que o sentinela demorou para se virar e verificar algum movimento suspeito que esteja ocorrendo em outra direção.
Qualquer informação sobre o detento foragido pode ser repassada para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, através do número 3261-2713. O instituto ressalta que a identidade será mantida em sigilo.