Oscar Piastri não só vai largar na pole position do GP do Bahrein como viu seu companheiro, Lando Norris, fazer uma última volta ruim e não passar da sexta colocação. Isso, em uma pista em que parecia que a McLaren dominaria completamente as ações na classificação. Quem aproveitou foi George Russell, que vai dividir a fila com o australiano.
Na segunda fila, largam Charles Leclerc, da Ferrari, e Kimi Antonelli, também da Mercedes. E Norris só aparece na sexta fila, atrás ainda da grande surpresa da classificação, Pierre Gasly, que colocou a Alpine em quinto lugar.
"Estive confiante por todo o final de semana. Me senti muito confortável com o carro. Os rivais chegaram um pouco mais perto do que eu queria, mas conseguimos ficar na frente no final", disse Piastri.”
Perguntado sobre a posição de Norris e a chance que tem de ganhar pontos em cima do companheiro, Piastri não quis comemorar antecipadamente.
"Primeiro eu preciso liderar na primeira volta e aí vemos o que acontece, mas estou confortável e tenho que agradecer à equipe pelo carro que deram para mim neste fim de semana."”
O brasileiro Gabriel Bortoleto vai largar em 18º. Ele disse que não tinha confiança em sua Sauber pela mudança no equilíbrio do carro entre uma sessão e outra, lembrando que as condições de pista eram bem diferentes em relação ao último treino livre, com a pista mais de 10ºC mais fria e o vento mudando de direção e ganhando força.
"Há carros que são mais sensíveis a esse tipo de coisa, mas mesmo em condições semelhantes no segundo treino livre na sexta-feira, o comportamento era bem diferente. Vamos analisar e ver o que deu errado. Precisamos trabalhar em ter um equilíbrio mais constante no carro."”
A quarta etapa do campeonato tem largada ao meio-dia, pelo horário de Brasília. Lando Norris é o líder do campeonato, com um ponto de vantagem para Max Verstappen, que teve problemas nos freios por toda a classificação e larga apenas em sétimo lugar. Piastri está 13 pontos atrás do companheiro de McLaren.
Após as primeiras voltas, as duas Red Bull eram as duas últimas colocadas. Com problemas nos freios, Max Verstappen abortou sua volta no final, com muita dificuldade com o carro. E a volta de Tsunoda foi deletada por ele ter passado dos limites de pista. Outra surpresa era Isack Hadjar, que esteve no top 10 por todo o tempo, mas que só era 17º após a primeira tentativa, logo à frente de Gabriel Bortoleto, que optou por não ir para a pista logo de cara, como fez seu companheiro Nico Hulkenberg, que a essa altura era décimo colocado com duas voltas rápidas completadas.
Os dois pilotos da Red Bull e Hadjar conseguiram passar para o Q2 na segunda tentativa. Após sua segunda volta, Bortoleto chegou mais perto do companheiro, a um décimo do alemão, mas os dois ainda estavam perto demais da zona de corte do Q1. Hulkenberg usou bem a estratégia de fazer três tentativas, melhorou ainda mais no final e conseguiu passar. A diferença entre os dois ficou em dois décimos, e dois pilotos conseguiram se colocar entre eles.
Assim, Bortoleto foi eliminado com Oliver Bearman, da Haas, Lance Stroll, da Aston Martin, Liam Lawson, da Racing Bulls, que teve um problema de DRS, e Alex Albon, da Williams.
Nenhum piloto tinha volta marcada quando Esteban Ocon causou uma bandeira vermelha. Ele perdeu o controle da Haas e bateu forte no muro, em um momento em que Yuki Tsunoda vinha fazendo a volta mais rápida da pista daquele momento.
Quando os carros voltaram à pista, alguns pilotos optaram por não fechar a primeira volta só para sentir o carro e ter tempo de voltar para a pista nos instantes finais do Q2. A grande surpresa foi Pierre Gasly, que já vinha andando bem nos treinos livres, e colocou a Alpine no terceiro lugar, atrás apenas das McLaren. Seu companheiro, Jack Doohan, contudo, ficou a 0s6 do francês e não fez tempo suficiente para continuar na sessão.
Doohan foi eliminado junto de Hadjar, Fernando Alonso, que fez um comentário irônico agradecendo ao time por maximizar a diferença para os primeiros colocados e vai largar em 13º, Ocon e Hulkenberg, que acabou classificado atrás do francês por ter tido sua volta deletada do Q1 por sair da pista.
A última parte da classificação começou com voltas deletadas para Lewis Hamilton e para Andrea Kimi Antonelli, que vinha andando muito perto do companheiro Russell até ali. E Norris deu o primeiro sinal de não estar acompanhando bem a evolução da pista e ficou apenas em terceiro, em um final de semana no qual todos apostavam que a McLaren fecharia a primeira fila com segurança.
Na segunda tentativa, Leclerc conseguiu evoluir bastante com a Ferrari com pneus novos. Russell voltou a ser rápido e fez a pole provisória, mas Piastri tomou a ponta já com o cronômetro zerado, enquanto seu companheiro já começou mal a volta e não conseguiu seu recuperar.
Largar em sexto no Bahrein não é tão definitivo quanto seria na última corrida, no Japão, com poucas ultrapassagens. Afinal, haverá muito desgaste de pneu e é mais fácil ultrapassar na pista de Sakhir. Mas Piastri tem uma ótima chance de pelo menos diminuir a desvantagem que tem no campeonato.
1º Oscar Piastri (McLaren)
2º George Russell (Mercedes)
3º Charles Leclerc (Ferrari)
4º Kimi Antonelli (Mercedes)
5º Pierre Gasly (Alpine)
6º Lando Norris (McLaren)
7º Max Verstappen (Red Bull)
8º Carlos Sainz (Williams)
9º Lewis Hamilton (Ferrari)
10º Yuki Tsunoda (Red Bull)
11º Jack Doohan (Alpine)
12º Isack Hadjar (Racing Bulls)
13º Fernando Alonso (Aston Martin)
14º Esteban Ocon (Alpine)
15º Alex Albon (Williams)
16º Nico Hulkenberg (Sauber)
17º Liam Lawson (Racing Bulls)
18º Gabriel Bortoleto (Sauber)
19º Lance Stroll (Aston Martin)
20º Oliver Bearman (Haas)
Fonte: UOL