O Papa tem a intenção de aparecer amanhã, do Hospital Gemelli, pouco depois das 12h (hora italiana), para uma saudação e para conceder sua bênção aos fiéis. O texto do Angelus será divulgado como nos últimos domingos. O Vatican Media estará presente para as filmagens e a distribuição das imagens. A informação foi divulgada hoje, 22 de março, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Ontem, 21 de março, a Sala de Imprensa da Santa Sé também forneceu uma atualização sobre as condições de saúde do Papa Francisco: permanece estável. Continuam sendo registrados pequenos progressos do ponto de vista respiratório e motor. À noite, o Papa não usa mais ventilação mecânica com máscara, mas oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais e, durante o dia, usa cada vez menos os altos fluxos. Os médicos ainda não deram uma indicação de quando ele receberá alta do hospital. O Papa passa os dias entre tratamentos, orações e um pouco de atividade de trabalho. E não recebeu visitas. O próximo boletim médico poderá ser publicado na segunda-feira.
- Papa Francisco: atravessar a Porta Santa para recomeçar unidos na caridade
Do Hospital Gemelli, o Papa Francisco envia uma mensagem de proximidade aos peregrinos que participaram da peregrinação jubilar da arquidiocese de Nápoles. O texto se dirige também a muitos fiéis, em sua maioria provenientes de outras dioceses italianas, que neste dia atravessarão a Porta Santa. Saudando-os, o Papa escreve que é nessas ocasiões que "se expressa a unidade que os reúne como comunidade ao redor de seus Pastores e do Bispo de Roma, bem como o compromisso de abraçar o convite de Jesus a entrar 'pela porta estreita'", e acrescenta:
"O amor é assim: une e faz crescer juntos. Por isso, ainda que por caminhos diferentes, foi ele que os trouxe aqui, ao túmulo de Pedro, de onde poderão partir ainda mais fortalecidos na fé e mais unidos na caridade."
Francisco destaca, ainda, o apoio que sente durante este período de internação: "sobretudo através das orações – escreve – com as quais me acompanharam". "Por isso, mesmo não podendo estar fisicamente presente entre vocês, expresso minha grande alegria em saber que estão unidos a mim e entre si no Senhor Jesus, como Igreja".
Ao concluir o texto, Francisco concede sua bênção, assegurando suas orações e deixando um pedido: "Recomendo-lhes: continuem também vocês a rezar por mim". O texto foi lido pelo cardeal Domenico Battaglia, que celebrou a Missa no adro da Basílica de São Pedro.
Fonte: Vatican News