O começo morno pela Ferrari há uma semana não teve muito tempo de ser lamentado por Lewis Hamilton, que venceu neste sábado sua primeira corrida sprint da carreira, no GP da China, e conquistou seu melhor resultado com a escuderia italiana até aqui. Líder de ponta a ponta, o heptacampeão afastou a concorrência da McLaren de Oscar Piastri nas voltas finais; Max Verstappen chegou em terceiro lugar, após largar da segunda colocação.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, que largou em 14º, foi atingido duas vezes na corrida e cruzou a linha de chegada apenas em 18º lugar. Apesar dos problemas, o calouro da Sauber terminou à frente do colega Nico Hulkenberg, 19º colocado; porém, foi convocado pelos comissários da etapa, após a prova, para esclarecimentos sobre o incidente com Jack Doohan na última volta.
O resultado de Hamilton não apenas manteve as expectativas altas para seu início na Ferrari, mas também deu "o troco" em Verstappen: a primeira vez que o heptacampeão largou da ponta em uma corrida sprint foi há quase quatro anos, em casa, no GP da Inglaterra; mas na ocasião, o britânico viu o rival da RBR levar a melhor. Desta vez, ele segurou o holandês pela conquista inédita no formato.
O veterano fatura oito pontos extra para a Ferrari com o resultado da prova que também impactou o campeonato de pilotos: terceiro, Verstappen somou mais seis tentos para chegar a 24 na tabela, só dois pontos atrás do líder Lando Norris. O britânico da McLaren, apagado, foi apenas oitavo na sprint.
Hamilton reagiu em tempo de se distanciar do primeiro bote de Verstappen, que ficou alguns metros atrás do rival da Ferrari. Piastri e Leclerc, logo atrás, conseguiram manter suas posições; Norris, atrás do monegasco, não teve a mesma sorte e caiu de sexto para nono.
A corrida prosseguiu, apesar de um incidente no fundo do grid: Liam Lawson, na última colocação, bateu na roda do 18º colocado, Esteban Ocon. O calouro da RBR passou à frente do francês da Haas, embora a direção de prova tenha colocado o lance em sua mira.
Russell, que seguia até então na quinta colocação na qual largou, passou Leclerc na abertura da segunda volta. A partir daí, a disputa se concentrou entre os três primeiros colocados, já que o inglês da Mercedes viu Piastri abrir mais de 2s sobre ele e, depois, dobrar essa diferença.
Hamilton conseguiu abrir 1s2 sobre Verstappen no giro seguinte à largada mas, até a décima volta, o holandês conseguia aproximações recorrentes dele - mesmo que a distância aumentasse em seguida. O mesmo valia para a disputa entre o tetracampeão da RBR, e Piastri, que conseguiu se reaproximar de Max a partir do 10º giro após ver o multicampeão aumentar a vantagem à frente.
Já na metade final da disputa, Hamilton ganhou mais confiança na ponta e ampliou a vantagem sobre Verstappen, que seguia com Piastri em seu retrovisor. O holandês reclamou do desgaste dos pneus médios e, depois de recuar para conservá-los, acabou superado pelo rival da McLaren no fim da volta 15. O australiano passou a ter 2s6 para o líder da corrida, distância rapidamente ampliada por Lewis.
O ritmo do C45 da Sauber não ajudou Bortoleto, que já na largada, foi superado por Pierre Gasly e caiu de 14º para 15º. O brasileiro seguiu na cola do francês da Alpine, porém, também viu Isack Hadjar (RB) deixá-lo para trás e, na décima volta, Liam Lawson, da RBR; no entanto, o neozelandês o ultrapassou depois de acertar a lateral de seu carro.
Gabriel conseguiu ganhar uma posição com a troca de pneus de Carlos Sainz, da Williams; seu colega Nico Hulkenberg, que até então era último colocado por largar do pit lane como punição por uma troca de suspensão, também. Mas o calouro brasileiro acabou atingido nas últimas curvas da volta final por Jack Doohan, da Alpine; o francês ainda parou na pista e forçou Hulkenberg a diminuir.
Confira outras notícias
- F1: Oscar Piastri brilha no fim e garante pole position no GP da China
Oscar Piastri, da McLaren, garantiu, hoje (22), a pole position no GP da China de Fórmula 1, com o tempo de 1min30s641.
George Russell, da Mercedes, vai largar na segunda colocação. Lando Norris, da McLaren, vai largar em terceiro.
Gabriel Bortoleto terminou na 19ª posição. O piloto brasileiro da Sauber não avançou para a segunda parte do treino.
O GP da China é na madrugada de amanhã (23). A largada no Circuito Internacional de Xangai é às 4h (de Brasília).
Fonte: ge