Cultura

Papa no Gemelli: estável, apresenta pequeno progresso respiratório e motor





A Sala de Imprensa da Santa Sé atualiza sobre as condições de saúde do Santo Padre: a situação permanece estável, o uso da máscara foi suspenso à noite e o oxigênio foi reduzido durante o dia. O Pontífice prosseguiu com o tratamento e se dedicou à oração e ao trabalho.

Segundo informações da Sala de Imprensa da Santa Sé, divulgadas na noite desta sexta-feira, 21 de março, a condição do Papa permanece estável. Continuam sendo registrados pequenos progressos do ponto de vista respiratório e motor.

À noite, o Papa não usa mais ventilação mecânica com máscara, mas oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais e, durante o dia, usa cada vez menos os altos fluxos.

Os médicos ainda não deram uma indicação de quando ele receberá alta do hospital.

O Papa passa os dias entre tratamentos, orações e um pouco de atividade de trabalho. E não recebeu visitas.

Por enquanto, o Angelus dominical está previsto como nos domingos anteriores. Em caso de novidades, a Sala de Imprensa fornecerá uma atualização amanhã.

O próximo boletim médico poderá ser publicado na segunda-feira.

 

- Papa precisa reaprender a falar após terapia com oxigênio, diz cardeal

 

O papa Francisco está recuperando lentamente suas forças no hospital, mas precisa "reaprender a falar" após o uso prolongado de oxigenoterapia de alto fluxo, disse o cardeal Víctor Manuel Fernández nesta sexta-feira.

 

O cardeal, que é o chefe do escritório doutrinário do Vaticano, rejeitou as especulações de que o pontífice se aposentaria e disse que ele estava voltando a ser o que era antes.

 

"O papa está indo muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo seca tudo. Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral é a mesma de antes", disse Fernández em uma apresentação de um novo livro de Francisco sobre poesia.

 

O papa, de 88 anos, está hospitalizado há cinco semanas, sofrendo de uma pneumonia dupla, período durante o qual o Vaticano divulgou apenas um breve áudio de sua fala, em 6 de março, quando sua voz estava quebrada, sem fôlego e difícil de entender.

 

Em sua última atualização de saúde divulgada nesta sexta-feira, o Vaticano disse que a condição do papa permaneceu estável com "pequenas melhorias na respiração e na mobilidade".

 

O Vaticano confirmou que ele não vem usando ventilação mecânica para ajudar na respiração à noite desde segunda-feira, mas que recebia oxigênio por meio de uma pequena mangueira sob o nariz durante a maior parte do tempo.

 

Ainda não há informações oficiais sobre quando ele poderá voltar para casa, no Vaticano, e Fernández disse que não sabia se receberia alta a tempo para a Páscoa, que acontece em 20 de abril.

 

"Ele poderia voltar, mas os médicos querem ter 100% de certeza porque ele acredita que, com o pouco tempo que lhe resta, ele quer se dedicar inteiramente aos outros, não a si mesmo", disse Fernández.

 

Perguntado se ele achava que Francisco poderia renunciar, o cardeal disse: "Eu realmente acho que não, não".

 

Francisco teve vários problemas de saúde nos últimos dois anos e é propenso a infecções pulmonares porque teve pleurisia quando era jovem adulto e teve parte de um pulmão removido.

 

Fonte: Vatican News - Agência Brasil