Em seu segundo grande prêmio pela Ferrari, Lewis Hamilton já tem um resultado para comemorar: o veterano conquistou a pole position da corrida sprint do GP da China na madrugada desta sexta-feira. Sua volta de 1m30s849 garantiu a posição com apenas 0s018 de vantagem sobre Max Verstappen. Oscar Piastri ficou em terceiro terceiro lugar e Gabriel Bortoleto, da Sauber, largará em 14º na prova curta deste sábado.
A largada da corrida sprint do GP da China será neste sábado (22) à meia-noite, no horário de Brasília. O ge acompanha tudo em tempo real!
Hamilton, que não vem de um fim de semana positivo após a estreia na Austrália - apenas nono em Melbourne -, chegou a desbancar a quase absoluta McLaren no SQ1 no Circuito de Xangai. Na etapa final, o heptacampeão anotou a volta de referência em uma tentativa única que, por muito pouco, não foi superada por Verstappen na bandeirada.
O brasileiro Gabriel Bortoleto conseguiu terminar o SQ1 à frente do colega da Sauber, Nico Hulkenberg. Porém, repetindo seu desempenho na formação do grid da Austrália, no fim de semana passado, não conseguiu ir além do 14º lugar. O melhor calouro da classificação sprint desta sexta foi Andrea Kimi Antonelli, que substitui Hamilton na Mercedes - o italiano ficou em sétimo.
Esse é o melhor resultado de Hamilton na Ferrari, até aqui. O veterano também garantiu um lugar à frente do colega Charles Leclerc, que vai partir ao lado de Piastri na quarta colocação. Lewis largará na ponta em uma corrida sprint pela segunda vez na carreira; no entanto, ainda não venceu nenhuma vez no formato, dominado por Verstappen e suas 11 conquistas.
A Chinas será a primeira de seis sedes de corridas sprints em 2025. A prova curta foi introduzida na F1 em 2021 para aumentar a atratividade dos grandes prêmios, e concede até oito pontos extras aos oito primeiros colocados. Confira as regras do formato.
Fonte: ge