O Papa Francisco, que hospitalizado nesta sexta-feira (14) para tratamento de bronquite, está sofrendo de uma infecção respiratória, mas está em condição estável, disse o Vaticano.
“O Santo Padre… passou por exames especializados e iniciou terapia medicamentosa hospitalar”, informou um comunicado.
“Os testes iniciais mostraram uma infecção do trato respiratório. Sua condição clínica é regular; ele tem uma leve febre”, adicionou o Vaticano.
Francisco foi hospitalizado na manhã desta sexta para dar continuidade ao tratamento de bronquite e realizar exames.
“Esta manhã, no final de suas audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlínico Agostino Gemelli para alguns exames diagnósticos necessários e para continuar seu tratamento para bronquite, ainda em andamento, em um ambiente hospitalar”, destacou o Vaticano.
O pontífice teve que cancelar os eventos programados para os próximos três dias.
Ele deveria comparecer a uma audiência no sábado (15) e a uma missa no domingo (16), além de visitar os estúdios de cinema Cinecitta, em Roma, na segunda-feira (17).
Na quarta-feira (12), Francisco afirmou que ainda estava sofrendo de um surto da bronquite e pediu a um assessor fazer uma leitura — a segunda vez em uma semana.
Durante a reunião Francisco apresentou dificuldades para respirar durante fala.
O líder da Igreja Católica, de 88 nos, está no cargo desde 2013 e sofreu de gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos.
Confira outras notícias
-
Ouça a reportagem e compartilhe
Andressa Collet - Vatican News
Antes de ser internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, para continuar o tratamento da bronquite, o Papa Francisco recebeu uma delegação de Porto Rico no Vaticano na manhã desta sexta-feira (14/02). As cerca de 80 pessoas representam a Fundação Gaudium et Spes, com sede em Porto Rico, que se dedica ao financiamento de projetos de assistência social e preservação cultural que beneficiem as comunidades mais vulneráveis com foco na erradicação da pobreza infantil tanto na ilha caribenha como em outras partes do mundo. Um trabalho desenvolvido em estreita colaboração com líderes locais e religiosos, reconhecido pelo próprio Papa, que agradeceu em especial a missão "em favor dos mais pobres, seguindo os ensinamentos da constituição conciliar da qual vocês tiraram o nome e que honram com as suas ações", disse ele, recordando uma das quatro constituições do Concílio Vaticano II, a Gaudium et Spes (Alegria e Esperança), que apresenta a missão da Igreja no mundo contemporâneo.
Leia a íntegra do discurso do Papa Francisco
"Nesse sentido, a Fundação e as suas obras tornam esse documento atual, o que coincide com o espírito sinodal da Igreja, onde todos nós estamos unidos em Cristo, formando uma fraternidade universal, como membros do seu Corpo", disse o Papa em discurso. E essa união se realiza por meio do Espírito Santo, "que é Amor, e se manifesta na solidariedade, especialmente com aqueles que mais sofrem":
"Esse permanecer em Cristo nos torna família, irmãos, com a mesma dignidade. E o alimento dessa família, que se reúne para comer juntos aos domingos na missa, é a Eucaristia. Formamos um só corpo, porque comemos o mesmo pão. É o alimento espiritual que é servido a todos igualmente e nos faz viver em comunhão com Deus e com os nossos irmãos."
Essa força do Espírito Santo, finalizou o Papa Francisco em discurso aos membros da Fundação Gaudium et Spes, nos leva "a ser instrumentos do amor de Deus que quer alcançar todos os homens, sem distinção":
“Portanto, neste Ano Santo, desejo agradecer-lhes porque vocês são motivo de esperança para tantas pessoas que sofrem e estão desanimadas, pessoas que, por meio das suas obras, sentem que Deus as acaricia e consola no seu sofrimento.”
A audiência do Papa concedida ao primeiro-ministro da República Eslovaca, Robert Fico, na manhã desta sexta-feira (14/02) durou meia hora, das 9 às 9h30, e teve lugar na Casa Santa Marta, onde Francisco continua desempenhando suas atividades devido à bronquite que o acomete há dias. Acompanhando o primeiro-ministro estava uma delegação de seis membros, incluindo sua mãe de 83 anos, conforme anunciado pelo próprio Fico esta quinta-feira por meio de suas contas sociais.
Imediatamente depois, o chefe do governo de Bratislava transferiu-se para o Palácio Apostólico vaticano para uma reunião na Secretaria de Estado com o cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo Monsenhor Mirosław Wachowski, subsecretário das Relações com os Estados. “Durante as cordiais conversações”, afirma uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, ”foi reafirmado o mútuo apreço pelas sólidas relações bilaterais e o renovado compromisso comum com a coesão social. Neste contexto, foi dada especial atenção à questão da antropologia e às questões da família e da educação”.
“O quadro internacional também foi examinado em profundidade”, continua o comunicado, “com destaque para a persistente instabilidade na Ucrânia e as perspectivas de paz, bem como para a frágil trégua em Israel e Palestina e a grave emergência humanitária em Gaza”.
No final do diálogo reservado, o Papa, durante a tradicional troca de presentes, presenteou o primeiro-ministro com uma obra de terracota intitulada “Ternura e Amor”, juntamente com documentos papais, a Mensagem para a Paz deste ano, o volume “Perseguidos por causa da verdade, os greco-católicos ucranianos por trás da cortina de ferro” ou seja, o álbum de fotos coloridas publicado pela Livraria Editora Vaticano (LEV), resultado de um projeto de pesquisa do Instituto de História da Igreja da Universidade Católica Ucraniana sobre a vida subterrânea da Igreja greco-católica ucraniana, para documentar o legado dos mártires e confessores da fé.
Fico retribuiu com uma obra de bronze representando os Santos Cirilo e Metódio, bispos padroeiros da Europa, cuja festa é celebrada esta sexta-feira, e uma pintura em madeira de um artista eslovaco representando um anjo da guarda.
Esta sexta-feira, o chefe de governo de Bratislava visita o Pontifício Colégio Eslovaco dos Santos Cirilo e Metódio. No ano passado, em maio, Fico foi vítima de uma tentativa de assassinato quando, após uma reunião executiva em Handlova, foi baleado no peito, no estômago e em um braço. Um ataque que até mesmo o próprio Papa lembrou em seu discurso ao corpo diplomático junto à Santa Sé em janeiro passado, apontando-o como um exemplo trágico do “clima de suspeita” gerado por fake news que “fomentam o ódio” e “comprometem a coexistência civil e a estabilidade de nações inteiras”.
- Papa envia telegrama de pesar à Guatemala pelas vítimas de trágico acidente com ônibus
O Papa Francisco enviou nesta sexta-feira (14/02) um telegrama assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, dirigido ao arcebispo de Santiago de Guatemala, dom Gonzalo de Villa y Vásquez, em virtude de um acidente com um ônibus que matou pelo menos 50 pessoas. O Pontífice, escreveu o purpurado, "ficou profundamente entristecido ao saber da dolorosa notícia da queda do ônibus em um precipício na Cidade da Guatemala, que causou inúmeras vítimas e feridos".
Na última segunda-feira, 10 de fevereiro, o veículo caiu de uma ponte, despencando de uma altura de 20 metros, enquanto viajava da cidade de San Agustin Acasaguastlan para a capital do país. Era uma rota movimentada quando o ônibus caiu da Puente Belice, uma ponte rodoviária que atravessa uma estrada e um riacho. Ao menos 51 pessoas morreram, segundo um porta-voz do Corpo de Bombeiros local.
O Papa, continuou o cardeal Parolin no telegrama, "estende suas sinceras condolências aos familiares dos falecidos, juntamente com suas expressões de consolo, sua viva solicitude e seus desejos de rápida recuperação dos feridos", bem como a sua sincera bênção apostólica, "como sinal de esperança no Senhor ressuscitado".
Fonte: Vatican News